Ferramenta de acesso remoto Linux

No mercado de prestação de serviços de TI, uma das ferramentas que é primordial para efetuar os atendimentos, é utilizar uma ferramenta de acesso remoto do Linux para fazer os atendimentos. Ele traz muitas vantagens, como agilidade e também os atendentes conseguem fazer vários atendimentos ao mesmo tempo. 

Devido o Linux ser um sistema operacional gratuito, é muito comum ele ser encontrado em servidores e computadores de empresas, por isso, é muito importante que prestadores de serviços de TI tenham uma ferramenta que faça acesso remoto no sistema operacional Linux.

Nesse artigo vamos abordar algumas ferramentas que fazem acesso remoto Linux.

1. Team Viewer

O Team Viewer é uma das ferramentas mais populares utilizada para acessar remotamente outros sistemas, além disso, ele permite acessar desde sistemas operacionais, como também smartphones. O Team Viewer também permite que o acesso a dispositivos remotos tenham vários usuários e dispositivos simultaneamente.

Ele é uma aplicação de desktop que possibilita a transferência de arquivos para a máquina que se está acessando.

print de visão do team viewer

2. Vinagre

Vinagre é uma alternativa atraente para fazer o acesso remoto Linux, que conta com muitos recursos para controlar e fazer o acesso remoto.

Esta ferramenta está integrada com o ambiente GNOME e, um dos recursos mais interessantes desta ferramenta, é que ele é totalmente compatível com o servidor VNC, por isso pode ter várias conexões abertas ao mesmo tempo. O Vinagre suporta vários protocolos, como o SSH, RDP e VNC.

print de visão do vinagre

3. TiFlux

O TiFlux  é um Sistema Help Desk completo que possui ferramenta para acesso remoto Linux e também para o Windows. Uma das características que chamam a atenção na ferramenta de acesso remoto do Linux do TiFlux, é que o agente faz o monitoramento da máquina que o agente remoto foi instalado e com isso, é possível acompanhar em tempo real o uso de disco, uso do processador e, entre outros

print de visão do acesso remoto linux da TiFlux

4. Remmina

O Remmina é uma ferramenta open-source e aberta para cliente de desktop remoto, essa ferramenta fornece múltiplas funções para que o acesso remoto seja fácil,  sem complicações. Essa ferramenta é desenvolvida em GTK +3, a sua interface é de fácil uso e moderna, além de suportar vários protocolos de rede como VNC,NX, RDP, XDMCP, SPICE, SSH e EXEC. 

print de visão do acesso remoto linux da Remmina

5. TigerVNC

O TigerVNC é uma aplicação universal que não é vinculado somente ao Linux, ele também está disponível para para várias distribuições do Linux como OpenSUSE, Fedora, FreeBSD, Arch Linux, Linux Enterprise, Red Hat Enterprise e SUSE Linux Enterprise o TigerVNC também possui versões para o Windows de 64 e 32 bits.  

Umas das qualidades dessa ferramenta é que saem atualizações e correções constantemente e novos recursos regularmente.

print de visão do acesso remoto linux do TigerVNC

Conclusão

Qualquer um desses aplicativos mencionados acima já será suficiente para acessar um computador Linux remotamente, sem dificuldade alguma. Alguns deles são gratuitos, e os mais completos (ideais para serviços e empresas profissionais de suporte) são acessíveis. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 12 =