Dicas de atendimento ao cliente para aplicar na sua empresa

Qualquer um gosta de ser bem atendido, não é mesmo? E as consequências disso são bem visíveis. Quando somos bem atendidos em um lugar,  além de gostar do produto ou serviço, nós acabamos voltando a comprar com a empresa, pelo simples fato de ter sido bem atendido. E para ajudar nessa etapa, preparamos dicas de atendimento ao cliente excelentes para você aplicar em sua empresa.   

O segredo aqui é que se você atender de maneira humanizada, empática e com qualidade, o retorno disso vem em seguida, vendendo ainda mais produtos ou serviços. Sabemos que isso exige muita dedicação e paciência, pois trabalhar em contato com o cliente diariamente é algo desafiador.  

Mas agora vamos por a mão na massa e praticar as dicas de atendimento ao cliente? Confira nossos passos e atinja excelência em fidelizar clientes. 

O que é um bom atendimento ao cliente?

O bom atendimento ao cliente está muito além do que apenas tratar de maneira cordial. Fazer o serviço com excelência, demanda muito desempenho, além disso, devem estar sempre aliados ao profissionalismo do atendente, para que ele seja capaz de compreender e captar o que o cliente precisa. 

Acompanhe nosso vídeo sobre como melhorar os indicadores de atendimento da sua empresa 🙂

O mercado está cada vez mais exigente, visando satisfazer as necessidades expostas do cliente e criando  métodos e estratégias para resolver. Atender bem seu cliente é uma forma de gerar relacionamento, pois dessa forma, o cliente irá adquirir confiança, fazendo com que ele seja fidelizado e conquistado com base no atendimento. 

Como dicas oficiais para um bom atendimento, nós abordaremos as seguintes dicas:

  1. Tenha empatia nos seus atendimentos;
  2. Mexa na cultura da empresa;
  3. Construa bons relacionamentos;
  4. Foque em agilidade sem arriscar sua qualidade;
  5. Estude e entenda os clientes;
  6. Treine sua equipe constantemente;
  7. Desenvolva diferentes estratégias;
  8. Motive seus colaboradores;
  9. Faça pesquisas de satisfação;
  10. Conheça o TiFlux e otimize seus processos. 🙂

Agora vamos as dicas de atendimento ao cliente e nunca mais falhar nessa etapa. Confira com a gente! 🤓

1 . Seja empático e humanizado em seus atendimentos

Uma das principais dicas de atendimento ao cliente, é ser empático e humanizado. É um conceito fundamental para trazer bons resultados e garantir um relacionamento com ele. Ser empático pode parecer fácil, mas envolve uma série de técnicas para que possamos nos colocar no lugar do outro.

Em nosso ambiente pessoal com amigos e familiares, por exemplo, nós praticamos sempre, não é mesmo? Tentar entender o que nosso amigo ou familiar está passando, para daí sim, tentar ajudá-lo de alguma forma.

No meio profissional com os clientes, não é diferente. Saber identificar o que seu cliente está sentindo entrega uma série de informações sobre ele, para que assim, seja possível pensar na melhor solução. A partir do momento que você entende o que seu cliente pretende e sente, ficará mais fácil tomar atitudes.

Entender todos esses sentimentos irá ajudar a ter respostas mais rápidas e também argumentar de maneira consciente para conquistar seu cliente e realizar o melhor contato possível. 

2 . Tenha o bom atendimento como uma cultura na sua empresa

É fundamental que o atendimento ao cliente seja parte da cultura da sua empresa. Essa cultura precisa estar inserida de forma que vire regra, e que qualquer um que for atendido na sua empresa, perceba. 

Se você realizar algo que estava além do pedido dele, automaticamente, terá seu cliente fidelizado e muito satisfeito com a solução. Um suporte diferenciado, é conseguir transmitir essa cultura de um jeito claro e eficiente, provando o real valor da sua empresa.

E para criar essa cultura dentro da organização, é necessário que a equipe seja treinada — iremos abordar esse tema mais além — e que tenha orientações e feedbacks para poder melhorar nas atividades. Todos devem estar alinhados com o propósito da companhia, para daí sim, executar um serviço acima da média.

3 . Gere um bom relacionamento com o seu cliente

Para gerar um bom relacionamento com o seu cliente, você pode utilizar de métodos diferenciados e com um grande engajamento, como as redes sociais, por exemplo. Milhares de pessoas usam diariamente, expondo tanto experiências boas ou ruins. 

Deixe sempre em aberto para que seus clientes possam interagir e dar a opinião deles, e certifique-se de que sempre tenha alguém para respondê-lo. É um ótimo recurso de atendimento, onde você consegue construir relações de confiança e fidelidade. 

Além disso, contratar uma equipe ou empresa especializada em marketing, para criar e-mails marketing que possam nutrir e relacionar com o seu público, também é uma excelente ideia. 

4 . Tenha agilidade ao oferecer os serviços, mas sem interferir na qualidade

Ter agilidade em atender as demandas da sua empresa e sem perder a qualidade na operação, é desafiador, sabemos disso. 

Porém, essa também é umas das grandes estratégias para conseguir atrair novos clientes e fidelizar os que já existem. Investir no treinamento da equipe irá ajudar eles a lidarem melhor com as situações de modo rápida e sem perder a qualidade. 

Alguns princípios como, simpatia, empatia, educação e o relacionamento dos laços com os consumidores auxiliam muito nessa etapa.  Afinal de contas, são os valores e cultura que deixam sua equipe de atendimento sempre à frente para prevenir e solucionar qualquer problema.

5 . Estude e entenda seus clientes

Um dos motivos de poder fazer parte de qualquer empresa, é poder ficar próximo com o cliente, porque podemos conhecer ele melhor e, a partir disso, criar estratégias para garantir a satisfação dele.

Entenda quais são seus gostos, necessidades, dores, hábitos de consumo, o que deixa ele feliz, quais são seus desejos, medos, anseios e, por aí vai.

Com essas informações em mãos, você poderá estar mais preparado e conectado com ele, aumentando as chances dele indicar sua marca para outras pessoas. O boca a boca vindo de forma positiva é essencial para sua empresa, principalmente se você não tem condições iniciais de contratar uma equipe de marketing. 

6 . Ofereça treinamento constante para sua equipe de atendimento 

Trabalho em equipe é muito importante,  por isso, invista na capacitação constante do seu time de atendimento. Essa é a chave para garantir a total qualidade quando sua equipe pois for entrar em contato com o consumidor e garantir aumento nas vendas. 

Por isso, é necessário que sua empresa invista nesse treinamento, para garantir uma abordagem simples e bem estruturada, para fazer um trabalho cada vez melhor.

7 . Desenvolva estratégias de atendimento

Mais uma dica de atendimento ao cliente para você aplicar na sua empresa, é criando estratégias. Seja uma empresa de grande ou médio porte, é comum que as falhas aconteçam.

Porém, para diminuir o máximo os riscos possíveis, é necessário arquitetar estratégias que calcule todos os eventuais problemas.

Antecipe o alinhamento com sua equipe e procure entender com calma o motivo dos problemas para resolver da melhor forma. 

8 . Incentive/motive seus colaboradores 

A motivação e o incentivo para sua equipe é tão importante quanto o bom atendimento que o seu cliente recebe. 

O time é composto por diferentes competências e, a soma de todas elas resultam em frutos positivos, agregando até mesmo os demais setores. A motivação contribui para o bom funcionamento de todos, e um trabalho ainda mais assertivo.

E o primeiro passo para ter sua equipe motivada, é criando um sistema de gestão, para controlar todo o desempenho de cada um envolvido. Com esse sistema de gestão, ficará mais fácil de monitorar as demandas realizadas e corrigir os erros para que os resultados sejam obtidos.

Além de tudo, para que ele se sinta parte do time e envolvido com os projetos, é necessário elogiar o trabalho dele e também apontar erros que foram cometidos, de maneira tranquila que faça ele querer melhorar e entender o motivo daquilo e apresente soluções para solucionar o problema. 

Faça reuniões periódicas para captar o que cada um do time está pensando e sentindo, para que juntos, possam criar respostas para melhorar os métodos de trabalho. Ainda, fazer uma pesquisa de clima uma vez por mês, para entender o que está acontecendo dentro do time, é uma outra dica excelente.

9 . Faça pesquisas de satisfação

Ter uma equipe de pós-venda que se preocupe com a constante atualização e sentimento do cliente é um diferencial. Essa é uma dica de atendimento ao cliente primordial para colocar em prática, por isso, desenvolva pesquisas de satisfação criativas e que o seu cliente possa interagir com sua empresa.

A partir da resposta dele, será possível analisar e criar métodos para melhorar, mesmo que a pesquisa tiver um bom resultado, o aprimoramento constante faz toda diferença. 

10 . Otimize o atendimento com o sistema da TiFlux

Com o sistema da TiFlux você consegue centralizar e organizar todos os fluxos de atendimento de modo simples e fácil, com ferramentas integradas e indicadores de gestão. Além do mais, você consegue gerenciar filas, estágios, SLA, inventários, comunicação, acessos remotos, monitoramentos e muito mais. 

Experimente o TiFlux Grátis

Com as dicas de atendimento ao cliente que passamos para você, ficará mais fácil realizar a missão de atender melhor os consumidores todos os dias. Fique por dentro do nosso blog e devore outros conteúdos como este. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =