Como melhorar o seu atendimento ao cliente?

Possuir um produto ou serviço de qualidade, contar com uma boa equipe e ser a melhor empresa no seu segmento não é o bastante para garantir as vendas e estar sempre no topo. A experiência no atendimento ao cliente é fundamental para trazer bons resultados para sua equipe de vendas.

Antigamente a preocupação sobre a vivência do consumidor com a marca era algo que não preocupava muitos gestores e empresários, mas hoje, essa situação se reverteu.  As empresas estão mais preocupadas com a qualidade no atendimento. 

Contudo, é fato que realizar um atendimento ao cliente nos três períodos: antes, durante e após a venda pode fazer com que seus clientes voltem a comprar rapidamente. 

De acordo com a revista Exame, foi elaborada uma pesquisa pela empresa sueca Better Business World Wide no final de 2017, onde mostra que o Brasil está em penúltimo lugar na classificação sobre atendimento ao cliente iniciados com um sorriso. 

Então, se você deseja alcançar o sucesso da sua empresa, leia nosso conteúdo e descubra como o bom atendimento é importante para qualquer setor. 

O que é atendimento ao cliente?

A definição é simples, o atendimento ao cliente é todo o suporte que sua empresa oferece para para garantir um bom atendimento. Isso irá garantir uma experiência diferente para o seu consumidor.

Mas, a definição mais aprofundada vai muito além disso. Não é só questão de ser bem atendido, é também sobre gerar relacionamento com sua marca, tornando-se assim, um fator crucial para a geração de novas oportunidades de sucesso para o seu negócio. 

O que é atendimento ao cliente? | TiFlux
Imagem Freepik

De nada adianta ter a meta estabelecida para gerar novos clientes e não haver qualidade no atendimento ao cliente, não é mesmo? E esse suporte deve estar sempre alinhado com os valores da sua empresa juntamente com os objetivos traçados. 

Importância de ter qualidade no atendimento ao cliente

Quando seus clientes procuram por sua ajuda, isso significa que eles confiam em você para ajudar a resolver os problemas e poder ser resolvido rapidamente. 

Por conta disso, a excelência no atendimento ao cliente é sobre estar muito bem preparado toda vez em que precisar atender alguma demanda do seu consumidor.

Lembre-se sempre de tratar as solicitações do seu cliente como alta prioridade, pois cada cliente é único e o seu nível de importância é igual como qualquer outro.

Essa ação fará com que eles vejam sua empresa com outros olhos, além de melhorar ainda mais a credibilidade do seu negócio. 

Conheça as formas de atendimento para garantir a satisfação do cliente 

Você já ouvir falar sobre a Era do Cliente? Ela dá a oportunidade da sua empresa se destacar em meio às outras e ganhar mais autoridade. 

Pois hoje, o maior foco não está em vender mais para alcançar os lucros, mas sim, está sobre a relação com seus clientes, porque eles são os responsáveis pelas conquistas da empresa. 

Além disso, no cenário que estamos hoje, o número de concorrentes está cada vez maior e muitas empresas vendem os mesmos serviços e produtos.

Ou seja, para se destacar em meio a tantas empresas do mesmo segmento que você, é preciso não só oferecer produtos e serviços diferenciados, como também proporcionar um atendimento de qualidade e exclusivo. Muitas empresas pecam nesse sentido e acabam perdendo seus clientes. 

Formas de atendimento para garantir a satisfação do cliente | TiFlux

Listamos em tópicos algumas dicas para ajudar você a melhorar o atendimento com o cliente, veja:

  • Agilidade no atendimento e entrega de soluções;
  • Se aprofunde nas necessidades e problemas do seu cliente;
  • Tenha uma equipe qualificada;
  • Utilize pesquisas de satisfação ao cliente;
  • Tenha Autoconhecimento.

Saiba o que as pessoas pensam sobre o atendimento ao cliente

Uma pesquisa feita sobre atendimento ao cliente pela Microsoft mostra como a experiência e satisfação dos clientes podem mudar completamente os lucros de uma  empresa. Separamos aqui alguns dados, acompanhe: 

  • 96% dos entrevistados relatam que o atendimento ao cliente é importante para escolherem e se tornarem leais à marca;
  • 77% dos clientes têm uma visão mais positiva em relação a marcas que peçam, e aceitem, o feedback do cliente;
  • 30% afirma que o aspecto mais importante do atendimento ao cliente é sobre conversar com um agente experiente e amigável;
  • 56% deixariam de comprar com alguma empresa por conta de uma experiência de atendimento ruim;
  • 79% disseram que acreditam que o atendimento ao cliente tem melhorado no Brasil;
  • 90% esperam que a marca ofereça um portal online de autoatendimento;
  • 67% das pessoas entrevistadas disseram que utilizam mais o computador para efetuar o contato para o atendimento ao cliente do que o celular. O atendimento via app mobile é o menos acessado, apenas 11%;
  • 54% dos clientes que já utilizaram chatbot para atendimento tiverem resolução com alguma eficiência e 33% com muita eficiência;
  • 85% obtiveram resposta quando entraram em contato com a empresa via mídias ou redes sociais.

E alguns dados trazidos pela empresa American Express (AE):

  • 70% dos consumidores dizem que já fizeram uma escolha para apoiar uma empresa que oferece um ótimo serviço ao cliente;
  • A percepção e o conhecimento do serviço também são essenciais para uma boa experiência, de acordo com 62% dos consumidores;
  • Um terço dos consumidores afirma que consideraria mudar de empresa após apenas um caso de mau atendimento ao cliente;
  • Para interações mais complicadas, como disputas de pagamento, 40% dos clientes preferem conversar com uma pessoa real por telefone.

Esses dados mostram como anda a visão dos consumidores em relação ao atendimento ao cliente, são dados importantes que podem mudar completamente a visão de muitas empresas. Se você quiser ficar por dentro de informações como esta de maneira mais detalhada, acesse aqui.

E para ficar por dentro em mais detalhes sobre o atendimento ao cliente, leia nosso conteúdo mais aprofundado sobre Atendimento ao Cliente. Nos vemos lá =) 

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