Conheça quais os tipos de atendimento ao cliente

Se manter cada vez mais próximo com o seu público-alvo é algo fundamental hoje em dia. Para alcançar esse objetivo, seus tipos de atendimento ao cliente precisam ser diferenciados e atingirem diversas pessoas.

Principalmente no modo em que o mundo digital anda, em uma velocidade surpreendente, onde as pessoas exigem autonomia, criatividade, qualidade, agilidade e entusiasmo para que elas sejam atendidas de maneira educada e otimizada. 

Nesse sentido, é fundamental conhecer quais são as opções disponíveis de tipos de atendimento ao cliente, para criar a melhor maneira de atender seu público, seja através das redes sociais ou no e-mail.

Mas, para entender melhor sobre esse assunto e quais os tipos, confira nosso conteúdo!

Tipos de atendimento ao cliente

Quando falamos dos diversos canais de atendimento ao cliente, alguns termos como omnichannel e multicanais vêm à sua cabeça, né? Afinal de contas, há um tempo atrás, o único canal de comunicação era o famoso cara a cara. Mesmo o e-mail já existindo há alguns anos, ele não era utilizado para criar relacionamento com o cliente, como vemos hoje. 

Antigamente tínhamos que ir até algum comércio para comprar ou até mesmo solucionar problemas. Hoje, por meio da revolução tecnológica, isso mudou.

Nos dias atuais, os consumidores estão cada vez mais ligados a diferentes canais para procurar novidades, comprar novos produtos ou serviços e solucionar seus problemas. 

E para chegar logo ao ponto, explicando quais são os tipos de atendimento ao cliente e como eles podem funcionar para sua empresa, preste atenção e continue lendo o artigo com a gente.

Telefone

A utilização do telefone é muito comum e praticada frequentemente, além de ser muito eficaz. Ele pode ser usado tanto pelo cliente, quando toma a iniciativa de ligar para empresa quando precisa de alguma coisa, desde compras ou solução seus problemas. 

Ou, quando uma empresa liga para falar com o cliente, realizando o pós-venda, ou até mesmo, oferecendo algum tipo de oferta ou solução. Em empresas de médio ou grande porte, é utilizada uma central telefônica, que pode ser o SAC ou Call Center

Uma curiosidade muito legal, de acordo com uma pesquisa feita pela Microsoft em 2017, que o atendimento por telefone se popularizou rapidamente e ainda hoje, é o canal de atendimento mais utilizado por 42% dos consumidores brasileiros para realizar o primeiro contato, tanto de empresas para clientes e de clientes para empresas. 

O motivo por isso, você já deve imaginar, não é mesmo? A agilidade. Além de os problemas serem resolvidos mais rapidamente, você consegue gerar proximidade com seu cliente, porque o contato torna-se muito mais pessoal. 

E-mail

Outro tipo de atendimento ao cliente da nossa lista é o e-mail. Ele foi e tem sido o xodózinho do marketing por muito tempo. Além de ser mais prático, é mais rápido disparar diversos e-mails divulgando não só promoções, como também conteúdos, que criam laços afetivos com o cliente, nutrindo e se fazendo sempre presente. 

Praticar o disparo de e-mails é algo muito vantajoso, porém, é necessário tomar alguns cuidados, visto que o envio exagerado pode gerar experiências ruins para seu consumidor.

É, sem dúvidas, uma excelente ferramenta, desde que seja feito um planejamento segmentado, para não haver spam.

PDV

Uma das maneiras mais tradicionais, além do telefone, que muitos conhecem, é também o atendimento presencial no PDV, que significa ponto de vendas. Ou seja, caso alguém necessite de uma orientação para realizar uma compra mais específica, ou até mesmo se tiver dúvidas, sugestões ou reclamações sobre determinada compra, é o caso de usar o PDV. 

Durante muito tempo, esse foi o único método utilizado. Porém, com a chegada de e-commerces que são estritamente virtuais, dá para entender a necessidade cada vez maior de buscar outros meios igualmente eficientes.

Antes de estourar o tão conhecido e-commerce, o PDV era uma solução que atendia muito bem os consumidores.

Bom, hoje em dia, pensamos muito bem antes de ligar ou até mesmo de abrir um chamado, certo? E foi por isso que algumas outras demandas, de tipos de atendimento ao cliente foram se realizando. 

Redes Sociais

Que as redes sociais dominaram completamente nos dias de hoje, disso todo mundo sabe. Elas são ótimos canais para promover as marcas, vender produtos ou serviços, apresentar conteúdo e, também de interação com contatos e consumidores. Claro que existem ainda uma infinidade de vantagens, mas essas são as principais. 

No Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube, as redes mais usadas na atualidade, é possível identificar rapidamente por meio de comentários, quando seu público está ou não satisfeito com sua marca. É com certeza um dos tipos de atendimento ao cliente mais importante e imediato no mundo digital.

Além dos diversos recursos que essas redes sociais disponibilizam para auxiliar cada vez mais no atendimento ao cliente, é poder criar estratégias mais segmentadas para resolver agradar seu público-alvo. 

Aposte nas mídias e tenha resultados ainda mais satisfatórios e rápidos. 

Autoatendimento

E por último, mas não menos importante, o autoatendimento. Ele é também considerado um dos tipos de atendimento ao cliente, tendo em vista que o cliente pode sanar suas dúvidas básicas e corriqueiras através do contato com algum assistente virtual. 

Mas, se mesmo assim, no final do atendimento, os problemas não forem resolvidos, o atende pode entrar em contato com o cliente, em tempo real geralmente nos dias de semana em horário comercial para terminar o atendimento e assim, resolvê-lo o mais rápido possível.

Alguns dos tipos de atendimento ao cliente mais comuns neste formato são:

  • Chats;
  • Chatbots;
  • Fóruns e Comunidades – Presentes nas redes e mídias sociais, nos quais os participantes procuram solucionar as dúvidas de outros. 
  • FAQ.

Agora que você já sabe quais os canais que seu cliente pode usar para entrar em contato com sua empresa e tirar dúvidas, realizar compras ou oferecer sugestões, confira nosso conteúdo de como melhorar o atendimento com o cliente

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