Android VS iOS – é justo compararmos?

Não é nenhuma  novidade que os sistemas operacionais para dispositivos móveis Android e iOS dominam o mercado de smartphones. Ambos possuem suas particularidades, por isso muitos usuários que utilizam android a um tempo não conseguem migrar para o iOS e vice-versa. 

Suas particularidades fazem com que cada um tenha seus fiéis consumidores. O Android domina o mercado mundial. O sistema operacional do google já conta com cerca de 2,5 bilhões de usuários em todo mundo segundo o próprio google. Em segundo lugar fica o iOS, contando com 900 milhões de usuários em todo o mundo atualmente.

Enquanto o iOS só está disponível para os produtos da Apple, o Android está presente em várias marcas do mercado como Motorola, Xiaomi e Samsung e muitas outras novas marcas que surgiram nos últimos tempos. A comparação entre esses 2 sistemas operacionais já é um velho debate, por isso vamos trazer algumas características destes 2 sistemas:

Segurança

Seu Sistema Operacional não pode ser que nem esta porta! via GIPHY

Esse primeiro ponto é uma das questões mais discutidas quando comparamos Android e iOS. O primeiro trabalha com um sistema de código aberto( qualquer desenvolvedor pode criar aplicativos e deixar disponível para download na Google Play). Apesar desse modelo ser mais democrático, acaba gerando riscos para os usuários. Nele é mais fácil adquirir um aplicativo com código malicioso e acabar tendo o seu dispositivo invadido com suas informações. Enquanto isso a Apple tem um controle rigoroso quando se trata de aplicativos e a entrada deles na App Store. Essa iniciativa faz com que seja mais segura a experiência do usuário ao instalar aplicativos em seus dispositivos.

Dispositivos

Conforme já foi citado anteriormente o Android está disponível em dispositivos de marcas como Xiaomi, Samsung e Motorola entre muitos outros. Enquanto isso o iOS está disponível somente nos dispositivos da Apple.

Devido a disponibilidade em dispositivos de várias marcas, a concorrente da maçã precisa se adaptar a interface de cada dispositivo. Isso é um ponto negativo quando ocorrem trocas de telefone e se está acostumado com uma interface, pois ela muda um pouco de marca para marca. Já no iOS, devido à exclusividade dos aparelhos da Apple, os usuários tem uma transição de aparelhos mais prática pois já estão acostumados com a interface. 

O mesmo fator, no entanto, é também positivo para o Android. Estar presente em várias marcas da mais opções de escolhas de dispositivos ao usuário, que também tem como achar opções com um custo mais acessíveis. A situação é diferente com os usuários de iOS, que ficam limitados a oferta e preço de um único fabricante.

Em muitos casos o dispositivo conta muito na escolha… via GIPHY

Conectividade

È muito comum transferirmos arquivos do computador para o smartphone ou vice-versa. Dentre os muitos motivos, pode ser, por exemplo, para liberar espaço no smartphone.

A conectividade com outros dispositivos é uma coisa que acaba gerando reclamações dos usuários do iOS. Ao se conectar com outros dispositivos, é muito comum encontrarem dificuldades na realização do pareamento. Uma reclamação comum é que para parear o iphone com desktops com Windows é necessário baixar um aplicativo para fazer essa conexão. Enquanto isso no Android não existe essa necessidade. Nele, basta inserir um cabo de USB no smartphone e no computador e a conexão está feita instantaneamente.

Conclusão

Cada um dos sistemas possuem suas particularidades e muitas delas são as que fazem seus usuários serem fiéis. O que para muitos é algo positivo, para outros usuários pode ser negativo. Isso faz da decisão algo pessoal, condizente com as necessidades diárias de cada um.

Os dois sistemas estão recebendo atualizações constantemente e a cada atualização evoluem mais.

Caso queira saber mais sobre esses sistemas operacionais e suas atualizações você pode ver nos sites oficiais deles .

Sistema Operacional Android

Sistema iOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *