Faturamento de contratos e gestão com o TiFlux

Toda empresa prestadora de serviços precisa ter uma gestão eficiente dos contratos que ela presta para seus clientes. Tão importante quanto isso é o faturamento de contratos. Como cobrar aquilo que foi acordado com os clientes e de onde tirar e comprovar os dados usados na cobrança?

O principal foco desse nosso artigo é atacar uma grande dor de cabeça dos prestadores de serviços de TI, que é o faturamento de seus serviços. Ou seja, quanto você deve cobrar para cada cliente baseado nos acordos comerciais realizados versus a utilização de horas, deslocamentos e demais serviços e custos de sua equipe.

Gestão de Faturamento de Contratos

Você sabia que o TiFlux gerencia e automatiza o faturamento de 6 tipos diferentes de contratos? 

  • Contratos Livres;
  • Contratos de Crédito;
  • Contratos de Crédito Compartilhado;
  • Contratos de Horas;
  • Contratos SaaS/Produto;
  • Contratos por Atendimentos.

Segue uma breve descrição sobre cada um deles:

Contratos Livre

São os mais simples possíveis! Eles possuem um valor fixo para um escopo de atuação da sua equipe. Temos um artigo detalhado sobre seu uso aqui.

Contrato de Crédito

Possuem um crédito para ser usado dentro do ciclo (mensal, bimestral, trimestral, semestral e anual), onde as horas trabalhadas são abatidas do crédito e se houver excedentes o mesmo é calculado fracionado para cobrança. Mais detalhes você encontra nesse artigo sobre contratos de crédito.

Contrato de Crédito Compartilhado

Mesma lógica do contrato de crédito, mas nesse caso são vários contratos compartilhando de um mesmo crédito no ciclo.

Contrato de Horas

Possuem uma quantidade de horas e deslocamentos para ser usado dentro do ciclo (mensal, bimestral, trimestral, semestral e anual), onde as horas e deslocamentos usados são abatidos e se houver excedentes o mesmo é calculado fracionado para cobrança. Temos um artigo falando sobre detalhes desse tipo de contrato. Você pode ler mais sobre isso aqui.

Contrato Saas/Produto

É um contrato do tipo livre, onde poderemos informar o escopo de itens que fazem parte do contrato.

Contrato por Atendimento

Possuem uma quantidade de atendimentos para ser usado dentro do ciclo (mensal, bimestral, trimestral, semestral e anual). Cada chamado é um atendimento e se for excedido é cobrado conforme o valor acordado.

Veja com o TiFlux simplifica o seu dia-a-dia com as tratativas desses tipos de contrato:

Perda de dinheiro sem gestão

Você sabia que a falta de automatização no faturamento de contratos faz você perder dinheiro?

Os serviços manuais de gestão dos contratos são serviços administrativos. A área administrativa é custo, não gera receita. Ela apenas encarece o valor da sua hora técnica fazendo com que seu serviço fique mais caro e diminua o seu lucro e ou faz com que seu preço não seja atraente aos clientes.

O que informar para o TiFlux administrar?

Existem algumas informações que são básicas para o faturamento de contratos, como:

  • Data de início do contrato;
  • Meses para expiração. Importante porque todo contrato de serviço deveria ter uma atualização monetária, seja através do IGPM ou outro índice;
  • Faturamento: Posterior ou Antecipado;
  • Valor;
  • Ciclo de Faturamento;
  • Ciclo de Fechamento. Quando temos contratos que possuem cobrança adicional depois de excedido algo, é importante definir um ciclo de fechamento. Isso nos esclarece quando faremos o cálculo do excedente. No TiFlux você pode calcular os excedentes mensalmente, bimestralmente até anual ( Válido para os casos de contrato de crédito, crédito compartilhado, horas e por atendimento );
  • Valor adicional que será cobrado quando excedido a franquia, seja de horas, crédito ou atendimento;
  • Notificação de vencimento do contrato. Ex: Após 12 meses o contrato vai expirar. É importante 10 dias antes avisar o seu financeiro para que ele faça o reajuste do contrato (IGPM);

Essas são as informações macro que você precisa informar ao TiFlux. Elas são negociadas entre você e seu cliente na proposta comercial. Ao vir para o sistema você precisa apenas informar como foi a negociação e o TiFlux fará todo o calculo para você! =D

Se você precisa redigir um modelo de contrato para assinar com o seu cliente, de uma olhada no nosso artigo sobre redação de contratos, neste linkTemos um modelo pré-pronto que poderá lhe ajudar nessa tarefa! \o/ \o/ \o/ \o/

Como o TiFlux sabe o consumo?

Mais do que permitir o cadastro dos contratos, é importante que você possa confiar no sistema para ele indicar o valor justo da cobrança a ser feita.

Para os contratos com consumo, tudo gira em torno dos Chamados ( Tickets ). Neles são feitos os apontamentos de horas, deslocamentos e outras valorizações. Conforme as regras pré-estabelecidas os contratos esses valores serão faturados em seguida.

Para que você tenha total transparência com seu cliente, o TiFlux possui um processo de revisão dos Chamados. Os mesmos são encaminhados ao faturamento somente após os clientes revisarem( se assim você desejar), podendo haver um prazo máximo de revisão.

IMPORTANTE: Para garantir que não existam divergência no faturamento de contratos, o TiFlux usa como ancoragem para os cálculos a data de revisão dos chamados. Somente quando revisados eles poderão ser faturados, pois após revisão eles não poderão mais sofrer modificações, garantindo a acuracidade dos dados.

Para casos onde não esteja configurada a revisão dos tickets pelos cliente, o TiFlux realiza o faturamento de contratos com base na data de fechamento.

Não usamos a data de abertura nem de apontamento para fins de apontamento pois elas não refletem quando o mesmo foi encerrado e a que competência deveremos emitir o faturamento.

Trabalhamos dentro do TiFlux com ciclos (mensal, bimestral, trimestral, semestral e anual). Sempre que encerrado o ciclo que foi estipulado o mesmo é faturado, sempre usando com base a data de revisão (ou fechamento) dos tickets.

Em ação: o faturamento de contratos

Faturar no TiFlux é one click.

Além disso, você sabia que o TiFlux possui integração para emissão de boletos e nota fiscal? Leia mais sobre a integração aqui para ver como otimizar ainda mais o seu faturamento de contratos.

Caso você queira entrar um pouco mais a fundo na importância de um contrato, temos um artigo interessante que poderá lhe ajudar nesse ponto. Você pode ler ele neste link.

Quer experimentar na prática a gestão com o TiFlux? Cadastre-se agora e tenha 5 dias gratuitos de uso livre do sistema, com nossa equipe totalmente disponível para ajudar no que for necessário.

Você também pode conferir mais sobre o TiFlux na página oficial.

Desejamos todo sucesso a você e sua equipe!

Abraços.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + dezesseis =