9 livros para todo empreendedor ler

Para quem é empreendedor ou quem quer empreender, é importante se capacitar para que seus negócios tenham sucesso. A leitura é a maneira preferida de muitos empresários na hora de capacitar-se através da teoria. Além disso, é essa a receita de pessoas importantes no mundo dos negócios, como Bill Gates, Elon Musk, Mark Zuckerberg e Warren Buffett.

Com tantos livros disponíveis atualmente, como descobrir quais obras valem a pena? Criamos uma lista exclusiva dos melhores livros indicadas pelos CEOS aqui da TiFlux. Agora basta você escolher quais deles se adequa à realidade do seu negócio. Bora lá?

Indicações Márcio Jacson – CEO TiFlux

Crossing the Chasm

Crossing the Chasm (Atravessando o Abismo)

O livro foi escrito por Geoffrey Moore em 1999 e, embora faça bastante tempo, ele está mais atual do que nunca. O livro segmenta o mercado em diferentes grupos de consumidores, baseado nas suas características de aquisição de novos produtos. 

Ele retrata a categorização de grupos de consumidores de acordo com sua velocidade em adotar novas tecnologias, bem como as estratégias de marketing a utilizar para conquistar estes grupos, fazendo com que a inovação atinja mais e mais pessoas.

4 Passos para Epifania
4 Passos para Epifania

Do sonho a realização em 4 passos (4 passos para a epifania)

O escritor Steve Blank, nascido em 1953, na cidade de Nova York, possui uma vasta experiência em modelos de negócios inovadores. Ele possui um conhecimento prático que foi conquistado com a experiência vivida nas oito startups, onde transferiu todo o conhecido para sua obra.

O conteúdo do livro fala sobre os modelos e etapas de desenvolvimento das empresas com personalidade inovadora, reforçando as startups. A obra inicia-se com a citação de grandes cases de empresas que fracassaram ao tentar inovar.

Dessa forma, Blank apresenta uma trilha, sistematizado com fases pré-determinadas, facilitando o processo de criação de uma startup ou empresa mais efetiva para ter maiores chances de obter sucesso. 

Apesar de seu livro ter como objetivo atingir os empreendedores ligados às startups, seus ensinamentos também podem servir de inspiração para todos os tipos de negócios que queiram lançar-se no mercado com algum tipo de inovação.

Hacking Growth
Hacking Growth

Hacking Growth

O livro foi escrito por Sean Ellis e Morgan Brown que, sem dúvidas, foram os pioneiros do Growth Hacking, uma das melhores metodologias de negócios no Vale do Silício.

O livro é muito bem dividido e com vários exemplos de hacks que você pode aplicar na sua empresa. E outra coisa muito interessante, é que ele fala muito sobre marketing, sobre as estratégias que as empresas podem executá-las da maneira que se enquadrem na sua realidade e de acordo com o seu tipo de negócio.

O Growth Hacking não é uma metodologia difícil, mas sim, existem diversas técnicas e estratégias que são utilizadas para melhorar os resultados da sua empresa.

Indicações Ademir Júnior – CCO

Gamification Help e Service Desk
Gamification Help e Service Desk

Gamification em Help e Service Desk

O escritor Roberto Cohen, do livro Gamification em Help e Service Desk, é um especialista em Help Desk e Service Desk e aborda como usar a jornada do herói, emblemas, pontos, rankings, avatares, moedas virtuais e um completo arsenal para ter um ambiente de trabalho mais atraente e estimulante. 

O livro apresenta o conceito de fluxo, quais os mecanismos de onboarding e scaffolding, as diferenças entre serious games, teoria dos jogos, videogames e Gamification, motivação intrínseca e extrínseca e muito mais!

Motivação é a palavra de ordem. Como tiramos nosso time de atendimento da inércia? Como fazer com que nosso time de atendimento foquem nos tickets com o mesmo afinco com que eles focam em jogos, por semanas, meses ou até anos?

Como criar essa motivação que os games trazem para os jogadores continuarem praticando? Saiba que isso não é mero acaso, existe muito estudo e técnica por trás disso.

Após ler o livro, fale com nosso time de consultoria no TiFlux que podemos lhe ajudar a colocar tudo isso em prática criando um ambiente saudável de gamification para seu time de atendimento. 😁

gestao help desk
gestao help desk

Gestão de Help e Service Desk

O mesmo escritor do livro citado acima, Roberto Cohen, fala sobre a gestão de pequenos e médios centros de suporte técnico. Para quem lidera times de atendimentos e certamente passa por poucas e boas. Que tal ler alguns causos e até trocar alguma ideia com quem também vivencia isso?

Neste livro são abordadas várias questões inerentes à gestão de times de atendimentos que podem ajudar com dicas e insights que trarão luz aos problemas vivenciados diariamente por gestores de times de atendimento.

Ele apresenta um passo a passo sobre a transformação do técnico de suporte, até virar um gerente, explorando conceitos de administração, management e gestão. 

Ele é compatível com ITIL, Cobit e outras metodologias, oferecendo dicas para aprimoramento da gestão do setor, apresentando sobre valor, metas, indicadores de desempenho e estilos de gestão. Enfim, ele aborda diversas vertentes no mundo da TI, vale a pena ler. 

O monge e o Executivo
O monge e o Executivo

O monge e o executivo

O livro escrito por James C. Hunter conta a história de John Daily, um executivo bem sucedido que tinha aparentemente uma vida boa, até os problemas da família e do trabalho começarem a afetar sua vida.

Este livro deveria ser uma leitura obrigatória para todo mundo que é ou deseja ser um líder.

De uma forma muito cativante e gostosa de ler, James Hunter traz conceitos essenciais para liderança, conceitos esses, que de tão simples e óbvios, fazem a gente parar e refletir por que ainda não fazemos. 

Este é um dos livros favoritos do nosso CCO, Ademir Júnior, pois ajudou-o no começo de sua carreira. Invista nesta leitura você também! 🙂

Indicações Fábio Mello – CTO TiFlux

Rápido e Devagar
Rápido e Devagar

Rápido e Devagar

Este livro foi escrito por Daniel Kahneman e ensina sobre o pensamento em si e ajuda a entender como as outras pessoas e a mente humana associam as coisas. Excelente para estudar gatilhos mentais e coisas do gênero.

De forma mais detalhada, ele nos leva a uma jornada inovadora da mente e explica os dois sistemas que direcionam a forma como pensamos. O sistema 1 é rápido, intuitivo e emocional. O sistema 2 é mais lento, mas deliberativo e mais lógico.

É um livro que poderá mudar muito sua forma de ver os pensamentos, se engajando em uma conversa divertida sobre como pensamos. Além disso, o escritor revela que não podemos confiar em nossas intuições e de como podemos aproveitar os benefícios do pensamento lento.

Essencialismo
Essencialismo

Essencialismo

Esta obra foi feita por Greg McKeown, que fala sobre ter mais produtividade, menos estresse e mais alegria. Ou seja, se você se sente sobrecarregado, ocupado porém improdutivo, e se o seu tempo parece servir apenas aos interesses dos outros, você precisa ler o Essencialismo. 

Ele é uma excelente estratégia de gestão de tempo que oferece técnicas para melhorar a produtividade, além de identificar o que é vital e eliminar todo o resto, para que possamos focar o máximo possível sobre aquilo que realmente importa.

Mindset
Mindset

MindSet – a nova psicologia do sucesso

Este livro foi escrito pela Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação.

Nele, ela aborda o conceito de mindset, identificado como o responsável pelo modo como cada um encara a vida, e também porque alguém é otimista ou pessimista, além que é determinante para o desenvolvimento profissional ou pessoal. 

Indicações extras de livros em alta 

Agora, vamos para algumas indicações extras que temos certeza que irão gostar, vamos lá?

  • A Startup Enxuta;
  • Pense e Enriqueça;
  • O lado difícil das situações difíceis;
  • Receita previsível.

Se você gostou deste conteúdo compartilhe com seus colegas e, caso tenha alguma sugestão, comente aqui em baixo pra nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 5 =