Como gerir inventário de Software no TiFlux?

Ao trabalhar com TI os computadores dos clientes são recursos indispensáveis para nosso trabalho. Dentro desses computadores há milhares de arquivos, documentos, fotos, vídeos e aplicativos instalados. Gerir esses aplicativos com um inventário de software, seu uso, contas e licenças é um trabalho comum para os profissionais de tecnologia da informação.

Importância de gerir inventário de software

Quando fazemos o inventário de software de um recurso, listamos todo aplicativo instalado nele. Através dessa listagem é possível se tomar várias decisões para a empresa a qual pertence a máquina.

Podem haver máquinas sem espaço livre, ocupadas por softwares não utilizados pelo setor a qual elas pertencem. Podem haver softwares maliciosos instalados acidentalmente ou com vírus, que podem ser descobertos em um inventário.

O inventário de software também registra a versão de cada aplicativo instalado. É possível acompanhar suas atualizações e até manter históricos registrados para saber quando eles foram atualizados. Isso é inclusive muito útil para verificação da situação do antivírus instalado.

Agente Inteligente

O TiFlux permite que os usuários façam o inventário de software e outros detalhes através de um agente inteligente. É um software que, instalado nos computadores dos clientes, carrega seus dados de software e hardware para acompanhamento técnico.

O Agente do TiFlux possuí versões para Linux, Windows e MAC e é exclusivo para cada cliente. Além de inventário ele também permite a abertura de chamados dos clientes e um chat em tempo real com os atendentes que estiverem online no sistema.

Download do agente no TiFlux – é possível enviar o link para seus clientes baixarem

Leitura automática de recurso

A instalação do agente pode ser feita diretamente pelos clientes, pois é extremamente simples. Após essa instalação o sistema já carrega

através do agente são coletados os processos que rodam no recurso e monitoramento de capacidade e processamento.

O Inventário de Software

Na listagem de softwares do sistema é possível ver vários dados do computador. Os aplicativos instalados, seus fornecedores e versões instaladas.

A partir daqui a visualização é fácil de ser analisada. O caso de antivírus aparece na visão do sistema, que apresenta os principais dados do SO.

Listagem de Softwares instalados no recurso
Visão de Inventário do Sistema

Cadastro de licenças

As licenças presentes no recurso são cadastradas manualmente pelos usuários. Controle visual de quando serão expiradas.

Outras informações do recurso

O agente inteligente do TiFlux, além do inventário de software, registra os dados de hardware do recurso.

O Sistema traz os dados SMART do disco, impressoras, redes e detalhes da placa mãe, processador e memória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *