Como evitar invasões de hackers

Com a evolução da tecnologia e as novas formas de armazenamento de documentos, as preocupações e cuidados também mudaram. Hoje, o medo não é mais que os papéis peguem fogo ou molhem. A preocupação está em como evitar invasões de hackers e manter a segurança de informações sigilosas.

Isso mesmo, os arquivos de papel deram espaço aos arquivos digitais. Estes ficam armazenados em pastas na nuvem ou no HD de computadores. Logo, um cuidado básico é como garantir que invasores não terão acesso aos documentos.

A boa notícia é que quando você guarda arquivos com ajuda da computação em nuvem, só precisa se preocupar em manter sua senha segura. Isso porque a segurança contra invasões de hackers é feita pela empresa que lhe presta o serviço de armazenamento.

Caso Hillary Clinton, 2016

Mas não é tão simples assim e é necessário ter cuidado para não facilitar a vida dos invasores. Lembre-se que basta um descuido para ocorrerem as invasões de hackers.

Um caso que ficou conhecido no mundo todo, por exemplo, foi nas eleições americanas de 2016. John Podesta, que era presidente de campanha da Hillary Clinton, recebeu um email que parecia ser do google com um link para mudar a senha. Ao clicar e mudar a senha ele acabou entregando essa chave de acesso da conta para um grupo de hackers. Pouco tempo depois eles divulgaram informações sigilosas sobre a estratégia de campanha e conversas com a própria Hillary Clinton.

Dicas para evitar invasões de hackers

Saiba que é totalmente possível garantir a segurança da informação e impedir a invasão de hackers. Para isso é muito importante que os usuários saibam de onde essas ameaças podem vir e evitar cair  em armadilhas que possam infectar a máquina.

Conheça alguns dos golpes  mais comuns que os invasores costumam utilizar:

Falsos e-mails

A maneira mais comum de infectar um computador é por meio de e-mails que geralmente vem com mensagens falsas usando o nome de grandes empresas solicitando que você faça o download de um arquivo em anexo ou que acesse um link.

Aplicativos mal intencionados

Com o número crescente de usuários utilizando smartphones, a quantidade de download de aplicativos não pára de aumentar. Com isso os hackers acabam criando aplicativos como ferramentas ou até mesmo jogos e acabam invadindo dispositivos móveis com facilidade. Essas invasões de hackers consegue extrair informações bancárias, senhas e outras informações que o usuário possui no dispositivo móvel.

Sites falsos que simulam sites oficiais

Essa é uma prática comum para roubar login e senha de usuários. Os invasores enviam links por e-mail ou até mesmo criam propagandas enganosas que acabam redirecionando os usuários para uma página falsa, idêntica a um endereço oficial, que exige os dados de login dessa pessoa. Por isso é essencial sempre verificar o endereço antes de inserir suas informações.

Um grande aliado dos invasores é a curiosidade dos usuários e é isso que os criminosos exploram para cometer seus crimes. Por isso todo cuidado é pouco na internet, sempre verifique os endereços no navegador, também desconfie de links em e-mails e verifique sempre o remetente.

Antivírus, Spy e Phishing

Outro cuidado importante para evitar a invasões de hackers é ter ferramentas de seguranças como antivírus, anti-spyware e antiphishing. Além de  proteger contra invasores, esses programas informam sempre que houver sites e e-mails suspeitos. Mantenha essas ferramentas atualizadas!

Por fim, ter cuidado ao utilizar o seu computador ou smartphone na internet é muito importante pois são tecnologias poderosas em suas mãos. Muitas vezes, sem querer, você insere informações sobre sua vida pessoal, financeira e profissional. Devemos ter ferramentas que nos ajudem a se proteger, mas também ter cuidado e atenção redobrada, tudo para evitar invasões de hackers e não cair em armadilhas na internet.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =