Inteligência Artificial

Assistente em Inteligência Artificial
Você está preparado para ter a Inteligência Artificial como colega de trabalho?

Um do assuntos mais comentados no mundo da tecnologia é, com certeza, a Inteligência Artificial (IA). Hoje em dia muitos produtos e serviços que usamos no dia a dia já possuem essa tecnologia, por exemplo:

  • A Assistente pessoal da Microsoft, Cortana, presente nos sistemas operacionais do Windows;
  • O piloto automático da fabricante californiana de automóveis Tesla. O passageiro insere o destino desejado e o carro vai sozinho até lá, sem interação do motorista.

Estes são só 2 exemplos muito conhecidos mas existem muitos outros serviços e produtos utilizando inteligência artificial para ajudar seus clientes.

A IA consiste em que máquinas executem atividades sem a interação humana, como seres humanos. Isso torna o assunto muito comentado e, podemos dizer, delicado.

O Início

As primeiras pesquisas sobre inteligência artificial aconteceram em 1940, durante a segunda guerra mundial. Uma das motivações para explorar essa área foi a necessidade de impulsionar a tecnologia bélica devido à grande guerra. Nesse cenário, cientistas estavam procurando novas funcionalidades para o computador, que ainda era um projeto.

Com o passar dos anos a inteligência artificial se expandiu para várias áreas de estudo. Nos anos 60 iniciaram-se os estudos para imitar as redes neurais humanas. Iniciaram aqui as pesquisas para que máquinas começassem a executar tarefas complexas, raciocinando sobre elas por conta própria.

Em 1990 as pesquisas deram um impulso que permitiu serem criadas tecnologias para uso cotidianos das pessoas.

Inteligência Artificial Atualmente

Nos dias atuais é muito comum a inteligência artificial estar presente em linhas de produção de fábricas. É comum montadoras de automóveis utilizarem robôs para montar automóveis. Também está se popularizando a utilização de assistentes virtuais como o Cartana da Microsoft e a Siri da Apple. Ao dizer que se deseja, por exemplo, a execução de um aplicativo, elas entendem e executam a aplicação para você.

A quarta revolução industrial está ajudando a Inteligência Artificial a crescer  pois a Inteligência Artificial é um dos pilares da Indústria 4.0. A maneira que ela afeta os relacionamentos de produção e consumo são bem nítidos nessa vertente da TI.

A competição entre empresas está cada vez mais acirradas e a inteligência artificial está ajudando empresas a produzirem mais em menos tempo. Isso aumenta a competição entre as empresas e os consumidores são quem ganha com isso.

A inteligência artificial está muito comum na internet. Há robôs que monitoram os preços de produtos de várias lojas online e lhe mostram propagandas de produtos de acordo com o seu histórico de visitas em lojas online e também lhe avisam quando o preço baixa de um produto que você visitou várias vezes. Enfim, a IA está em toda a nossa volta e auxiliando nas mais diversas atividades.

Substituição de Mão de Obra

Um assuntos polêmico sobre a inteligência artificial é a substituição da mão de obra, onde robôs/sistemas substituem os humanos. Muitos ainda não acreditam nisso mas o risco é bem real e essa substituição já está começando a acontecer.

A PricewaterhouseCoopers fez um levantamento sobre o impacto da tecnologia no mercado. Até 2030 os robôs irão substituir pelo menos 38% dos trabalhadores das vagas disponíveis nos Estados Unidos, 30% no Reino Unido e 21% no Japão.

Há outro exemplo que mostra como essa substituição está chegando mais rápido do que imaginamos. Grandes empresas da Tecnologia como Microsoft, IBM e Amazon já estão usando a Inteligência artificial para criarem produtos e soluções. A Amazon já possui lojas sem vendedores. Seus clientes pegam os produtos da prateleira e eles são debitados de suas contas. Caso o produto seja devolvido para a prateleira, ele é retirado do carrinho de compras!

Com o crescimento desse formato de lojas haverá um grande número de profissionais desempregados. Por isso que existe uma grande discussão sobre o uso de inteligência artificial.

Você precisa se preocupar? Bem, há sim trabalhos e processos que ficarão obsoletos no explodir da indústria 4.0. Mas também há muita oportunidade para frente. A grande e principal vantagem é que vagas e modelos de trabalho que muitas vezes “aguentar” por obrigação podem ser substituídos por oportunidades mais técnicas e otimizadas. Há muitas realidades que podem melhorar e recorrer a melhores trabalhos com isso.

Inteligência artificial no futuro

É inevitável que o uso da inteligência artificial só vai crescer. As empresas estão sempre buscando melhorar suas operações e soluções para gerar mais qualidade em seus produtos e baratear o custo de produção. Com isso nós teremos serviços mais inteligentes e ágeis, melhorando a experiência dos clientes. Os exemplos citados, como o carro autônomo da Tesla ou a loja sem atendentes da Amazon, mostrar que as pessoas que já testaram isso ficaram encantadas.

Como usuários finais, queremos muito experimentar essas novas soluções e tecnologias. Enquanto profissionais, no entanto, devemos estar antenados para nos reposicionar e não sermos prejudicados pelas novos tecnologias. Suas possíveis aplicações são inúmeras. Com o passar dos anos a IA será mais e mais comum no cotidiano das pessoas, com soluções criativas que vão facilitar cada vez mais a vida das pessoas. As nossas estarão entre elas?

Gostou deste artigo? Se inscreve em nosso blog e esteja sempre antenado. Até a próxima =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *