Um bom ambiente de trabalho é apontado por todos como essencial e,  para um trabalho mais eficiente e motivação dos colaboradores. Todos queremos estar em um local de trabalho agradável, não é mesmo?

Passamos a maior parte do tempo no trabalho, portanto, precisamos nos sentir bem, não é mesmo?  Mas afinal de contas, o que é um bom ambiente de trabalho e como torná-lo bom?

Ambiente não é descrito apenas da parte física, mas também faz parte da sinergia e interação que existe entre as pessoas que trabalham no mesmo meio. 

Entretanto, como vou saber se o ambiente deve ser “assim ou assado”? Bom, isso vai depender do seu ramo de atuação. Obviamente não existe uma resposta certa para essa pergunta. 

Aliás, é um tema extremamente abrangente e que vamos explorar de maneira detalhada para você entender o que é, sua importância e como aplicar em sua empresa. Confira com a gente!

O que é um ambiente de trabalho – Conceito

Sabemos que um ambiente de trabalho é o espaço onde diariamente as equipes e os líderes se juntam para fazer as atividades práticas da empresa, certo? Mas, a definição vai muito além disso.

Para entender um pouco melhor o que é um ambiente de trabalho vale a pena explorarmos um pouco mais sobre esse conceito. 

O que é um ambiente de trabalho? | TiFlux
Imagem Freepik

A palavra vem do termo em latim ambiens, que significa “que rodeia”, é usada com o sentido do que cerca e envolve. Esse termo é bem abrangente sobre as circunstâncias e condições em volta de um determinado objeto. 

Ou seja, isso significa que o ambiente é formado por várias condições, sejam elas físicas, sociais, culturais e econômicas.  E o trabalho que desempenhamos todos os dias é medido através do empenho que cada um faz.

A importância de um bom ambiente de trabalho estruturado

Não há dúvidas que estar em um ambiente de trabalho agradável é extremamente importante para uma equipe ter mais produtividade e ser mais feliz. Funcionários motivados é sinônimo de proatividade, criatividade e pessoas saudáveis, certo?

Uma pesquisa feita pela Trabalhadores.com apresentou que cerca de 52% dos colaboradores procuram por motivações no seu ambiente de trabalho, além de uma boa relação com seus colegas e líderes.

O lugar onde trabalhamos pode ser bem estressante, muitas vezes não tem como fugir disso, e é por esse motivo que muitas pessoas buscam por espaços dinâmicos para lidar com essas diversidades.

Uma pausa entre as horas de atividade pode ser uma excelente forma de distrair e relaxar a cabeça. Por isso hoje, muitas empresas estão disponibilizando ambientes recreativos para seus funcionários, porque   sabem o quanto isso pode ajudar não só na produtividade — como falamos acima — mas também em sua saúde. 

Essa estratégia de ter ambientes de descontração começou com empresas inovadoras, como Google, Microsoft e Apple.

Ambiente de trabalho – TI

Empresas como a Google são famosas por seu ambiente de trabalho extremamente convidativo. Isso é, atualmente, bem diferente dos padrões das empresas brasileiras.

Mas como conseguir implantar uma cultura assim no Brasil? Sabemos que os brasileiros são conhecidos por quererem levar sempre vantagem, e dar um ‘jeitinho’. Não menos pior que isso,  temos o engessamento que é a CLT.

Como então ter um ambiente que seja benéfico à produtividade, mas ao mesmo tempo ser convidativo e estimulante para os funcionários?

Nosso segmento de TI é conhecido como sendo um dos mais estressantes, mas sabemos que é extremamente estratégico e essencial para as empresas. Esse estresse dos profissionais não faz bem à produtividade e eficiência. Como equalizar essa situação? Confira os próximos tópicos. 

Passos para melhorar o espaço de trabalho 

Ambiente Criativo: Uma forma de liberar um pouco o estresse dos profissionais, é criando ambientes que libertem a criatividade. Muito se fala do ócio criativo, criar pequenos ambientes de relaxamento de escape onde os profissionais possam liberar um pouco do peso do trabalho é essencial.

Tenha um ambiente de trabalho criativo | TiFlux
Imagem do Google

Pode ser uma pequena sala, ou até mesmo um canto onde eles trabalham. O importante é que eles possam ter um lugar quando a pressão for demais, como uma válvula de escape na panela de pressão.

O poder das cores: Muito se fala no poder das cores e na influência que isso traz para nós. O vermelho, por exemplo, é uma cor da ação, desperta a vontade. 

Recomendada para momentos em que nos sentimos abatidos, desanimados, melancólicos ou cansados fisicamente. Já em dias que nos sentimos estressados ou irritados, essa cor deve ser evitada.

Logo, essa não seria uma boa escolha de cor para se colocar na sala do seu time, principalmente se eles tiverem uma rotina bastante estressante.

Por isso, é importante que seja estudada as cores para acertar na hora de recriar o lugar. Ou até mesmo contrate um profissional para orientar qual é a melhor cor para dar uma relaxada no ambiente de cada equipe.

Pegar ideias com o pessoal é uma ótima opção para criar algo que está no gosto de cada um, sem pesar o clima de trabalho. 

Você pode dar uma olhada nesse artigo específico sobre cores e entender um pouco melhor para que cada uma delas é mais adequada. 

Em algumas empresas usaram-se plotagens com paisagens nas paredes. Outras optaram por grafites. Enfim, a criatividade é quem reina aqui.

Ambientes abertos: Outra forma de criar um bom ambiente de trabalho, é ter salas amplas e ambientes abertos. Quanto mais paredes, maior a sensação de prisão e menor o bem estar.

Mas essa sensação de ambientes abertos não precisa ficar restrita somente ao ambiente físico, sua empresa pode ter um ambiente aberto, onde os funcionários possam ter acesso a todos os diretores e donos da empresa, isso com certeza cria uma harmonia muito interessante.

Iluminação: Trabalhar 100% do tempo de frente ao computador não cansa só a cabeça e o corpo, mas também a visão.

Ambientes amplos e bem iluminados ajudam nisso, não gerando fadiga ocular e evitando dores de cabeça. Se o seu ambiente não tiver luz natural, invista em luminárias adequadas, sem excesso ou falta de iluminação.

Decoração: Invista em uma boa decoração na empresa, isso não quer dizer gastar muito dinheiro, às vezes até o contrário.

Usar algumas plantas e paisagens naturais podem tornar o clima organizacional menos hostil e mais convidativo. Alguns estudos sugerem que o uso de plantas e paisagens naturais ajudam no aumento de produtividade. 

Caso você não tenha espaço, você pode usar a plotagem em paredes de paisagens naturais.

Confraternizações: Um bom ambiente não é apenas bons móveis, uma boa cadeira, pintura nova e etc. Mas também onde o clima de amizade e companheirismo nos faz sentir-se bem. Promova dentro de sua equipe um ambiente agradável, crie amizades, é importante que todos se sintam bem na equipe.

Uma dica para fortalecer a amizade, é fazer confraternizações, mesmo que pequenas. Trazer alguns salgadinhos um dia ou outro, fazer um churrasco no final de semana, enfim, criar laços afetivos que nos façam sentir-se parte da equipe.

Principais características para ter um ambiente de trabalho ideal

A qualidade no ambiente de trabalho impacta diretamente na produtividade e em outros fatores, por isso esse assunto é tão importante.

Reunimos aqui, as principais dicas para ter um ambiente de qualidade e estar sempre motivados.

Neste conteúdo preparamos mais dicas práticas para ter uma equipe de TI motivada 

Tenha uma comunicação fluida com seus colegas de trabalho 

A principal característica para ter um lugar bacana, é a facilidade da hora de se comunicar. É simples, mas faz toda diferença, pois sem um diálogo adequado, uma série de problemas acontecem. 

Tenha sempre uma boa comunicação no seu ambiente de trabalho | TiFlux
Imagem Google

Uma boa comunicação depende de todos da empresa estarem envolvidos, principalmente os líderes e gestores. Serão eles que irão promover as primeiras falas para transmitir segurança e tranquilidade. Ser transparente, gerar feedbacks irão manter sua equipe engajada.

Aplique pesquisas de clima organizacional mensalmente 

O clima organizacional é tipo uma “atmosfera” interna, que afeta na maneira como os colaboradores agem e também como eles são influenciados. Contudo, um clima agradável gera estímulo, espírito de equipe e mais energia para ir atrás de novos resultados. 

É fato que se você não perguntar como anda as coisas, não terá como saber, não é mesmo? Por isso é importante aplicar pesquisas de clima mensalmente dentro da sua empresa, para melhorar a qualidade de vida de toda a equipe. 

O primeiro passo é criar um questionário com perguntas objetivas, para entender melhoras sugestões, reclamações, a motivação e entre outros fatores. Feito isso, você poderá criar estratégias, melhorar a integração e a produtividade. Ações que farão realmente a diferença no local onde estão inseridos. 

Respeito acima de tudo

Respeitar o próximo, independente de cor, raça, tamanho, crenças, gêneros, origens, tamanhos e formas diferentes é algo que deve ser praticado todos os dias, para não haver problemas maiores. 

Pessoas diferentes tornam o ambiente ainda melhor, pois cada um tem um jeito diferente de lidar com as coisas e isso pode ser muito útil na hora de criar coisas novas dentro da empresa. A empresa que se preocupa e que respeita a diversidade também consegue passar uma boa reputação perante o mercado.  

Equipes plurais, com pessoas de perfis diferentes, são comumente mais criativas e conseguem solucionar problemas rapidamente. A empresa que respeita a diversidade também transmite uma forte imagem de responsabilidade social ao mercado. 

Contrate de maneira certa

Não é difícil haver problemas quando acontece novas contratações dentro da empresa, isso pode acabar afetando todo o clima da organização. Por conta disso, é de extrema importância saber selecionar quem irá entrar na empresa. 

Há uma série de fatores que devem ser avaliados na hora de contratar, principalmente se os valores e cultura do candidato irem de encontro com o da sua empresa. Crie um processo de seleção padrão para avaliar a personalidade e as qualidades dele, após isso, garanta a integração, para que ele se sinta bem e que faça parte do time.

Workshops de temas relevantes para a equipe

Faça treinamentos dentro de sua empresa para os funcionários que precisam. Isso não quer dizer que você precisa contratar profissionais caros para promover esse tipo de treinamento.

Você pode encontrar alguém dentro de sua equipe ou empresa que tenha esse conhecimento e possa transferir.

Workshop de temas relevantes para sua equipe | TiFlux
Imagem do Google

Faça desse treinamento um evento, um Workshop que possa reunir a equipe em um momento fora da rotina do dia-a-dia, isso vai fortalecer os laços como equipe, além de gerar o conhecimento entre todos e criar uma cultura de compartilhamento.

Criar um ambiente em que as pessoas se sintam bem influencia na satisfação pessoal. A motivação do seu pessoal reflete diretamente na produtividade da sua equipe. Muito mais de que gastos, criar um bom ambiente de trabalho pode definir a competitividade de sua empresa.

Além de tudo isso, compartilhe conosco como você enxerga seu ambiente de trabalho. O que você achou das nossas dicas? Elas te ajudaram de alguma coisa? Partilhe também com seus amigos nas redes sociais e continue nos acompanhando nas novas postagens.

Agora que você sabe como criar um ambiente de trabalho que gera produtividade e boas relações com toda a equipe, aproveite para continuar aprendendo. Confira como é o trabalho em equipe e os valores da TiFlux!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 6 =