Todos os dias as equipes de prestadores de serviços de TI lidam com os mais diversos tipos de problemas. Conexão, servidores, wi-fi, hospedagens, hardwares, softwares, autenticações, licenças. Palavras que fazem parte da rotina das equipes. Rotina essa que possui processos, estratégias, suor e deslocamentos.

É comum hajam problemas com a quantidade de fluxos de trabalho no dia a dia. As inúmeras atividades realizadas pela equipe podem desfocar os membros. A má gestão pode acarretar desde ociosidade desinteressada quanto ativismo recorrente desnecessário.

Faça seus Serviços de TI crescerem

Para que tudo ocorra bem no escritório, é necessário que a equipe inteira esteja comprometida com as regras da casa. Aqui vão 6 dicas para você aplicar com sua equipe e vê-la crescendo e conquistando o mercado.

Saiba ensinar e retenha seus talentos

Muitos profissionais já passaram por mais de uma empresa antes de chegar até você. Outros podem chegar sem experiência nenhuma. De um extremo a outro é necessário uma conduta adequada para cada novo integrante da equipe. Vícios pessoais ou de outras organizações podem facilmente interferir na desenvoltura profissional de uma pessoa, e é necessário que equipe auxilie na reeducação de seu colega.

É saudável acreditar e investir nas pessoas para que elas sejam a melhor versão de sí mesmas. Manter sua base de conhecimento interna atualizada e distribuída ajuda em muito quando falamos sobre continuidade dentro da empresa. Manter um funcionário por mais tempo sabendo lidar com alguns clientes específicos e construindo um bom relacionamento com eles pode trazer vários benefícios para o negócio. Pense nisso: muitas pessoas quando precisam de serviços de TI não se lembram do nome da empresa que os presta serviço, mas sim do técnico.

Não apresse sua equipe durante o serviço

Quando não tomamos conta do nosso fluxo, rotinas e processos, é comum que algumas tarefas caiam sobre um técnico específico. A necessidade de completar várias coisas pode acabar fazendo com que os serviços realizados com mais pressa não sejam feitos com qualidade. Isso pode resultar em retrabalhos futuros, ou insatisfação dos clientes.

Tenha sempre em vista todos os workflows da sua equipe. Se você perceber que há alguém sobrecarregado, separe tempo para que ela prepare alguém mais ocioso para realizar parte do trabalho dela. Caso ninguém da sua equipe tenha tempo para assumir determinadas tarefas, contrate uma nova pessoa e treine ela.

Use as ferramentas certas

Use ferramentas certas para Serviços de TI

Quando conversamos sobre bons serviços, eles estão relacionados a bons processos. É necessário que a sua equipe possa aproveitar ao máximo tudo aquilo que puder ser facilitado para ela. Seja o momento em que um técnico precisa passar um chamado para as mãos de outro, ou quando ele acaba de realizar um atendimento e precisa registrar as informações que conseguiu. Tudo que é realizado pela equipe precisa estar organizado e o tempo que puder ser poupado de cada um dos profissionais precisa ser poupado. Além disso, ferramentas estratégicas para lidar com problemas também são bem vindos. Planejamentos usando métodos como OODA e PDCA podem ajudar a sua equipe a tomar escolhas estratégicas e, quem sabe, revolucionar sua maneira de prestar serviços.

Existem ferramentas de serviços de TI para todos os processos internos. Da abertura de chamados a apontamentos, acesso remoto, controle de contratos, de WorkFlows e comunicação interna. Estude elas e encaixe elas no dia a dia da sua equipe. Eu tenho certeza de que tudo será diferente, para melhor.

Tenha processos documentados

Quando o seu contrato com um cliente inclui diversos tipos de atividades, é importante a sua equipe tenha conhecimento de tudo o que deve ser realizado para cada caso e saiba como proceder diante de qualquer situação. Há equipes que trabalham com Checklists, nas quais para cada serviço constado no catálogo da empresa há determinadas atividades que precisam ser realizadas para fechamento do chamado. Outras trabalham com setores pelos quais chamados específicos precisam passar e ser revisados. Algumas trabalham com um misto de ambos os modos, separando até mesmo por Mesas de Serviço quais são os processos dos serviços, personalizados para cada cliente.

Pode parecer algo burocrático, mas pode ter certeza que isso irá prevenir muita dor de cabeça. Sem contar no valor de se apresentar uma estrutura assim aos clientes.

Escolha uma metodologia e aplique

Há diversas metodologias para serviços de TI, e prestação de serviços no geral. Algumas, inclusive, aplicam as dicas que descrevemos anteriormente. Elas podem ser adaptadas e até mesmo mescladas para melhor proveito da sua equipe. Ágile e ITIL são duas das mais conhecidas. Todas podem ser estudadas, aplicadas e adaptadas. Aconselhamos que se use uma metodologia porque essa é a maneira mais garantida de se ter organização e cooperação entre todas as áreas da empresa, além de serem bem documentadas e terem uma garantia de mercado. Tendo uma, torna-se mais fácil e didático ensinar novos membros da equipe o que se espera de sua colaboração com a empresa.

Valorize os seus serviços de ti

Em todas as áreas e segmentos sabemos que existe umaValorize sua equipe de Serviços de TI ‘prostituição de mercado’, na qual pequenos players competem por preço, arrancando possíveis clientes de empresas que poderiam prestar-lhes um serviço muito melhor. Isso pode se tornar tentador quando estamos tentando abocanhar uma fatia maior do mercado.

Algo que levamos a sério na TiFlux é que em toda empresa o trabalho das pessoas, unidas, possui grande valor, e esse valor merece ser rentabilizado. Não rebaixe o valor do seu serviço por causa de qualquer concorrente. Tenha conhecimento daquilo que você entrega, e faça bem feito. Naturalmente cliente se aproximarão de você. Você ficará feliz por saber que eles não estão com você porque é mais barato, mas porque é o melhor. Veja como calcular o preço ideal para seu serviços no nosso link.

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