Otimize Seu Tempo Com Gestão De Ativos

Muitas empresas de TI perdem tempo e dinheiro da equipe com esforços manuais da gestão de ativos. Que tal automatizar alguns processos e liberar seus técnicos para ganharem mais dinheiro e atenderem mais clientes?

Gestão de Ativos de TI Com TiFlux

Uma boa prática que toda empresa deveria adotar é a gestão de ativos de TI. Uma adoção correta da gestão de ativos da TI é uma forma eficiente de reduzir custos, maximizar os lucros e aumentar a produtividade da sua empresa.

Nem todo mundo conhece essa prática e a implanta no seu negócio. Se você está nesse time, chegou a hora de se atualizar.

Otimizar a rotina da empresa deixando-a mais fluida, eficiente e produtiva é um comportamento ideal. É importante frisar que uma boa gestão de ativos resulta na redução de custos e de tempo gasto, por isto é de suma importância que se conheça o cenário dos ativos. 

O que é a gestão de ativos de TI

Dentro do setor de TI os ativos são todos os equipamentos tecnológicos, sistemas e qualquer recurso existente da empresa sejam físicos ou virtual.

A gestão de ativos de TI consiste em um processo para decidir sobre a compra e alienação de sistemas. Abrange, ainda, estratégias de identificação e eliminação de programas pouco utilizados. Realizar o gerenciamento dos ativos de TI também é um desafio, para identificar pontos que necessitam de investimento.

Dentro de um cenário de TI os ativos são :

  • Hardware (Servidores, switches, roteadores);
  • Software (Carga de processamento, backup e utilização de storages);
  • Consumo e Insumos ( Manutenção, segurança, energia elétrica)

No TiFlux

O TiFlux é uma ferramenta completa de Service Desk para ajudar, também, na administração dos ativos de TI. Com ele é possível realizar o inventário de sistemas operacionais Windows, Linux e MAC OSX. Isso ocorre de forma automática e permanente através da instalação de um agente que fará e manterá a coleta dos dados sempre atualizada.

Esse agente instalado nos equipamentos abre um leque de possibilidades dentro de cada plataforma, concedendo a opção de inventário sobre hardware, software, licenças e  sistema operacional. Mesmo para equipamentos que não tenham sistema operacional é possível se integrar o monitoramento, através de outros métodos.

Os agentes instalados permitem também acesso remoto e manutenções em serviços, processos e monitoramentos pró-ativos.

Há uma série de relatórios dos itens citados para se usar e baixar. O TiFlux torna acessíveis os dados necessários para avaliar uma infraestrutura de TI. Isso permite a avaliação de necessidades de upgrades, troca de equipamentos, regularização de software e demais situações. Além disso, o sistema suporta o cadastro de equipamentos, tipos de equipamentos, campos personalizados segmentados e relatórios, ideais para uma gestão de excelência.

Mesmo com um monitoramento automatizado, é necessário ainda que alguns dados para a gestão de ativos sejam preenchidos manualmente. São eles:

  • Data de aquisição: pois não é um dado registrado no software do ativo;
  • Expiração da garantia: definido pela empresa que o vendeu ou um vencimento de monitoramento para a equipe técnica;
  • Arquivos anexos ao equipamento (NF de compra, NF de licença e demais): que podem facilitar para a equipe em caso de necessidade desses documentos;
  • Campos personalizados: são criados e preenchidos internamento pelos técnicos.

Gestão de ativos de backups

Incidentes são recorrentes dentro do cenário da tecnologia da informação. A maioria das equipes de TI possuí então ativos de backups para reduzir o impacto deles. Isso auxilia o ambiente dos clientes a permanecerem funcionando quando há algum problema. A equipe pode optar por alugar um equipamento de backup ao cliente ou acrescentá-lo dentro do contrato da maneira que for mais adequado.

O TiFlux permite o controle de empréstimo de ativos. Tanto os equipamentos disponíveis quanto seus modelos de cobrança são configurados pelo administrador ou qualquer usuário a quem ele conceda permissão.

Os empréstimos de equipamentos são integrados aos chamados do sistema. Uma vez atrelados, o atendimento não pode ser finalizado enquanto não for dada baixa no equipamento. Isso auxilia a equipe a não esquecer de máquinas emprestadas aos clientes, saindo em prejuízo.

Experimente Grátis

Você já sabe o quanto é importante fazer a gestão de ativos e de processos em TI. Para otimizá-la, o TiFlux é baseado na metodologia ITIL, reconhecida como uma das melhores do mercado para equipes de TI. Uma biblioteca de boas práticas incrivelmente bem estruturadas e pensadas.

Lucre mais, otimize seu tempo de atendimento, gerencie sua equipe, integre, acelere e simplifique seus faturamentos. Comece a usar agora e conheça nossa equipe de treinamento e consultoria para trocarmos ideias, entendermos contextos e aplicações do sistema na sua equipe e rotina.


 

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