Você já deve ter ouvido falar de algum incidente envolvendo vazamento de dados sigilosos de alguma empresa, não é? Estamos num mundo onde a segurança da informação é cada vez mais uma discussão em todos os seus sentidos. Tanto os simples usuários das redes sociais quanto as empresas que movimentam milhões online se preocupam cada vez mais com esse assunto.

Existem empreendimentos em que quaisquer profissionais da empresa podem acessar qualquer tipo de dado dela. Isso é um grande perigo, uma vez que pessoas podem acabar sendo responsáveis pelo vazamento de informações. Mas isso não resume, definitivamente, todos os problemas de segurança que um negócio precisa enfrentar.

É imprescindível que toda empresa possua responsáveis por organizar o ambiente e impedir que qualquer coisa indesejada vaze da empresa. Por isso existe a área de segurança da  informação da qual falaremos agora.

O que é segurança da informação

Segurança da Informação é a área de um empreendimento responsável por cuidar de toda informação da empresa. Isso envolve a manutenção de tecnologias usadas, avaliação de riscos e treinamentos da equipe, medidas de segurança para evitar problemas no geral.

Entenda o que é a segurança da informação | TiFlux
Imagem Freepik

Todo tipo de informação pode ser roubado ou perdido se não for bem cuidado. Desde vírus a hackers, estamos expostos diariamente à riscos. É fundamental para a proteção de dados que os profissionais em segurança gerenciem softwares e equipamentos utilizados, independente do sistema operacional usado ou da marca dos hardwares.

Cibercrimes têm crescido exponencialmente. Sequestro de dados (como os ataques ransomware), ataques DDoS (que tornam as informações indisponíveis) e até mesmo invasão de Firmwares estão ativos no mercado.

Funcionamento da área

Em grandes empresas com grande volume de equipamentos e dados, é necessário que haja rotinas e processos bem definidos. Nesses casos é importante que os profissionais de SI conduzam seus colegas na gestão de dados.

As diretrizes que uma empresa utiliza para garantir sua proteção de dados pode ser feita de diversas maneiras. A equipe responsável por defini-las pode montar documentações, preparar treinamentos, vídeos ou o que for propícios.

A durabilidade de uma empresa é garantida quando projetamos uma estrutura eficaz de Segurança da Informação.

Pilares da SI

Segurança Física

A segurança deve ser um princípio básico para o funcionamento da empresa tanto no ambiente interno como externo. Não adianta proteger a rede de computadores, se os dispositivos físicos não estão protegidos internamente. Como assim?

Senhas, USBs, Firmwares, Redes, Cabos, Refrigeração… Como está a situação desses itens na sua empresa?

Se qualquer pessoa pode conectar-se às suas máquinas já é um grande problema. Além disso, já imaginou algum membro da sua equipe escrevendo senhas num caderno ao lado da mesa? Qualquer pessoa que vasculhe ela encontrará senhas para acessar a sua empresa.

Além do perigo externo, imagine perder seus dados por conta de um HD ou servidor sobrecarregado, queimado ou um cabo em curto. Perigos internos, causados pela má gestão de recursos, também são um perigo dos quais devemos nos proteger. 

Conscientização Organizacional

Todos os setores da empresa devem ser conscientizados acerca do seu papel dentro da organização. É necessário que o time conheça as políticas de segurança e a utilize no seu dia a dia no ambiente de trabalho.

Investir em treinamentos acerca de sistemas, ferramentas e uso correto de redes de inter e intranet fazem parte das rotinas de segurança. Inclusive, alertar os colegas de trabalho sobre a Engenharia Social é também importante.

Infraestrutura Tecnológica

Este pilar da Segurança da Informação envolve os softwares de organização, arquivo, backups e proteção das informações. É preciso estabelecer controles de segurança com monitoramento e testes sempre que possível.

Uma boa maneira de se trabalhar essa área é simples: bons antivírus, atualizados e bem configurados. Também é possível estruturar uma rotina ou inspeção de Pentest para testar a segurança da empresa.

Práticas

Profissionais de segurança devem estar atentos e preparados para agirem em diversos pontos da empresa. Vamos listar agora 9 atividades que as equipes podem realizar para assegurar a proteção dos dados da sua empresa.

Cada vez que novos funcionários entrarem ou saírem

Treinamento dos setores

Como já falamos, a equipe de SI deve preparar seus colegas de trabalho para terem uma rotina segura de trabalho. Isso inclui instruí-los acerca de documentos, websites, telefonemas, transmissão de senhas e dados entre membros da equipe e tudo que pode acontecer com eles.

Se a empresa possui um servidor próprio para arquivos, é importante que todos os membros saibam que tipo de arquivos podem colocar lá e quando, e também que as pastas estejam organizadas e protegidas.

Políticas e Contratos

Toda empresa precisa de políticas e contratos de confiabilidade. Isso serve tanto para controlar internamente o acesso aos dados quanto em relação a clientes e parceiros. Deve também haver responsáveis por permitir ou não a transmissão de informações para terceiros.

Evitar que qualquer pessoa não autorizada tenha acesso a dados sigilosos da empresa

Proteção de redes Wi FI

Podemos proteger nossas conexão à internet de várias maneiras. Caso você não saiba elas também são uma maneira de sermos invadidos por pessoas mal intencionadas. Uma maneira simples de protegê-la é configurando um bom firewall para seu uso.

Criptografia de dados

Muitas empresas utilizam programas de terceiros para comunicação interna. É importante verificar as condições de criptografia dessa comunicação. Além disso também há software de contabilidade, gestão e outras atividades que deve ter esse tratamento especial de informações.

Para saber mais sobre o assunto você pode ler o artigo da Kaspersky sobre Criptografia.

Antivírus

Sem dúvidas uma das partes mais importantes da segurança é um bom antivírus. Mesmo com uma equipe treinada para ter cuidado com páginas e downloads, portas de usb configuradas e firmwares protegidos, ainda é bom ter um software que verifique os recursos da empresa com frequências.

Há muitas soluções de antivírus no mercado, e cabe aos responsáveis do projeto escolherem a de melhor custo benefício para a empresa.

Backup do Backup do Backup

Com tantas maneiras de se proteger seus dados, ainda assim é sempre bom se precaver contra perdas. Talvez não hajam pessoas mal intencionadas que lhe roubem informações sobre a empresa, mas é possível que algo se perca de alguma maneira. Seja uma porrada em um hardware ou uma limpeza que acabe tirando documentos importantes de seu servidor, é sempre bom manter um Backup.

Armazenamento em nuvem

Várias empresas optam hoje por trabalhar com a computação em nuvem para manter seus documentos, históricos e até softwares. Vale a pena sempre conferir qual o nível de segurança da solução escolhida pela equipe.

Fica de responsabilidade para a equipe de SI decidir o que usar e como usar, quais dados colocar na nuvem e quais salvar de outras maneiras.

Manter recursos atualizados

Firmwares, antivírus, navegadores e sistemas operacionais, tudo pode se tornar obsoleto. Quando atualizamos nossos equipamentos estamos garantindo nossa proteção contra novas ameaças que podem surgir no mercado.

Cabe à equipe de segurança da informação desenvolver rotinas e manter-se antenada ao que há de novo.

Gerenciamento de Riscos

Uma atividade que a segurança da informação tem em comum a qualquer gerenciamento de projeto é a análise de riscos. Sempre que vamos aplicar algo novo em uma empresa, seja instaurar um novo setor ou realizar algum job complexo, é interessante prevermos o que pode acontecer de positivo e negativo no futuro.

O trabalho de prevenção auxilia equipes a identificarem como podem evitar futuros problemas e ter um projeto aplicado de maneira mais direto possível. 

Uma das diversas maneiras de se prevenir riscos é através de metodologias como o COBIT.Experimente Grátis o Service Desk da TiFlux

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 15 =