Você gostaria de descobrir que sua empresa está perdendo dinheiro?

Essa pergunta é até meio tosca. É óbvio que ninguém quer perder dinheiro.

Mas e seu eu disser que a maioria das empresas está perdendo dinheiro com pequenos atos, que ao final do mês e do ano, fazem ter um prejuízo considerável?

O pior de tudo: muitas das empresas sabem de sua perda de dinheiro, mas mantem ela porque estão apegadas a processos ou metodologias pouco rentáveis e não se mobilizam para realizar uma verdadeira mudança nas suas rotinas e renda.

Como diz no saber popular. Não adianta trazer de pá, se estão tirando de colherzinha. É preciso estancar de onde está ocorrendo os desperdícios.

Não jogue dinheiro fora

Vamos começar a falar sobre dicas para economia e bom proveito dos recursos financeiros de empresas de TI. Primeiro, entretanto, precisamos definir que existem duas formas de perder dinheiro:

  1. Gastando o que se tem, ou seja, esbanjando;
  2. Deixando de ganhar.

Talvez você possa ter uma visão levemente diferente, mas em geral, as demais formas de perder dinheiro são muito alinhadas com as duas acima, sendo pequenas variações.

Acontece que para sabermos como investir bem nosso dinheiro, precisamos saber o que tira ele de nossas mãos ou o que impede que ele chegue até nós.

Esbanjar dinheiro

Essa talvez seja a forma mais fácil de identificar onde estamos perdendo dinheiro. Existem muitas técnicas, metodologia e é algo que podemos enxergar o dinheiro indo pelo ralo.

Vamos abordar alguns canais pelos quais pode estar escorrendo seu dinheiro e nos quais os prestadores de serviços de TI devem estar atentos.

Ociosidade da equipe técnica

Falando-se em prestadores de serviços, todos sabem que a matéria prima das empresas é a mão de obra.

Desperdício de matéria prima, faz o seu custo de produção ficar muito alto. Por isso devemos estar atento aos eventuais desperdícios.

Sua equipe tem Indicadores de Desempenho? Lembre-se: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”(CARROL, Lewis . Alice no país das maravilhas).

Sua equipe de TI está Motivada? Uma equipe desmotivada tem baixa produtividade e custa muito caro.

Excesso de gestores

Você já deve ter ouvido a expressão “É muito cacique para pouco índio”.

Será que sua empresa não tem muitos gestores? A função do gestor é servir a sua equipe e fazer com que ela seja mais produtiva. Se você quiser saber mais sobre os papéis que esse profissional precisa exercer, veja algumas de nossas Dicas de como ser um bom Gestor.

Mesmo que você tenha vários sócios, isso não quer dizer que eles precisam ser gestores. Algumas pessoas são melhores como especialistas e outras são melhores gestores.

Outra ponto que você precisa analisar, é que promover um especialista a gestor pode ser um tiro no pé. Você pode perder um excelente especialista e contratar um péssimo gestor.

Portanto, analise quais são as necessidades reais de sua equipe sempre que precisar tomar uma decisão como a adição de mais um gestor.

Excesso de burocracia

Seus processos estão assertivos e eficientes?

Você não gasta muito tempo fazendo atividades não produtivas?

O excesso de burocracia e atividades prejudicam os resultados das empresas. Pense nos processos que você executa. Será que não há um jeito mais fácil fazê-los?

Os processos são sempre instituídos na empresa, mas precisamos sempre estar de olho, porque com a evolução, muitos processos podem deixar de fazer sentido, ou ainda podem existir outras formas mais eficientes para tratar.

Vou exemplificar três cenários nos quais o TiFlux pode economizar o tempo do seu time:

  1. Quanto tempo você perde fazendo o relatório de faturamento para enviar ao cliente? Estude possibilidades e veja maneiras mais ágeis e quem sabe até digitais de faturar seus serviços para os clientes.
  2. Você precisa acessar remoto o computador do cliente? Talvez a seguinte fala faça parte de algumas das suas atividades: “Prezado cliente, vá até o site tal e baixe o programa. Me informe os códigos que vou acessar remoto”. Organize seu padrão e tenha uma ferramenta acessível rapidamente e com a qual seus clientes tenham facilidade de se adaptar
  3. Quanto tempo os seus atendentes gastam para transcrever e Abrir os Chamados no seu sistema de Service Desk? Você concorda que o tempo gasto para escutar o cliente e formalizar o chamado no seu sistema não é um tempo produtivo? Busque soluções e metodologias que simplifiquem seus processos e canais de atendimento para acelerar os seus trabalhos!

Gostaria de compartilhar um vídeo para fazer vocês repensarem nas atividades rotineiras que executam. Não percam a oportunidade de mostrar aos seus amigos.

https://www.youtube.com/watch?v=2sqsXESSIRQ&t=19s

É importante que repensemos os nossos processo sempre para que possamos otimizar cada vez mais.

Profissionais especialistas atendendo demandas simples

Por mais que os clientes gostam quando são atendidos por um técnico altamente especialista, isso representa um grande desperdício para sua equipe.

Imagine a seguinte situação. Você está com uma dor de garganta muito forte, então você vai no pronto atendimento e quem atende você na recepção é um Neurocirurgião, daqueles que você só encontra no Hospital Albert Einstein.

É óbvio que esse neurocirurgião tem capacidade técnica para identificar esse problema de garganta inflamada, mas sua especialização não seria melhor utilizada para outras demandas?

Por isso é importante que façamos o Escalonamento dos Chamados, para que os técnicos certos atendam os chamados de acordo com suas especialidades.

Você não sabe o que é escalonamento? Clique aqui para ler nosso artigo.

Perdendo Dinheiro – Deixando de ganhar

Essa é uma forma de perder dinheiro que muitas pessoas não conseguem enxergar, e é óbvio. Se o dinheiro não veio, como saber se perdemos mesmo?

Todos concordam que sempre é possível maximizar nosso faturamento, incrementando a receita. Vamos abordar alguns sinais que um prestador de serviços de TI deve estar atento para identificar oportunidades que ele pode agarrar para maximizar sua receita.

Você já fez Cross Sell nos clientes atuais

Cross sell nada mais é do que vender outros tipos de serviços para um cliente que já consome algum serviço seu. Isso é mais fácil do que prospectar novos clientes.

Qualquer gasto envolvendo marketing ou comunicação é relativamente mais caro do que identificar em seus clientes já conquistados a oportunidade de estreitar os relacionamentos comerciais e fazer novos negócios.

Faça uma tabela contendo em um eixo todos os clientes e no outro todos os serviços que sua empresa oferece. Foque em oferecer os serviços que você já tem, para os clientes que você já tem. O Resultado é incrível.

UpSell nos contratos dos clientes?

UpSell é aumentar os valores dos serviços que você já entrega ao cliente. Estamos falando de analisar o consumo dos contratos dos clientes. Facilmente se encontrarão clientes menos rentáveis e outros mais rentáveis. Tratando-se de serviços recorrentes, ter contratos não rentáveis é uma enorme perda de dinheiro.

Quer dicas de como tornar seus contratos mais rentáveis? Clique aqui e leia nosso artigo.

Você realiza serviços de cortesia?

Lembra do tio ou da tia que pediu para reinstalar o computador? Lembra do dono da empresa que foi atendido em casa recebeu o serviço como um agrado?

Lembra do cliente que reclamou da quantidade de horas usadas e você deu um desconto?

Esses são apenas algumas situações que ocorrem com todas as empresas e prestadores de serviço.

Toda vez que um trabalho for realizado como cortesia, ele também deve ser apontado. Isso porque devem ser mensuradas as horas gastas e que você possa atuar melhor quando estiver fora de controle e acabar se mostrando como uma maneira de continuar perdendo dinheiro.

Seu preço está certo?

É muito importante que saibamos fazer uma Precificação adequada.

Não adianta apenas prestar um excelente serviço, ter uma grande carteira de clientes, é preciso que o valor praticado seja justo. Isso inclui que sua empresa tenha lucro apropriado para a empresa manter-se em crescimento.

Não sabe como precificar o seu serviço? Temos um material sobre isso! Clique aqui para ler um artigo sobre como precificar serviços de TI.

Conquista de novos clientes

Se a sua empresa realiza serviços de qualidade e tem um diferencial, há vários clientes que querem te contratar. Como encontrá-los?

Use a sua base de clientes para conseguir indicações, uma poderosa ferramenta para conquistar clientes.

Quer mais dicas de como conseguir aumentar a carteira de clientes? Clique aqui e leia nosso artigo.

Mais métodos

Esses foram alguns insights que com certeza ajudarão sua empresa a conquistar resultados sensacionais e não ficar perdendo dinheiro.

Nós do TiFlux estamos comprometidos com o sucesso de nossos clientes. A nossa iniciativa do Blog vem de encontro a auxiliar empresas de TI entregando conteúdos adequados para a realidade dos profissionais e gestores.

Gostamos de compartilhar nossas experiências e trocar ideias para que todos possam crescer juntos! =D

Até a próxima!

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