Como obter um certificado SSL

Hoje, graças a evolução da internet nos últimos anos, é possível fazer a maioria das coisas de casa tudo através da internet, como por exemplo, compras de produtos ou até mesmo a reserva de um quarto de hotel para as férias.

Devido toda essa dependência da web, que aumenta a cada dia, muito se fala sobre a segurança na internet. Ainda existem muitos usuários leigos que acabam sendo prejudicados por acessarem sites que não oferecem segurança nenhuma, os prejuízos variam desde arquivos maliciosos, que acabam sendo infectando dispositivos, e também prejuízos financeiros, devido a golpes que geralmente envolvem lojas virtuais falsas.

Uma das maneiras de saber se você está em um site seguro é visualizar se o site possui o certificado SSL, mas você deve estar se perguntando o que é certificado SSL?

Certificado SSL (Secure Sockets Layer) é uma tecnologia utilizada para a segurança padrão que permite a comunicação criptografada entre um navegador da internet, e um servidor da web. 

O certificado SSL é utilizado por milhões de empresas em todo o mundo para proteger seus serviços online de roubos, ou adulterações de informações confidenciais de seus usuários, como por exemplo, o número do cartão de crédito durante um pagamento de uma compra online.

Resumindo, o SSL garante uma “conversa” privada entre as duas partes interessadas sem risco de um hacker interferir na comunicação. Ou seja, o certificado SSL é o passaporte eletrônico que estabelece as credenciais de uma organização online que faz negócios na internet.

certificado SSL em site

Como funciona o certificado SSL

O certificado SSL cria um canal de comunicação criptografada que impede que os dados trocados entre dois computadores sejam interceptados por um terceiro, ao invés das informações serem enviadas de um local para outro em sua forma natural, o SSL é responsável por transformar essas informações em um código, que só é desvendado na máquina destino.

Para verificar se o site que você está navegando possui certificado SSL, você deve sempre verificar no início da URL do site no navegador. Se aparecer um cadeado no canto esquerdo superior, você clica nesse cadeado e assim, irá conseguir visualizar se a conexão é segura e que está tudo Ok com o certificado do site.

Caso não tenha esse cadeado é porque ou a página não possui o certificado SSL, ou pode possuir, porém, no momento o certificado está vencido.

Tipos de Certificado SSL

Tipos de certificado SSL

Existem 3 tipos de certificado SSL, e cada um deles se encaixa em um tipo de empresa. O certificado pode validar o seu domínio e a sua empresa. Abaixo vamos falar dos tipos de SSL e quais as suas características principais:

Organization Validated

O certificado Organization oferece uma validação muito abrangente, pois ele além da busca por dados do domínio, também busca dados da organização como o nome, documentação e a sua localização.

Por conta disso, essa certificação passa mais credibilidade aos usuários, já que essa certificação além de mostrar que o site é seguro, também comprova que a empresa é real. 

Essa certificação é  muito utilizada por lojas virtuais que dependem da confiança do consumidor para fazer suas vendas, pois trabalham com informações confidenciais de cartão de crédito.

Domain Validated

Esse é o tipo mais conhecido e utilizado por sites do mundo todo, ele confere o domínio confirmando o endereço do site e afirma que os dados transmitidos pela empresa e o seu consumidor são criptografados. Assim, as informações ficam seguras contra a interceptação de usuários maliciosos.

Essa certificação também garante que o site seja registrado corretamente e que o administrador foi o responsável pela compra do certificado de segurança. 

Esse tipo de certificado é muito utilizado por blogs e sites que tenham formulários onde é necessário preencher informações como nome, telefone e e-mail.

Extended Validated

Essa é a certificação mais completa de todas, e também é a que oferece mais confiança aos usuários, devido a passar por verificações minuciosas e uma auditoria anual da KPMG, que uma empresa internacional que cuida da inspeção de empresas e serviços. 

Além disso, ela avalia a instituição física, e na visita técnica, verifica o funcionamento da organização, fazendo que com isso, que tenha garantia a idoneidade da empresa que se está certificando.

Esse tipo de certificação é indicado para empresa de médio e grande porte, como instituições financeira e grandes e-commerces. Caso o certificado tenha a emissão indevida a garantia é de US$ 1,5 milhão.

Por que o certificado SSL é importante?

Como já falado anteriormente, o certificado SSL traz mais segurança para o usuário e também para a empresa que está na outra ponta oferecendo um serviço. Ou seja, sites que possuem certificado SSL trazem mais confiança para o usuário e são mais confiáveis que as páginas que não possuem. 

Uma pagina que não possui certificado SSL acaba dando brecha para que hacker se aproveite da situação para roubar informações sigilosas, como número de cartão de crédito de usuários que efetuam compras online.

O certificado SSL também ajuda que seu site apareça como mais destaque no Google,  pois quando um site tem protocolo SSL, o seu endereçamento muda de HTTP para HTTPS e com isso, acaba recebendo o cadeado antes da URL.

O Google também modificou o sistema de ranqueamento de páginas do buscador para dar posições melhores para as páginas que possuem certificado, ou seja, a página que não tiver o certificado SSL, além de ser taxada de site inseguro, também vai ficar mal posicionada no ranqueamento do Google. Esse é um dos principais motivos que levam muitas empresas a emitirem o certificado SSL para o seu site. 

Desvantagens do certificado SSL Gratuito

É possível conseguir emitir o certificado SSL para o seu domínio de forma gratuita, mas existem algumas desvantagens ao emitir o certificado dessa maneira.Segue abaixo algumas delas:

  • Certificados gratuitos não possuem a validação EV e OV;
  • Muitos equipamentos antigos não são compatíveis com alguns destes certificados gratuitos;
  • Certificados gratuitos não entregam qualquer tipo de garantia;
  • Certificados gratuitos não possuem selo estatico ou dinamico.

As certificadoras entregam um selo de segurança que se encontram no fim da página do site, fazendo com que o usuário se sinta mais seguro quando está acessando a sua página. Infelizmente as certificadoras gratuitas não disponibilizam esse selo de segurança.

Dependendo do ramo da sua empresa é melhor optar pela opção paga, principalmente se você vende produtos pela internet e precisa passar segurança para os seus clientes que vão efetuar compras utilizando o cartão de crédito

Como obter o certificado SSL

É possível adquirir o certificado SSL contratando o serviço de uma empresa certificadora. Para fazer isso, ao pesquisar por uma certificadora, veja os valores e os benefícios que elas oferecem e então compare a vantagens e benefícios entre elas.

Abaixo vamos lhe mostrar o passo a passo para obter o certificado SSL:

Gerar o CSR do certificado

Antes de solicitar o certificado SSL, é necessário gerar o CSR (Certificate Signing Request), que é um arquivo de texto criptografado, gerado pelo seu servidor web do seu site. Esse arquivo vai conter as informações a solicitação do certificado digital SSL.

As informações necessárias para gerar o CSR são:

  • Common Name: URL onde o certificada irá ser utilizado);
  • Organization: Nome oficial da empresa o mesmo que esta no cadastro do CNPJ caso não tenha CNPJ é só incluir o  seu nome;
  • Organization Unit: Setor da sua empresa;
  • City or Locality: Sua cidade;
  • State or Province: Seu estado escrito por extenso;
  • Country: País com dois caracteres, por exemplo o Brasil, seria BR.

Solicitando o certificado

Quando o seu CSR estiver pronto, você deve então solicitar o certificado. Existem diversas empresas disponíveis, escolha a que melhor cabe no seu bolso ou que tenha os melhores benefícios e então, compre-o.

Instalando o seu certificado no servidor

Após receber o seu certificado você deve instalá-lo no seu servidor web. É importante você verificar o tipo de servidor para instalá-lo e, para fazer isso, basta ir no serviço que o seu site está hospedado.

Após verificar qual o seu tipo de servidor é só executar a instalação do certificado de acordo com o seu servidor.

Depois de você emitir o certificado SSL, ele deve conter as seguintes informações:

  • Número de série e a data de expiração do certificado;
  • Nome do Titular do certificado;
  • Cópia da chave pública do titular do certificado;
  • Assinatura digital da autoridade emissora do certificado.

Conclusão

Se você possui um site somente para passar informações sobre a sua empresa ou até mesmo para vender seus produtos, é indispensável que você tenha certificado SSL para passar confiança e segurança do site para os que forem acessar diariamente.

Tendo o certificado SSL em seu site, o cliente vai ter certeza que ele está acessando algo seguro.

Se ficou com alguma dúvida, comente aqui em baixo pra nós. E para ficar por dentro de conteúdos como este, acompanhe nosso blog!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − oito =