A indústria 4.0 pode tirar nossos trabalhos?

Neste ano um dos assuntos mais comentados numa das maiores feiras de tecnologia industrial do mundo foi a indústria 4.0. Estamos falando da Hannover Messe que aconteceu no dia 01 de Abril de 2019 na cidade alemã Hanôver. Muito foi falado sobre como as empresas vão se adaptar a esse momento histórico conhecido como quarta revolução industrial. Como conectaremos o chão de fábrica à nuvem e coletar dados importantes para o mercado? Pessoas perderão seus empregos? Os robôs podem tirar o trabalho da TI nas questões de infraestrutura e manutenção?

Indústria 4.0

Quando dizemos Indústria 4.0 estamos nos referindo a um modelo de indústria. Ele engloba as principais inovações tecnológicas, do controle, automação e tecnologia da informação aplicadas até os processos de manufatura. Ele abrange vários pilares da tecnologia, principalmente os sistemas relacionados a IoT (Internet das Coisas), Big Data e Inteligência Artificial.

Já existem indústrias se adaptando ao modelo 4.0. Um exemplo disso são as empresas Bosch e a Volkswagen. Elas visam principalmente a alta taxa de produtividade. Buscam coletar dados e tratá-los instantaneamente, usando Inteligência Artificial para melhorar as tomadas de decisão.

Sabemos que tanta evolução na automação irá afetar diretamente os profissionais que atuam nessas empresas. Será que enxergamos com clareza como isso irá acontecer?

Os robôs vão substituir o meu trabalho?

Essa é uma pergunta muito comum, até mesmo na área de TI, e a resposta dela é simples:

Precisamos nos adaptar às mudanças. As fábricas e empresas vão ficar cada vez mais automatizadas, novas demandas surgirão enquanto outras vão deixar de existir. Quando nos referimos aos trabalhos manuais e repetitivos, esses já vem sendo substituídos. Com a indústria 4.0 isso vai continuar, em uma velocidade cada vez maior.

As demandas na parte de desenvolvimento e pesquisa vão oferecer muitas oportunidades, principalmente para os profissionais que são tecnicamente capacitados. O segredo para permanecer sempre ativo é se atualizar sempre. Devemos estudar as novas tecnologias para não ficarmos para trás nesse mercado que promete muita competitividade.

Pequenas empresas

Se engana quem acredita que as pequenas empresas estão fora desse processo de adaptação, como essa mudança representa uma grande evolução no quesito produtividade, se as empresas também não se adaptarem a indústria 4.0 vão ficar para trás e não vão conseguir competir com as empresas que se adaptaram.

Um outro motivo para isso acontecer é a produção flexível, com a massa de dados coletados vai ser possível visualizar as tendências de mercado e colocar um novo produto ou funcionalidade de um produto já existente em sua linha de produção de uma forma muito rápida. Isso é muito vantajoso tanto para as empresas quanto para os clientes, muitas pessoas tem um certo receio do que há por vir, mas é tudo uma questão de adaptação.

Já está preparado?

A conclusão de tudo isso é que devemos estar sempre em evolução. Se a tecnologia se reinventa, nós como profissionais também precisamos nos reinventarmos para aproveitar e surfar junto essa onda. =D

Aqui em nosso Blog você encontra muito conteúdo para otimizar seu trabalho, melhorar a forma de gestão e ser cada vez mais produtivo.

Se ainda não se inscreveu, inscreva-se e não fique por fora, é muito importante estar sempre antenado e buscando novas informações.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × quatro =