Consumidor 3.0: quem é e como prestar serviços para ele?

O mundo dos negócios não é uma tarefa fácil, longe disso. Exige muita dedicação e estudo. E com isso, o novo perfil do consumidor 3.0 está aí, “batendo na porta” de muitas empresas. Hoje ele tem muitas opções de escolhas disponíveis na hora de comprar algo e, são muitas variedades de lojas, tanto físicas como virtuais. 

Por isso o consumidor tem muito poder em suas mãos na hora de comprar,  e isso vem de encontro ao crescimento do uso das redes sociais, pois as empresas estão possuindo ainda mais conhecimento sobre a opinião dos consumidores e também sobre seus produtos, que acaba se propagando de maneira rápida. 

Isso faz com que as empresas tenham um melhor atendimento, para garantir a satisfação do cliente em relação aos serviços e produtos. 

No passado era até aceitável e comum receber um atendimento fraco, já nos dias de hoje, isso já não se enquadra mais do mercado. Está comprovado que os consumidores estão dispostos a pagar mais por bons serviços e produtos, seja em compras online ou físicas. 

Esse é o Novo Consumidor ou, o Consumidor 3.0. Uma característica interessante desse tipo de cliente, é que ele sabe exatamente o que exigir da empresa na hora de realizar compras, e não tem problema algum na hora de reclamar e exigir que resolvam seus problemas e que atendam suas expectativas. 

Mas, para você entender melhor como funciona essa nova geração de consumidor, preparamos um conteúdo exclusivo para ajudar você a atendê-lo cada vez melhor.

Consumidor 3.0: a evolução do consumo

Até alguns anos atrás, para comprar um tênis era necessário ir até uma loja física e, caso quisesse pesquisar o preço antes de comprar o produto, era preciso ir até outras lojas para saber onde encontraria o tênis mais barato, ou até mesmo, entrar em contato por telefone. 

Consumidor 3.0: a evolução do consumo | TiFlux
Imagem Freepik

Mas hoje, com a evolução da internet, é tão mais fácil fazer pesquisas de preços e modelos em diferentes lojas em minutos. É possível acessar o site da empresa, ou até mesmo buscar nas redes sociais os valores e entrar em contato por lá mesmo.

Dessa forma, você consegue comprar na loja mais barata, e até mesmo sem precisar sair de casa, comprando diretamente online. Junto disso, a cobrança por entregas mais rápidas aumentou muito nos últimos tempos e, em razão disso, as lojas estão em trabalho constante para melhorar as suas entregas e satisfazer o novo perfil de cliente, o consumidor 3.0 e com isso, engaja-los cada vez mais. 

Para saber qual é a real a experiência que ele está tendo ao utilizar os seus produtos ou serviços, é importante estar em contato constante com o consumidor. 

Aqui, vale ter uma equipe de pós-vendas totalmente treinada para oferecer esse tipo de serviço e melhorar cada dia mais seus produtos, serviços e atendimento. 

Comunicação entre consumidores

Uma das melhores coisas que pode acontecer para uma empresa, é um cliente satisfeito indicar e elogiar o seu produto ou serviço para um amigo — o famoso marketing boca a boca.

Mas também existe o outro lado da moeda, o seu cliente pode ficar insatisfeito e sair falando mal da sua marca e, com isso, sua empresa pode acabar perdendo clientes em potencial.

Um canal muito utilizado aqui no Brasil para verificar a reputação das empresas, é o famoso Reclame Aqui, onde os consumidores colocam suas reclamações e problemas que tiveram com a marca.

Boa comunicação entre os consumidores | TiFlux
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Aqui, a empresa tem tempo para responder e, ao final do atendimento, o cliente avalia e acaba gerando uma nota geral da empresa. Isso acaba facilitando a vida dos outros usuários, que antes de adquirir algum produto, podem consultar a reputação da empresa no site e também ver as principais reclamações. 

Diante disso, as empresas estão se preocupando tanto com o que os seus clientes andam falando na internet. Como já falado anteriormente, outros potenciais consumidores vão ver essas reclamações e irão evitar de comprar o seu produto. 

Cuide muito bem do seu cliente, é ele quem irá garantir boas vendas e uma boa reputação da sua empresa.  

Experiência do Consumidor

O consumidor 3.0 tem acesso facilitado a informações sobre o seu produto e atendimento, portanto, é importante se adaptar a esse novo tipo de cliente, e criar uma cultura na sua empresa que proporcione uma experiência incrível para o consumidor. Clientes que tem uma boa experiência, além de voltarem a comprar com você, indicará para outras pessoas.  

Experiência do Consumidor | TiFlux
Imagem Freepik

 

Indicamos a leitura do artigo Como podemos transformar clientes em fãs?”.

Abaixo deixamos algumas dicas que podem ser aplicadas em empresas de qualquer segmento: 

Custo Benefício: O novo consumidor sempre está procurando promoções em suas lojas preferidas e também reage muito bem a descontos. Ele valoriza muito a economia e, quando a qualidade vem junto com um custo x benefício, melhor ainda. 

Um exemplo de empresa de sucesso que tem foco no custo x benefício é a empresa chinesa de tecnologia, a Xiaomi. Ela estourou nos últimos anos oferecendo celulares e outros acessórios com um preço muito acessível e ótima qualidade.

Comunicação com o Consumidor: A comunicação com o novo consumidor é primordial, além de ele estar acostumado a ter acesso rápido às informações. E caso ele não conseguir ter contato imediato, principalmente se for para resolver um problema referente a uma compra, ele irá reclamar nas mídias sociais.

Dessa forma, outros clientes vão observar  essa reclamação e, sendo assim, poderão deixar de contratar a sua empresa, pensando que não prestam um bom atendimento. E é por conta disso, que possuir diferentes canais de comunicação, como as redes sociais, por exemplo, irá ajudar e também facilitar o contato com o seu cliente.

Feedback: Procure estar sempre em contato com os seus clientes para saber sua opinião. É muito importante captar esses feedbacks para criar campanhas e estratégias de satisfação do cliente. É somente dessa forma que você irá entender o que eles sentem para daí sim, saber onde serão os pontos a serem melhorados. 

Atendimento Eficiente: O consumidor 3.0 preza pelo atendimento rápido e eficaz sobre suas necessidades. Dado isso, as empresas que prestam suporte em vários canais de atendimento com horário estendido, como por exemplo, os atendimentos que vão até as 22 horas da noite, eles são muito bem aceitos por esse novo tipo de consumidor. 

Agora que você já entendeu como funciona a cabeça do novo consumidor 3.0, que tal ficar por dentro das nossas 10 técnicas de atendimento ao cliente e arrasar com as satisfações? Continue a leitura com a gente, nos vemos lá. 

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