[Guia] Como fazer um pós-venda de qualidade e matador!

Pode até parecer simples, mas fazer pós-venda com eficiência e qualidade exigem alguns esforços. Se você, que é empreendedor ou trabalha na área de atendimento de uma empresa, quer entender melhor como criar um relacionamento e gerar ainda mais satisfação do cliente, este artigo é para você. 

Entrar em contato com o cliente após uma venda, é fundamental. O pós-venda trata-se exatamente disso, a etapa em que seu cliente compra algum produto ou serviço seu e logo após um tempo, você conversa com ele para saber informações sobre a satisfação do produto/serviço, atendimento e entre outras.

Um exemplo, é citar sobre os contatos enviados por e-mail, oferecendo um cupom de desconto para a segunda compra ou, no mês de aniversário. Isso se chama fidelizá-lo. Uma prática essencial para utilizar em seu negócio. 

Mas então, se você quer entender como fazer pós-venda de qualidade e matador, acompanhe o post feito exclusivamente para você com várias estratégias. 

Elaborar pesquisas de satisfação

Uma ótima maneira de iniciar sua estratégia de pós-vendas, é criar uma pesquisa de satisfação para captar o que seu cliente pensa sobre sua marca, receber um feedback, seja ele bom ou ruim. 

Nessa pesquisa de satisfação, você poderá explorar diversas questões, como a qualidade do atendimento e do seu produto, os pontos altos e baixos do processo de vendas, o custo-benefício, entre outras. Sabendo dessa perspectiva do cliente, será muito mais fácil criar estratégias para fidelizar clientes de uma maneira muito mais assertiva.  

São críticas, sugestões e elogios que farão que sua empresa cresça cada vez mais. Por esse motivo, quando sua equipe de vendas e atendimento ao cliente mostra-se disposta a realmente ouvir o que consumido tem a dizer, ele se sentirá muito valorizado. Além disso, ele irá promover sua marca de forma gratuita, o famoso boca a boca que tanto estamos acostumados a ouvir.

Atenda seu cliente de maneira excepcional

Pode parecer algo simples, mas atender seu cliente de maneira exclusiva e atenciosa faz toda a diferença. Não importa o tipo de negócio é, toda marca precisa oferecer um excelência em atendimento ao cliente desde o primeiro contato do consumidor até o pós-venda.

Para facilitar, crie canais de atendimento que funcionem para sua empresa, faça uma pesquisa com seu consumidor para entender qual é o meio onde ele mais está ativo e, tenha opções diferentes de transmitir uma conversa com ele. 

Agora que você já conhece bem seu cliente, sabe o que ele comprou, como ele comprou e sua satisfação com a compra. É importante usufruir de tudo o que já aprendeu sobre ele para continuar atendendo-o bem mesmo depois da compra, viu?

Nutre seu cliente com conteúdos relevantes

Agregar valor para seu consumidor é um fator chave para obter ainda mais sucesso na sua empresa. Para manter o relacionamento com o cliente, é importante nutrir com conteúdos relevantes, estar sempre em contato com ele para que em algum momento, ele possa voltar a comprar com você. 

Para ajudar nesse assunto, o ideal é investir em uma boa estratégia de conteúdo para cativar cada vez mais seu consumidor. Isso nada mais é do que a produção de conteúdo educativo e com qualidade, com o objetivo de sanar dúvidas e tratar sobre assuntos relevantes para o público-alvo.

Você poderá oferecer em diferentes formatos e disponibilizar de maneira gratuita, como vídeos, artigos de blog, infográficos, e-book e entre outros tipos para melhorar ainda mais o posicionamento de marca. Nesse caso, o mais indicado é que  80% do seu conteúdo seja de uso informativo, e o restante, 20% sobre o produto e vendas.

Criar ações em momentos e datas especiais

No pós-venda também é possível aproveitar os momentos especiais, como aniversário e datas comemorativas para tentar encantar seu cliente. Afinal de contas, quem não ficaria feliz recebendo um super desconto na data de aniversário ou até mesmo brindes em outras datas?  

Aposte nesse tipo de ação e veja seu cliente satisfeito com a sua marca, se sentindo especial. 

Ofereça exclusividades

Oferecer ofertas exclusivas vai muito além de apenas adquirir algo com precinho camarada ou até mesmo vindo de brindes extras, mas, sim, é uma excelente forma de garantir experiência. Isso é o que você deve ter em mente sempre quando desenvolver estratégias para proporcionar vantagens exclusivas para os seus clientes.

Para ajudar nessa etapa, listamos diversas alternativas. Mas lembrando que é apenas para quem já é cliente da sua empresa, ok?

  • Divulgação de lançamentos com prioridade;
  • Ofertas especiais;
  • Descontos exclusivos;
  • Convites para coquetéis de lançamento.
  • Brindes especiais;
  • Além de conteúdos exclusivos.

A grande ideia dessa ação, é fazer com que seu potencial cliente se sinta importante e exclusivo, fazendo parte de um grupo diferenciado. 

Capacite seu time 

Esse é um dos pontos mais importantes, porque de nada adianta tentar aplicar as dicas acima, se você não tiver um time comercial bem capacitado e estruturado. Por isso, invista sempre em cursos, palestras e eventos para manter sua equipe sempre atualizada e na frente do mercado.

Conclusão

Conforme tudo que abordamos no conteúdo, é possível afirmar que a comunicação clara e exclusiva com seu cliente faz toda diferença para fidelizá-lo e, assim, passar que sua marca realmente se preocupa com ele.

Aposte em nossas dicas de como ter um pós-venda eficaz e você terá ainda mais sucesso em sua organização. 

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