Dicas de como melhorar a produtividade da sua equipe de atendimento

O aumento da produtividade nas empresas é um assunto muito comentado nos últimos tempos, não é mesmo? Criar uma equipe de alta performance não é uma tarefa simples, e a forma como você guia os talentos dentro da sua empresa, faz total diferença no resultado final. 

Para isso acontecer, é necessário realizar algumas tarefas no dia a dia para criar um ambiente cada vez mais proveitoso. Mas afinal de contas, como melhorar a produtividade da sua equipe de atendimento e ter ainda mais sucesso tanto nas vendas e também no pós-vendas?  

Confira as nossas dicas para fazer o que precisa fazer para estar cada vez mais a frente e produtivo no trabalho. 

1 Defina metas para sua equipe de atendimento 

Como melhorar a produtividade da sua equipe de atendimento se as pessoas não souberem como fazer e aonde querem chegar? O gestor do setor tem a função de definir quais serão as metas e objetivos que desejam alcançar, além de saber orientar seu time para que atinja os resultados conforme o esperado. 

Para iniciar, faça  uma lista de tarefas das coisas que precisam ser feitas e, em cima disso, alinhar os planos estratégicos, operacionais e toda a organização dessas atividades.

Além disso, quais são as ações necessárias para que sua equipe de atendimento ao cliente conclua sua metas? Analise também esse ponto para que não haja falhas.

Esclareça com sua equipe quais serão os objetivos, metas e prazos de maneira assertiva e mantenha sempre todos bem informados, isso é essencial para que as atividades andem corretamente. Afinal de contas, como melhorar a produtividade da sua equipe de atendimento se você não sabe qual o ponto de partida?

2 Tenha um software de atendimento para mensurar a produtividade da sua equipe

É muito importante mensurar as atividades de atendimento para que você saiba identificar qual a capacidade que sua equipe tem para atender determinada demanda do setor e assim, contribuir para melhorar ainda mais os resultados da empresa. 

Além disso, é preciso entender quais são os colaboradores mais produtivos, qual é a média de atendimento que seu time faz diariamente e, qual será o impacto disso para os negócios da empresa. Sem possuir os dados corretos dos atendimentos, ficará difícil de conseguir definir de maneira certa quais as estratégias e metas de crescimento. 

3 Alinhe os interesses individuais

A melhor maneira de fazer seu time trabalhar em conjunto de verdade, é encontrar um ponto de equilíbrio com os interesses de cada um. Deixar claro que o tempo de cada um é extremamente importante para contribuir com um objetivo maior, faz toda diferença.

Contudo, as metas individuais estabelecidas  também podem se relacionar com o objetivo geral, como comentamos acima. Essa etapa para a gestão de projetos envolve  

E também como as metas individuais podem se relacionar com esse objetivo geral. Esse é um processo que envolve uma descrição clara e determinada de responsabilidades e ajustes de expectativas. Duas razões cruciais para o engajamento da equipe de atendimento. 

4 Utilize a tecnologia a favor da sua empresa

Uma outra maneira excelente de melhorar a produtividade e eficiência da sua equipe, é implementando ferramentas de automações e outras tecnologias que ajudam na otimização dos processos. 

Um exemplo de tecnologia que podemos citar e que está impactando a gestão de pessoas e a produtividade nas empresas, é o controle de ponto digital. Com apenas alguns cliques colaboradores e gestores acompanham a jornada de trabalho online, de maneira rápida e simples.

Como a ideia é aumentar a produtividade, ter resultado e realizar mais atividades em menos tempo com a mesma qualidade, a automação é peça chave para mais ganho de performance em todas as tarefas dos colaboradores.

Ao digitalizar processos, a empresa trabalha de forma integrada e a comunicação interna flui de maneira mais rápida e eficaz.

5 Crie um programa de recompensas

Uma equipe produtiva melhora significativamente para o aumento do faturamento da empresa. Com isso, merece ser recompensada  pelo seu esforço. Nesse caso, uma das maneiras de aumentar a produtividade na empresa, é desenvolvendo programas de recompensas baseados no atingimento de metas, seja ela individual ou da própria equipe.

Estipule as metas, deixando claro quais são os indicadores de performance. Crie um placar, para que cada funcionário possa acompanhar seu próprio desempenho e entender como está o andamento das atividades.

Desperte o espírito de equipe criando atividades que devem ser feitas em grupo, por setores ou intersetoriais. .

6 Ofereça feedbacks constantes

Saber dar feedback e receber, é parte crucial para melhorar a produtividade, sabia? Essa é uma excelente forma de ter uma comunicação clara e assertiva com todos os profissionais envolvidos com a empresa.

Ao nutrir seu time com críticas e sugestões, você estará automaticamente contribuindo para o crescimento profissional dele e também pessoal, estimulando assim, seu aprendizado e reforçando inteligência emocional. 

Além do mais, os feedbacks positivos ou negativos, também impactam muito no desenvolvimento de qualquer gestor, afinal, ninguém nasce sabendo gerir um time de atendimento, não é? 

7 Disponibilize oportunidades de desenvolvimento

Ofereça para sua equipe de atendimento oportunidades de estimular e assumir novos desafios e responsabilidades, isso ajuda o indivíduo a mostrar para os demais da equipe que há oportunidades de aprender mais. Além disso, como líder, apresenta que você está realmente disposto a arriscar e confiar nos demais funcionários para fazer o melhorar. 

Acredite, esse é um ótimo método para fazer sua equipe a melhorar a produtividade num todo. Essas são apenas algumas dicas que podem ajudar muito a sua equipe a melhorar cada vez mais. Se quiser ficar por dentro de mais conteúdos como este, basta acessar nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 3 =