No conteúdo de hoje iremos explicar pra você o que é COBIT e qual sua importância, por isso, continue a leitura com a gente.
Já faz alguns anos que a área de TI — Tecnologia da Informação — se tornou primordial nas operações de pequenas e grandes organizações. Isso deve-se a evolução tecnológica onde praticamente todas as funções dependem de dispositivos conectados à rede.
Por isso, ter um time de profissionais de TI que possuem boas práticas é muito importante na operação, pois traz diversos benefícios, como ter o melhor aproveitamento dos ativos disponíveis e, com isso, aumentando o desempenho da operação.
Em razão disso, muitas empresas estão investindo forte em governança de TI para melhorar a gestão de seus ativos — caso não saiba o que é governança de TI sugiro que leia o artigo a sobre a importância de se ter Governança na TI.
Uma das estruturas mais utilizadas no mundo TI para aplicar governança de TI, é o COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies) que em português significa “Objetivo de Controle para Tecnologia da Informação e Áreas Relacionadas”.
O COBIT é uma estrutura que foi criada pela Associação de Auditoria e Controle de Sistemas de Informação, que foi feito exclusivamente para a governança e gerenciamento de TI.
E possui vários recursos para utilizar em referência para governança de TI, como por exemplo, um sumário executivo, framework, objetivos de controle e, mapas de auditoria.
Muitos especialistas em TI recomendam o uso do COBIT para otimizar os investimentos de TI e fazer a equipe utilizar os melhores recursos tecnológicos para melhorarem seu cenário e também, o retorno sobre o investimento.
Framework Cobit
O framework do COBIT tem como definição um conjunto de processos genéricos para o gerenciamento de TI e, cada processo é definido em conjunto com as entradas e saídas do método que são os KPAs (Key Process-Activities) — medidas de desempenho, objetivos de processo e, um modelo de maturidade elementar.
Além desses procedimentos, o COBIT também fornece uma lista de boas práticas para o processo de governança, controle de sistemas de informação e tecnologia com o foco em alinhar o departamento de TI com o seu negócio.
COBIT 5
O COBIT 5 foi criado com base nos 20 anos de desenvolvimento neste campo de atuação, desde o início sempre centrado na comunidade de auditoria de TI.
Além disso, tem como diferencial a adição dos frameworks Val IT e Risk IT. O primeiro alinha os processos de negócio e responsabilidades para a criação de valor empresarial e o segundo fornece uma visão do negócio sobre o gerenciamento de riscos.
Os princípios do COBIT 5
1- Atender todas as necessidades das partes envolvidas
As organizações são criadas para gerar valor para suas partes interessadas e, assim, mantendo o equilíbrio entre os benefícios, otimização do risco e, o uso dos recursos disponíveis na organização.
Como cada organização tem suas particularidades, é preciso saber dos processos da empresa para atender às suas necessidades da melhor maneira possível. Por isso, o COBIT 5 consegue traduzir os objetivos corporativos para o setor de TI.
2- Cobrir a Organização de Ponta a Ponta
Umas das coisas que o integram, é a governança corporativa de TI. Esse é um dos diferenciais do COBIT 5 que não se concentra somente na função de TI, ele também aborda a parte da governança corporativa para que as boas práticas sejam usadas de ponta a ponta dentro da empresa e ajudem na tomada de decisão.
3- Implantar um modelo único
Umas das características do COBIT 5 é que ele está alinhado com as normas e frameworks mais recentes utilizadas por organizações do mundo todo como, ITIL, COSO, ISO27001, TOGAF, Prince 2 e Six Sigma.
4- Permitir uma Abordagem Holística
O COBIT 5 tem definido sete facilitadores que trabalham em conjunto para apoiar a implementação de sistemas abrangentes em organizações, que são:
- Processos;
- Princípios Políticas e Modelos;
- Estruturas Organizacionais;
- Cultura, Ética e Comportamento;
- Informação;
- Serviços de TI, Infraestrutura e Aplicativos;
- Pessoas, Habilidades e Competências.
5- Separar Governança e Gestão
E também entre ele, existe uma clara distinção do que é governança e gestão, pois essas duas áreas englobam muitos tipos de atividades e, por conta disso, exigem diferentes tipos de estruturas organizacionais que servem para diversos propósitos.
Download COBIT 5
Caso tenha interesse em fazer o download do COBIT 5 é só clicar aqui.