Em um mundo cada vez mais competitivo, existem muitas empresas prestando serviços com extrema qualidade. Por outro lado, os clientes percebem qualidade e preços similares nos serviços que são ofertados. Nessa situação, cada vez mais se destaca a cultura empresarial das empresas como um fator decisivo ao cliente.

Tê-la bem definida desenvolve identidade e destaca a sua marca no mundo dos negócios. Em alguns casos verificamos que a empresa com o melhor produto/serviço não necessariamente é a que mais destaca.  Por esse motivo a cultura empresarial, principalmente para quem presta serviços, pode ser um grande diferencial na decisão dos clientes. Os valores, crenças, ética, políticas e método de trabalho precisam estar bem alinhados entre gestão e equipe de trabalho.

Banner Cultura Empresarial

Mas o que é a cultura empresarial?

Cultura empresarial é um conjunto de valores, hábitos e crenças compartilhado por seu integrantes. Ele auxilia na tomada de decisão e no direcionamento das ações de cada um deles. Neste artigo vamos conversar um pouco mais sobre ela, sua importância e como consolidá-la com sucesso. Em próximos artigos abordaremos sobre os valores que temos aqui no TiFlux, esperando que você possa se inspirar em neles! 

De onde ela vem?

É consenso entre os especialistas que a cultura empresarial é altamente influenciada pelos líderes de sua empresa. Mesmo quando os seus líderes não estão empenhados em difundir uma cultura, eles o estão fazendo.

Quando somos crianças, aprendemos copiando de nossos pais e das pessoas próximas a nós. Mesmo depois de adultos continuamos copiando e nos moldando com as pessoas que nos cercam. Como seres humanos, sempre buscamos a aceitação de nossos pares .

“Diga-me com quem andas e te direi quem és!”

É normal que os liderados copiem os seus líderes, por isso é importante que os líderes sejam exemplos positivos nas organizações para criar uma cultura positiva.

O que definir na nossa cultura?

Existem certos valores que são universais e todos nós concordamos. Verdade, ética, honestidade ( principalmente no atual momento do Brasil ), trabalho em equipe, foco, paciência. Valores como esses são entendidos como positivos por todos nós.

Mas a escolha de quais fazem mais sentido para seu time deve partir de você e das pessoas que estão a sua volta. Eles devem ser genuínos e presentes em suas vidas. Não é algo que se fabrique sinteticamente ( falso ), mas que pode ser trabalhado quando estiver faltando um ou outro valor. Nossa recomendação é que os sócios/gestores da empresa se reúnam para decidir quais os valores que são mais valorizados por cada um, assim poderão definir aquilo que desejam para a empresa.

A empresa é formada de pessoas e por isso os valores precisam ser pessoais, fazendo com que as pessoas que estão nesse time se sintam bem.

Para que isso se a equipe já for boa?

É comum encontrarmos gestores que dizem que suas equipes já são boas e que todos são honestos, íntegros e tem um conceito médio de valores muito parecidos. Vamos citar dois exemplos pequenos mas que deixam claro porquê devemos ter bem definidos os valores de nossa empresa.

Novos Colaboradores

Equipes estão em constante mudança, seja por expansão da empresa ou porque os colaboradores decidiram trocar de empresa. Ninguém controla isso e, assim, cada vez que chega um novo integrante a sua cultura empresarial estará sob perigo.

Costumo dizer aos novos integrantes de equipes que eles são como um copo de café enquanto a empresa é um grande copo de leite. Quando eles entrarem em nossa empresa terão que se adequar a muitas coisas, mas a presença deles também causará mudanças. Na analogia o café  mudará muito de cor, mas o leite também, mesmo sendo em menor escala que o café.

Tendo cultura clara e valores bem definidos, essas mudanças trarão impactos positivos, alinhadas às expectativas de ambos os lados.

Problemas Novos

Normalmente nos depararmos com problemas similares no dia-a-dia. Isso facilita nossas rotinas, pois, mesmo que em termos gerais, já sabemos como agir. E quando ocorrem problemas totalmente diferentes?

É nessa hora que os valores de sua empresa darão norte as ações de seu time para direcionar os princípios da ação.

Vamos dar um exemplo:

Uma empresa que não tem claros seus valores, mas cujo gestor é extremamente controlador com os recursos financeiros. A mensagem passada para a equipe é muito clara.

Supondo que ocorra um problema em um equipamento de um cliente e o mesmo exige garantia de sua equipe técnica. Como você espera que seja o comportamento? Para piorar: esse é o maior e melhor cliente da empresa. Não espere um comportamento exemplar de sua equipe em casos assim, pois você precisa passar a mensagem certa se quiser que seu pessoal se comporte bem.

Vejo muitos gestores criticando suas equipes, mas a culpa é deles que passam mensagens distorcidas e suas equipes ficam igual barata tonta sem saber o que fazer.

Entendido, mas como começar?

Primeiro saiba que você pode começar agora! Antes tarde do que mais tarde.

Volto a frisar que nossa recomendação é que os sócios/gestores da empresa se reúnam para decidir quais os valores que são mais valorizados por cada um. Eles poderão, assim, definir aquilo que desejam para a empresa.

Após a definição, comece a mudança cultural pelos líderes. Eles deverão ser os evangelizadores da nova cultura empresarial. Para a implementação de uma mudança cultural, é fundamental que o comportamento das lideranças reflita aquilo que se espera da equipe. O líder deve não só intermediar as comunicações durante o período de mudança como. Ele deve atuar de forma exemplar para os funcionários de seu time. Ou seja: a mudança deve vir de cima.

É possível que você possa se inspirar nos artigos que fizemos sobre nossos valores. Seguem os links para você ler:

O que você achou deste artigo? Compartilhe conosco, tendo qualquer dúvida estamos à disposição.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + doze =