Como seus clientes vêem a qualidade dos seus serviços?

Essa é uma pergunta que vem a mente de todos os prestadores de serviço. Uns se preocupam mais e outros menos, mas sempre nos perguntamos se estamos fazendo um bom trabalho aos nossos clientes.

Qualidade dos seus serviços com feedback

Essa é uma reflexão natural e super importante para que pensarmos em como podemos melhorar. Como conseguimos a resposta? É no feeling que eu saberei se meus serviços são bons? Vou saber se eles são bons somente quando meus clientes não tiverem mais reclamações?

Não precisamos recorrer a mágicas, adivinhações, sexto sentido e alternativas não tão ortodoxas. É possível usar-se de uma técnica muito simples e muito eficaz. Se você deseja saber se o seu serviço está bom, pergunte a quem recebe. Isso mesmo, pergunte ao seu cliente o que ele acha.

Entreviste seus clientes

Nunca devemos desprezar o contato humano. Ele é essencial, afinal você não trabalha para computadores, mas para pessoas, que por natureza são seres sociáveis.

Um bom ponto de partida é começar pelos clientes que você tem mais contato, fazendo entrevistas individuais. Pergunte para ele como está o trabalho de sua empresa.

Faça perguntas abertas que exijam uma resposta mais elaborado do que “sim” ou “não”. Perguntas como:

    • Como você classificaria o atendimento de minha equipe?
    • O que nós fazemos que agrada a sua empresa e faz com que você seja nosso cliente?
  • O que você recomendaria de mudanças em nossa empresa para que possamos prestar um melhor serviço?

Perguntas desse tipo farão o cliente abrir o que ele pensa da sua empresa. E além de você receber bons feedbacks, você pode aproveitar para aplicar uma pesquisa de NPS: “De 0 a 10, qual a probabilidade de você indicar nossa empresa a um amigo?”

Aproveite também esse momento ímpar para, se possível, pedir indicações de novos cliente, afinal, um cliente satisfeito é um excelente vendedor. Falando em indicações, temos um ótimo artigo com essa e outras dicas para você conquistar novos clientes

Pesquisa de Satisfação

Outra forma de você escutar os clientes é criar um canal onde o mesmo possa se manifestar a respeito de seus serviços.

Uma boa pesquisa de satisfação sendo sistemática, com uma periodicidade adequada, poderá lhe render muitas informações valiosas para ajustar os seus serviços.

Cuidado com:

    • Pesquisas de satisfação longas – acabam não sendo respondidas. Seja sucinto no que deseja saber. Usar perguntas objetivas e uma subjetiva é uma boa dica para tornar a pesquisa mais rápida;
    • Pesquisas de satisfação com periodicidade muito curta (exemplo semanal) – podem fazer com que seu cliente deixe de respondê-las. Busque fazê-las semestrais, anuais;
    • Se você faz uma pesquisa, deve levar em conta o que vem de feedback. Nada mais frustrante do que um cliente que se empenhou em dar um feedback completo mas ficou sem retorno. Responda aos clientes e, principalmente, leve em consideração os feedbacks. Isso não significa concordar com tudo, mas pensar no assunto e, se necessário, explicar por que não fará aquilo que foi sugerido;
  • Não guarde a pesquisa só para você. Leve os resultados para a sua equipe. Melhor do que um sermão dos gestores é um feedback dos clientes. Aproveite isso ao seu favor.

Depoimento dos Clientes

Você já deve ter entrado em vários sites com depoimentos de clientes. Nós no TiFlux também temos os nossos cases de sucesso, e isso é muito importante para mostrar o quanto sua empresa está empenhada em entregar experiências incríveis.

Aproveite as pesquisas (sendo presenciais ou não) para coletar bons depoimentos de seus clientes. Use esse material a seu favor para convencer mais clientes a contratarem seus serviços. Aproveite e coloque a foto e empresa de seus clientes em seu site, fazendo também uma propaganda deles.

Espero que você ao ler esse artigo tenha compreendido que não é preciso de uma bola de cristal para responder a pergunta principal.

Existem assim como essas aqui expostas várias formas e técnicas de ao mesmo tempo entender como o mercado percebe os seus serviços.

No que precisar conte com nossa equipe e com o TiFlux para conquistar resultados sensacionais.

Abraços!

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