Gestão do tempo e produtividade: dicas para colocá-la em prática

Tanto na vida pessoal ou no ambiente de trabalho, uma coisa é certa: o tempo parece estar passando muuuuito rápido, não é mesmo? Essa noção na qual temos, é algo engraçado e que pode nos tornar até mesmo improdutivos. E para fazer ter mais produtividade, deve ser feito a gestão do tempo, assim, você conseguirá estar com tudo em dia e ainda tendo mais tempo no trabalho para dar uma pausa ou até mesmo criar outra lista de tarefas.

Mas para ajudar nesse processo, listamos algumas  dicas infalíveis de gerenciamento de tempo para te ajudar nesse desafio e fazer uma boa gestão do tempo.

O que é gestão do tempo?

Antes de iniciar falando sobre as dicas, queremos explicar e deixar claro, o que é gestão do tempo. Acredito que isso deva acontecer muito com você também, perder a atenção rapidamente com diversas coisas, principalmente com o fácil acesso aos smartphones, onde estamos inseridos em diferentes tipos de redes sociais.

E se não bastasse isso, existem diversas outras distrações tecnológicas que nos interrompem no trabalho, como telefonemas ou até mesmo colegas solicitando nossa atenção. Bom, não são poucas e também não param por aí os ladrões que roubam nossa atenção, não é mesmo?  

Ao final do dia ou até mesmo da semana, quando nos deparamos de como foi nossa produtividade, percebemos como nos tomou tempo. 

E de tempos em tempos nos perguntamos: “Por que não consegui cumprir com minhas tarefas, se não parei de trabalhar nem um minuto?”. É uma pergunta normal, que a gente acaba não percebendo que acontece e, isso é muito comum dentro de várias empresas.

Isso pode gerar uma frustração, um cansaço extra e até mesmo levar trabalho para casa final do dia ou até mesmo nos finais de semana. E se isso estiver acontecendo, está na hora de parar e rever a situação. É um grande sinal da falta de uma gestão do tempo no trabalho.

Contudo, a gestão do tempo pode ser definida como um processo para se organizar e planejar a divisão de cada atividade do dia a dia que precisam ser feitas para executar durante a semana.  

A grande vantagem da gestão do tempo é que, quando é feita de maneira certa, ela permite que você trabalhe de forma inteligente e faça mais em menos tempo, mesmo quando o prazo está apertado ou você trabalha sob pressão. 

Qual a importância da gestão do tempo?

A importância de realizar a gestão do tempo vem de você conseguir fazer a gestão de tempo e conseguir se organizar com cada atividade a ser realizada na semana. 

Só que o pior disso, é quando a gestão é feita errada e acaba prejudicando não apenas a produtividade no trabalho, mas também na saúde, causando frustrações, estresse, mau humor, perda do sono por não ter conseguido concluir uma função, ou até outras piores, levando a tratamentos médicos. 

Esses efeitos negativos ajudam a provar a importância de se colocar em prática bons hábitos de gestão do tempo. É necessário efetuar essa prática para poder ajudar na organização e conclusão das tarefas de forma ágil e com qualidade.

Vantagens de realizar uma boa gestão do tempo

Mudar nossos hábitos e rotinas, seja no ambiente de trabalho ou fora dele, nunca foi algo fácil, certo? Mas saber planejar e distribuir bem seu tempo pode gerar inúmeros benefícios, impactando no que comentamos acima, a saúde, produtividade e até outros pontos relacionados a vida profissional. 

E para mostrar pra vocês quais são essas vantagens que podem mudar sua vida, separamos abaixo, confira!

  • Diminui significativamente o estresse: Quando conseguimos ajustar  nosso cronograma de tarefas, automaticamente a redução no estresse e ansiedade diminuem. Você consegue fazer as coisas com mais tranquilidade e menos pressão.
  • Mais tempo livre: Sabendo gerir bem seu tempo, com certeza o ganho de tempo livre se torna frequente, nesse meio tempo você consegue dar uma pausa, não fazer as coisas com pressa e ainda ter tempo pra fazer outras atividades pessoais que surgirem.
  • Maior produtividade e eficiência: Gestão do tempo é conseguir maior ganho com produtividade e ainda fazer de maneira eficiente, com qualidade, desperdiçando menos o tempo.
  • Melhor reputação e reconhecimento profissional: A gestão do tempo é, sem dúvidas, uma qualidade fundamental para profissionais que queiram ter mais sucesso. Ter a capacidade de priorizar e agendar tarefas é extremamente desejável para qualquer organização. Com isso, cada vez mais você ganha reconhecimento por conseguir dar conta de todo o recado, sem precisar extrapolar sua cabeça. 
  • Capacidade de realizar objetivos: A gestão inteligente do tempo permite atingir metas e objetivos pessoais ou profissionais em um período de tempo mais curto.

Dicas para colocar em prática a gestão do tempo

Para ser capaz de fazer uma gestão de tempo eficiente e ser mais produtivo, preparamos algumas dicas simples que poderão te ajudar nesse processo, veja o que pode ser feito para alavancar sua vida profissional:

  • Faça um planejamento estratégico;
  • Estabeleça metas e objetivos; 
  • Defina prazos; 
  • Saiba dizer “não”; 
  • Priorize as atividades propostas;
  • Utilize um tempo em cada atividade e concentre-se em uma por vez.

Faça um planejamento estratégico

Planeje seus dias e semanas com antecedência e prepare uma lista de tarefas que você julga importante e urgente para realizar e após, defina um prazo para completar cada atividade.

Estabeleça metas e objetivos

Estabelecer metas e objetivos é a melhor maneira de alcançar os resultados esperados. É definindo o caminho certo que você irá aumentar as possibilidades de ter sucesso. Um ótima forma de começar, é usar o método SMART para te ajudar a ver as coisas de forma mais clara e assertiva. 

Defina prazos

Definir os prazos de cada atividade é a melhor maneira de ser bem organizado e ter produtividade no que for fazer. Uma tarefa sem prazo, provavelmente irá lhe frustrar muito. Faça uma análise verdadeira sobre o tempo de dedicação que uma tarefa específica exige. 

Saiba dizer “não”

Não conseguimos abraçar o mundo, não é mesmo? Por isso, saiba dizer não para alguns pedidos. É ótimo a gente dizer sim para diferentes responsabilidades, mas precisamos ter limites para não sobrecarregar as funções do dia a dia. 

Priorize as atividades propostas

É de suma importância saber priorizar as tarefas conforme a importância e a urgência de cada uma. Saber delegar tarefas que tenham mais prioridade é um passo importante. Além disso, a chave para potencializar sua eficiência é escolher as tarefas que contribuem para a maioria dos seus ganhos.

tempo para cada atividade, concentre-se em uma por vez

Não tem porque se dedicar um dia inteiro em uma tarefa que pode ser finalizada em bem menos tempo, não é? Geralmente gastamos mais do que o necessário para executar uma atividade, e isso pode prejudicar, e muito. Mas, para fugir disso, basta encontrar uma boa prática para realizar cada função em determinado tempo.

Agora que você já sabe como melhorar sua produtividade, que tal conferir nosso blog e ficar por dentro de mais conteúdos feito este? Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário pra nós.

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