Atendimento Omnichannel com o WhatsApp

Você já ouviu falar de atendimento omnichannel?

Essa estratégia se baseia no uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação. Seu objetivo de estreitar a relação entre clientes e fornecedores, aprimorando assim a experiência e as relações.

Hoje em dia temos vários canais que os clientes interagem com nós, prestadores de serviços. Alguns clientes, ainda de forma mais “antiga”, nos acionam verbalmente por telefone, outros por e-mail, mensagens, chats e etc.

Usar uma estratégia de atendimento omnichannel integra todos os canais disponíveis o cliente se sentir à vontade. Ele adquiri mais segurança ao abrir um simples chamado e ser atendido quando vê a excelência do atendimento que está recebendo. Essa ação com certeza traz muitos benefícios para sua empresa e para seus clientes.

Dificuldades na Comunicação

Quem não se comunica se trumbica. Você já deve ter escutado esse mantra né?

Costumamos falar que 100% dos problemas (situações não previstas) tem na sua essência falhas no processo de comunicação.

Por mais que seu cliente esteja reclamando da situação X ou Y, na verdade ele está chateado porque houve uma falha na comunicação. Ela pode ter acontecido no alinhamento das expectativas, em receber algo diferente do pedido ou qualquer outro mal entendido, por mais obscuro que esteja.

Falhas de comunicação não são algo que nasceu ontem. Com as inúmeras tecnologias e canais de comunicação de hoje, entretanto, estamos sendo bombardeados de todos os lados. O que já gerava problemas só tende a piorar.

Adotar uma estratégia adequada de atendimento omnichannel é ideal por isso. O seu time não deve perder nenhuma informação que o seu cliente passe, pois tudo que se conversa é essencial.

A onda WhatsApp

Quem ainda usa o telefone para fazer ligações?

Parece estranho perguntas, mas pense: quando foi a última vez que você fez uma ligação sem ser pelo WhatsApp?

Quando estamos conversando entre amigos e alguém diz não ter conta no WhatsApp até olhamos assustados. Parece que estamos diante de um alienígena. É inegável que esse canal mudou a forma como nos comunicamos. Estamos sempre online conversando com nossos amigos, família, companheiros de trabalho e, porque não, com nossos prestadores de serviço?

Usando o WhatsApp para o trabalho

Muitas empresas já estão usando o WhatsApp como ferramenta de trabalho. Seja para interagir com sua equipe de trabalho, passar pequenos recados, criar grupos de trabalhos ou conversar sobre uma confraternização, são vários os assuntos que precisamos tratar no nosso dia-a-dia e com os quais o WhatsApp ‘quebra um galho’.

Existe também uma enormidade de empresas que já usa o WhatsApp para se comunicar com o seu cliente final. Está cada vez mais comum essa comunicação com mecânicos, cabeleireiros, empresas de eventos… Esse contato direto e ágil beneficia desde pequenas empresas, profissionais liberais, representantes comerciais até grandes negócios.

As pessoas estão cada vez mais acostumadas a tratar as coisas via mensagens. Prova disto é que enormes empresas estão investindo nesses canais de comunicação. Basta olharmos comerciais de TVs. Recentemente estavam no ar três comerciais que enalteciam a comunicação com clientes nos meios digitais. Duas das empresas eram bancos e a outra uma empresa de telecom.

Limitações do WhatsApp Business

Mesmo usando a versão comercial do WhatsApp só é possível fazê-lo no celular e em um computador por conta, simultaneamente. Isso dificulta e muito a adoção dele no ambiente de trabalho. Quando temos uma equipe de atendimento, a quantidade de pessoas que podem atender na mesma conta fica em desfalque.

O pior é que quando temos uma equipe de atendimento, rola uma tentação de cada atendente usar a sua conta pessoal de WhatsApp para agilizar o atendimento. Nesse ponto chegamos a um problema sério, pois as informações importantes dos atendimentos ficam descentralizadas nos celulares dos funcionários. Como acessá-las para consultar o histórico e tratar de um problema? Como manter os dados seguros?

Os problemas não param por aqui. Quando seus atendentes liberam os contatos pessoais de WhatsApp deles, é como se eles estivessem 24 horas trabalhando. Seus clientes terão o contato e solicitarão atendimento a hora que bem entenderem. Esse é um grave problema, uma vez que a CLT pode entender que o seu funcionário estava em regime de plantão.

Atendimento Omnichannel WhatsApp

Por conta dos problemas e limitações, muitas empresas relutam por adotar o WhatsApp numa estratégica de atendimento omnichannel. Mas existe uma solução profissional que possa auxiliar as empresas nesse sentido.

O TiFlux possui uma série de canais centralizados em uma estratégia de atendimento de múltiplos canais. Agora. além de tudo, conta com a integração com o WhatsApp para turbinar o atendimento do seu time.

A nossa plataforma foi concebida para melhorar a experiência dos usuários de TI e simplificar a vida dos prestadores de serviços de TI.

Ofereça a seu cliente vários canais para que ele possa se comunicar com sua equipe técnica e solicitar as demandas de atendimento.

Usando o TiFlux com o Web WhatsApp, vários atendentes poderão acessar o canal do WhatsApp ao mesmo tempo, segmentando o atendimento em departamentos.

Além disso você não fica limitado somente ao WhatsApp, o nosso chat de atendimento fica todo unificado na mesma ferramenta, totalmente transparente para o seu time.

O histórico do atendimento fica todo preservado nos tickets de atendimento de seu time, facilitando o trabalho e documentação das atividades.

O que está esperando para dar um upgrade no atendimento do seu time?Venha para o TiFlux e conquiste resultados sensacionais.

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