Como evitar um mau atendimento aos clientes

É bem provável que sua empresa já tenha oferecido um mau atendimento aos cliente, não é mesmo? Seja por um funcionário que estava despreparado e acabou gerando problemas para sua marca ou entre outros fatores que isso pode ocasionar.

Ou até mesmo, às vezes, você pode ter feito o possível, mas o seu cliente simplesmente tirou a conclusão de que foi um mau atendimento. Contudo, a experiência do cliente terá um impacto direto na maneira em que sua empresa irá atender seus clientes, seja na hora de reter, ou até mesmo fidelizar o público desejado.

Contar com uma equipe de atendimento no time de vendas e pós-venda pode ser o fator decisivo para atrair o consumidor, capaz de gerar um bom atendimento e garantir a experiência dele. Mas para isso acontecer com sucesso, é necessário entender onde está errando. 

Pensando nisso, criamos um conteúdo com dicas para nunca mais oferecer um atendimento ruim para seu consumidor. Confira com a gente!

O que é um mau atendimento?

O mau atendimento é não oferecer soluções para o problema do cliente, tratar ele com descaso, não se preocupar de verdade com suas dúvidas, deixar o cliente esperando o atendimento e, falar mais do que ouvir, não conhecer sobre o produto ou serviço, postura robotizada e, entre outros fatores. 

Em contrapartida, um atendimento excelente é aquele que a empresa se preocupa com o cliente, procurando resolver seus problemas, seja lá em quais canais de atendimento for. É também atender de maneira rápida, eficiente e empático, sabendo se colocar no lugar do outro.

Dicas para evitar o mau atendimento

Para ajudar você nessa etapa, preparados algumas dicas que são fundamentais para evitar a opinião negativa sobre sua empresa perante dos clientes. Confira abaixo:

Cuidado com a sobrecarga da sua equipe

Sua equipe está se sobrecarregando em demandas, não consegue atender todos os canais de atendimento, os protocolos não estão sendo seguidos, e o planejamento estratégico não está sendo feito? Então isso significa ser um grande problema para sua empresa ter a fama de mau atendimento.

E a melhor forma de não sobrecarregar o seu time é otimizar seus processos e rever os que já existem, pois dessa maneira sua empresa poderá agilizar procedimentos que estão paralisados e evitar contratações novas para suprir uma demanda inexistente. Utiliza também sistemas de atendimento para essa otimização.

Evite demoras e atrasos

Nenhum cliente gosta de ficar horas no telefone ouvindo uma música de espera, ser jogado para diversos atendentes e nenhum resolver seus problemas, ficar de pé em filas longas, pegar uma senha quilométrica, não é mesmo? 

Então, para garantir que sua empresa garanta um atendimento ágil e de qualidade, você pode optar por sistemas de atendimento que centralizam as demandas com seu nível de prioridade e otimiza o tempo do cliente e também dos atendentes.

Além disso, esse tipo de ferramenta também te ajuda a analisar as demandas da sua equipe e aumentar, de forma significativa, a sua produtividade.

Não seja egoísta

Mostre para o cliente que você está interessado no sucesso dele e em resolver seus problemas, não apenas em fazê-lo comprar o que você oferece. Pensar nele em primeiro lugar mostra que sua empresa não é egoísta e coloca as metas dele como prioridade. 

Dessa forma você estará vendendo um bom atendimento e colhendo os frutos logo cedo por estar mostrando empatia e comprometimento. É fundamental saber olhar os dois lados da moeda e prestar o devido atendimento.. 

Dê-lhe as informações que precisam saber

Não prometa vantagens para seu cliente que não poderão ser cumpridas. Isso pode gerar uma grande decepção e descredibilidade do seu negócio, e será difícil a pessoa voltar a comprar na sua empresa. 

Portanto, para não realizar um mau atendimento, saiba exatamente quais vantagens extras você pode colocar na mesa durante a negociação, seja no atendimento online ou presencial.

Tenha um pós-venda bem estruturado

Ter um pós-venda estruturado é um dos fatores para evitar um mau atendimento e ainda de quebra, pode trazer boas vendas e fidelizar ainda mais os clientes. Ele é por definição, o momento após a concretização da venda. 

Uma das etapas mais importantes em todo o processo de vendas, pois ele estará atento aos feedbacks, indicando qual a satisfação dele perante o produto ou serviço adquirido.

Além disso, é possível trabalhar os pontos de melhoria levantados e aumentar a qualidade da sua empresa. 

Tenha empatia e compreenda seu cliente

Sabemos que sempre há uma maneira por trás do problema do cliente, tanto nós quanto ele, sairmos melhores.

Um exemplo sobre como criar empatia e entender a situação do próximo através do personagem Tyrion Lannister, da série Game Of Thrones. O vídeo, do canal Carisma no Comando, nos ensina bastante sobre entendermos o nosso próximo, e pode ser aplicado aos negócios.

Se por em prática esses conhecimentos — pelo bem dos seus clientes e da sua empresa  — você terá sucesso. Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de mais conteúdos para garantir excelência no atendimento ao cliente. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + seis =