Como podemos transformar clientes em fãs?

A importância de ter clientes que compartilhem a paixão pela sua organização ou produto vem se tornando cada vez maior. Esses são o que chamamos de clientes fãs. 

Muitas empresas têm conquistado legiões de fãs, o que apoia seu crescimento, a fidelidade dos clientes e a força da marca no mercado. Alguns exemplos clássicos de tecnologia são Apple, Sony e Samsung. Existem muitos outros exemplos, mas só para exemplificar alguns.

Neste artigo vamos comentar sobre o quanto os clientes comunicam e vendem a sua marca muito mais do que qualquer conteúdo que você possa criar.

Falando, compartilhando e divulgando…

Principalmente vindo de clientes e pessoas confiáveis, nada é melhor do que comentários positivos e recomendações. A relevância desses comentários só aumenta quando é feito nas redes sociais.

Mas cuidado, da mesma forma que um feedback positivo ajuda, um comentário negativo pode derrubar. Nas redes sociais a sua organização fica exposta de forma pública a qualquer um deles. Nessas horas os comentários negativos pesam mais para os possíveis clientes do que os positivos. 

Mas se você tem fãs defensores da sua marca, não precisa se preocupar muito. Com certeza o sucesso é garantido.

Mas como podemos transformar clientes em verdadeiros seguidores da marca?

Faça os clientes se sentirem especiais

Para fazer seus clientes serem fãs da sua marca, você deve dedicar boa parte da sua operação em fazê-los se sentirem apreciados. Nenhum material de marketing equivale a maneira com que seu cliente é tratado.

O primeiro passo para transformar os clientes em fãs é torna-los únicos, sempre que eles tiverem contato com o seu atendimento devem se sentir como se fosse a única coisa que importa naquele momento.

Atendimentos automatizados, burocracias, dificuldades na hora que seu cliente precisa de seu apoio, com certeza vão contra e não criarão fãs.

Um cliente que se sente único e muito bem atendido, com certeza faz recomendações ou comenta sobre a sua organização. Ele lembrará o que você fez por ele!

Só existe uma forma de fazer o seu cliente se sentir assim: é se envolvendo com em um nível pessoal. Torne-se amigo dele e não trate tudo apenas como um negócio. Você alcançará esse objetivo

Observe e entenda a expectativa do seu cliente

Você tem alguma ideia do que o seu cliente espera de você? Se não tem, é melhor começar a observar isso! De nada adianta ter um atendimento excepcional se o seu serviço ou produto não cumpriu a sua promessa. 

Hoje em dia, com o avanço da internet, é mais simples ter acesso a concorrentes. Cada vez mais as pessoas procuram serviços e produtos de qualidade, com baixo custo e, principalmente, bem falados.

Dedique seu tempo para entender quais são os principais problemas dos clientes e a solução que eles precisam, por um valor pelo qual eles estejam dispostos a pagar. Com isso definido, basta focar na entrega da solução de uma maneira única no mercado, que supere as soluções dos seus concorrentes. Você, no fim de tudo, atenderá as expectativas dos clientes e terá uma boa base para um negócio de sucesso.

Engajamento é a chave

Engajar clientes no seu produto ou serviço é extremamente necessário para uma relação duradoura entre vocês. Para isso é necessário incluí-los no desenvolvimento do seu negócio. Dessa forma eles vão sentir que as suas opiniões são valorizadas como realmente devem ser. 

Observar as opiniões de clientes te dará novas perspectivas e ideias sobre como melhorar sua organização. Consequentemente, acabará por aprimorar a experiência dos seus consumidores.

Essa é a melhor forma de se colocar no lugar dos clientes. São quem utiliza seu serviço ou produto. Eles saberão te informar exatamente o que funciona, o que não está funcionando bem e como.

Uma boa forma de incentivar o cliente a dar feedbacks é recompensando a sua participação com ofertas especiais ou alguma personalização a mais no serviço durante um determinado tempo. 

Com esse reconhecimento “VIP” do cliente é muito mais fácil ele se tornar defensor da sua marca. Nesse papel ele divulgará você para que outras pessoas se tornem clientes do seu negócio.

Com isso concluímos que o principal para tornar seu cliente em fã, é estabelecer essa conexão humana com o cliente, boa para ambas as partes. 

Continue acompanhando o nosso blog, nós do TiFlux temos muitas dicas para fazer do seu negócio um sucesso! =D

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + 19 =