Windows 7 sem suporte da Microsoft, e agora?

O fim do ciclo de vida do Windows 7 está chegando. Parece que foi ontem que ele chegou, mas tudo que é bom tem um fim.

A Microsoft comprometeu-se a oferecer 10 anos de suporte de produto para o Windows 7 quando ele foi lançado em 22 de outubro de 2009. Quando esse período de 10 anos terminar, a Microsoft descontinuará o suporte ao Windows 7 para que possamos concentrar nossos investimentos no suporte a tecnologias mais recentes e ótimas experiências novas.

O dia do fim oficial do suporte ao Windows 7 será 14 de janeiro de 2020. Depois disso, a assistência técnica e as atualizações de software do Windows Update que ajudam a proteger seu computador não estarão mais disponíveis para o produto. A Microsoft recomenda fortemente que você faça a transição para o Windows 10 antes de janeiro de 2020 para evitar uma situação em que seja necessário um serviço ou suporte que não estará mais disponível.[1]

Em qualquer caso de problema, não tem mais o que fazer. Prepare-se para não contar mais com os suportes para Windows 7 !

O que fazer quando não temos o suporte a um Sistema Operacional?

Para quem é da área de TI há um bom tempo, esse cenário não é nenhuma novidade. Para os saudosistas: quem não lembra do Windows XP? Para nós que usamos desde o Windows 95, o XP foi um divisor de águas, robusto, leve e funcional, mas que chegou ao fim.

Agora é chegada a vez do Windows 7. Por melhor que seja o sistema operacional, sua tecnologia chega no limite. Há um momento em que é preciso começar do zero com um novo sistema. Não discutiremos se o sistemas que vão restar (Windows 8 e 10) são melhores ou não em relação ao Windows 7. O fato é que existe um ciclo de vida de cada SO. Um sistema antigo sai de cena, deixa saudades para alguns e é substituído por um novo.

Onde entram aqui os prestadores de serviços de TI? Cabe a nós enxergar essa movimentação antecipadamente, fazendo essa “novidade” ser algo positivo para nós. Tudo que acontece é uma oportunidade, podemos decidir se serão para sentar e chorar ou construir algo novo.

O que acontece se eu não quiser tirar meu Windows 7?

É fato que muitas empresas não vão atualizar seus sistemas operacionais antes do dia 14 de Janeiro de 2020… Hoje ainda existem, inclusive, muitas empresas usando o Windows XP e outras versões já descontinuadas. Infelizmente alguns profissionais procrastinam benefícios dos quais eles mesmos podem usufruir!

Sabemos que quem ainda quiser continuar usando esses sistemas estará mais vulnerável a ataques, vírus e outras falhas de segurança, isso sem contar a falta de suporte para algumas aplicações.

Por isso recomenda-se a mudança, haja visto que ataques usando falhas de segurança estão cada vez sendo mais rotineiros.

Como aproveitar essa oportunidade?

Como falado antes, a descontinuidade do Windows 7 pode ser uma oportunidade para sua empresa. Sempre que passamos por um momento de mudança temos a oportunidade de encontrar novas possibilidades. Momentos da nossa vida e de nossas empresas que nos obrigam a mudar alguma coisa tem potencial para serem explorados para algo bom ou ruim.

Vamos pegar por exemplo os profissionais de TI interno. Esses indivíduos podem olhar essa oportunidade por dois prismas:

  • Negativo: “Vou precisar sair reinstalado vários computadores e negociar com a diretoria a compra de licenças que não estavam previstas. Estou ferrado, é muito trabalho!”;
  • Positivo: “Agora ficará muito mais fácil aprovar um plano de investimentos de máquinas novas que estava pendente. Com a necessidade das licenças, fica muito mais barato comprar máquinas novas que já tenham licenças do Windows 10. Essa descontinuidade do Windows 7 caiu como uma luva!”.

Para os prestadores de serviços externos, já surge uma outra oportunidade. Os profissionais dessa área podem aumentar sua venda de licenças, equipamentos e serviços! Seus clientes precisarão atualizar seus equipamentos. O prestador de serviços pode se disponibilizar então para atender essa demanda. Todos podemos nos beneficiar de alguma maneira através dessa descontinuidade. O importante é analisar essa situação assim como outras que podem surgir em nossas vidas: como um copo meio vazio, ou meio cheio.

Benefícios para o cliente

Pelo lado do cliente final, existem benefícios bem claros com a atualização dos Sistemas Operacionais.

Imaginem se ainda hoje o pessoal da equipe financeira estivesse usando o Windows 98?

Quem nunca viu este OS em operação não sabe o que é tela azul. Agora imagine daqui a alguns anos essa situação se repetindo com o Windows 7.

Talvez não consigamos hoje prever quando uma ferramenta se tornará totalmente obsoleta, mas podemos ir nos atualizando. Conforme o próprio mercado apresenta possibilidades melhores para trabalharmos, podemos sair de nossa zona de conforto.Com a troca de um Sistema Operacional temos:

Ganhos de desempenho

Sistemas Operacionais mais atuais são mais robustos e pordem contribuir com melhor performance!

Normalmente os sistemas operacionais acompanham e são acompanhados por uma evolução nos hardwares. A capacidade dos SO tende a usufruir cada vez mais das ferramentas das quais ele pode se aproveitar em sua época. Aqui entra a capacidade dele de aceitar e utilizar softwares mais pesados, equipamentos mais funcionais, etc…

Ganhos de segurança

Alguns sistemas operacionais se tornam rapidamente obsoletos e não acompanham atualizações do mercado. Infelizmente outras coisas no mercado, como técnicas de invasão de dados, vírus e outros malwares continuam evoluindo! Computadores que ficam estagnados em um sistema operacional ficam vulneráveis a essas novas ferramentas maliciosas do mercado.

Produtividade para o usuário final

Muitos softwares só possuem versões atuais para Sistemas Operacionais mais atualizados e robustos. Além disso nunca sabemos quando será lançada uma nova ferramenta que pode mudar nossas maneiras de trabalhar. Por isso é importante mantermos nossos computadores atualizados.

Empresas que contam com melhores computadores (Hardware + Software) possuem um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes. Essa evolução tecnológica, mesmo quando forçada, beneficia toda a cadeia de mercado.

Planejamento é a palavra Chave

Bole um plano e coloque em prática!

Para quem não quer ser pego de surpresa,”Planejamento” é a palavra chave. Não deixe as atualizações para última hora.Haja por livre e espontânea vontade, não por livre e espontânea pressão!

Para quem ainda não se planejou, não tem com o que remediar. Corram atrás do tempo perdido.

Para as empresas que já vem investidos paulatinamente em novos equipamentos, agora faltam poucos equipamentos com Windows 7 para serem desativados.

É bom sempre estarmos atentos a isso. O Windows 8 também vai ser descontinuado e já tem data, você sabia? O Sistema Operacional terá seu suporte até o dia 10 de Janeiro de 2023. Parece longe, mas já está logo aí!

Gostou desse artigo?

Que tal conhecer um pouco mais? Além dos Windows 7, 8, 10 e outros, existem muitos outros SO’s. Que tal conhecer alguns Sistemas Operacionais desconhecidos da maioria das pessoas? Algum deles pode acabar se tornando uma possibilidade para seus clientes ou equipamentos próprios.

Que tal receber conteúdos relevantes sobre TI e Gestão? Se inscreva em nosso blog e fique antenado. Até a próxima!

Fontes citadas: [1] – Support.Microsoft( https://support.microsoft.com/pt-br/help/4057281/windows-7-support-will-end-on-january-14-2020 )

Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *