O que é Home Office e Como trabalhar?

Presumo que todos nós já cogitamos trabalhar em nossas casas, a maioria conhece ou ou já ouviu falar de pessoas que ganham a vida sem sair de casa. Elas vivem o que conhecemos como Home Office. 

Com o escritório dentro da sua casa, freelancers, trabalhadores independentes são os que mais aderem o trabalho remoto. Mas ultimamente empresas têm repensado a ideia de  liberar funcionários para começarem a trabalhar de suas próprias casas.

O fato dos profissionais passarem horas trancados no trânsito se deslocando até o local de trabalho, é um motivo levado muito em consideração, visto que esse tempo desperdiçado poderia estar sendo bem mais aproveitado. 

Sem contar que poder ser uma alternativa bem atraente aos empregadores devido aos gastos, principalmente empresas situadas em cidades grandes, gerando uma economia de água, luz, vale transporte para os funcionários, limpeza do ambiente e etc.

Home Office Forçado

Atualmente (Março de 2020) o mundo vem sendo mobilizado pelo COVID-19. Não apenas no Brasil mas ao redor de todos os 5 continentes medidas de restrições vêm sendo tomadas. A mais impactante com certeza é a famosa quarentena que acaba deixando os profissionais de mãos atadas por não poderem sair de casa forçando-os a trazer o trabalho para dentro de casa. 

Sabemos que o ser humano foi feito para se adaptar a ambientes, realidades diferentes e desafios. Com essa perspectiva e considerando nossa atual realidade a maioria das empresas estão se adaptando ao trabalho remoto na medida do possível, não é uma tarefa fácil! Essa realidade que cada vez será mais comum, demanda disciplina foco e organização, algo que nem todos os funcionários irão ter neste período até porque nem todos estão acostumados e aptos para essa realidade. 

Pensando nisso criamos esse artigo para te ajudar, profissional que está preocupado com seu desempenho e produtividade nessa nova experiência que é fazer Home Office.

Ilustração de casa para Home Office

Home office ou Home dormice?

A cena que passa na sua mente provavelmente é aquela de você acordando tarde e pulando para o escritório de pijama não é mesmo? Bom não podemos negar que trabalhar em casa nos gera um conforto muito bem vindo e uma grande liberdade, privilégios e uma melhor qualidade de vida que realmente nos faz pensar na possibilidade de abandonar a rotina do escritório. 

Existem casos e casos. Há quem trabalha por conta própria e realmente acaba configurando seu próprio horário mas também aqueles que seguem uma carga horária de trabalho e precisam estruturar uma rotina. Aquele que faz o seu próprio horário também não pode fugir da rotina e disciplina apesar de ter mais flexibilidade.

Vou te contar um segredo…

Sabe aquela cena que você imaginou ali em cima? Aquela de ir trabalhar com o pijaminha quentinho? Bom…essa ideia é um pesadelo para sua produtividade e desempenho, se você quiser ser bem sucedido trabalhando em casa você precisará se conscientizar e colocar certas ideias dentro da sua cabeça.

Temos que considerar que esse novo estilo de vida não irá se materializar de um dia para o outro mas com ajuda e algumas dicas você poderá deixar a distração de lado, manter o foco e entregar resultados satisfatórios para seus chefes e superiores, provando sua autodisciplina e capacidade.

A seguir vamos dar algumas dicas essenciais de como garantir sua produtividade nessa modalidade de trabalho:

Dica 1 – Trabalhe seu psicológico e crie uma rotina!

Não adianta ficar adiando o despertador! 

O simples fato de você levantar no horário estabelecido, abandonar o pijama, tomar um banho para acordar e colocar uma roupa do dia a dia ou até mesmo o uniforme, trabalha com seu psicológico em prol da produtividade. Você irá trabalhar e nada será diferente. 

Prepare seu café da manhã, aproveite para ler um livro ou até mesmo faça seus exercícios e comece a colocar sua mente para funcionar. O Segredo é não dar margem para preguiça e procrastinação.

Estabeleça uma rotina, Que horas você vai começar a trabalhar? Qual será os horários de intervalos? Quais são as prioridades?  

Fazendo tudo isso seu cérebro criará os gatilhos mentais para entender que você está trabalhando e não em casa à lazer.

Dica 2 – Local ideal

Sofá?? Rede? Cama?? MUITO MENOS A CAMA!

Está fora de cogitação qualquer lugar que passe dos limites de conforto, você não quer acordar 3h depois sem saber o que aconteceu e com torcicolo kkkkkkk

Ter o escritório em casa demanda organização e ponderação, não pode ser em qualquer canto confortável. Eu sei que o sofá tem um magnetismo especial! 

A dica é: fique longe das distrações, TV, crianças, comida e, se possível, até do celular ou pelo menos silencie as notificações. É importante escolher um lugar isolado de preferência um cômodo da casa que outras pessoas não dependam muito dele, o ideal é que não tenha barulho para facilitar a concentração. 

Boa iluminação é indispensável para não ter perigo de você ser derrotado pelo sono. 

O conforto não deixa de ser importante, ter uma cadeira boa, uma mesa versátil…A ideia é tentar ao máximo ter a infraestrutura que o escritório da empresa te oferece para você não sentir muita diferença.  

Dica 3 – Organização e prioridades 

Daí você lembra da louça na pia, do lixo que precisa ser tirado, da roupa que precisa ir para a máquina de lavar e mais mil e um afazeres que sua casa e vida pessoal demanda.

Tente ao máximo separar o que é tarefas pessoais e tarefas do trabalho! As tarefas da casa podem surgir de uma hora pra outra, resista a tentação…o que você faria se estivesse no escritório a alguns KM de sua casa?? Isso mesmo! Absolutamente nada!! Em seu horário de trabalho faça de conta que você não está em casa.

Prioridades

Por isso a importância da rotina (Dica 1), tudo fica mais organizado quando você estabelece um horário para que as tarefas sejam realizadas. 

Um conselho é você fazer 2 listas uma relacionada ao trabalho e a outra a casa, em seguida estabeleça as prioridades do que tem que ser feito. Na lista do trabalho o que vem como prioridade faça na primeira hora de expediente, assim o seu senso de produtividade aumenta e você entra no ritmo rapidamente. Já as coisas da casa ou coisas pessoais você pode gerir depois com tempo e planejamento. Essa lista pode te fornecer melhor controle em relação a situação ao seu redor. 

É importante que você tenha algum sistema para organizar suas tarefas como o Trello, Monday e Taskworld. Eu diria que esses sistemas servem como bússola para te mostrar e guiar por onde começar e o que fazer. Essencial para uma boa organização!

Dica 4 – Qualidade de vida 

É claro que não pode levar ao extremismo e deixar a bunda colada na cadeira o dia todo. Separe um tempo para se alongar, ir beber uma água e tomar um café da tarde mais caprichado. Brinque e faça carinho no pet mas cuidado para não se distrair muito, é bom dar uma espairecida de vez em quando não de vez em sempre.   

Dica 5 – Comunicação é importante    

Quando estamos dentro de um escritório, toda a equipe está reunida e a comunicação é muito mais fácil e fluente, automaticamente ideias são mais compartilhadas e discutidas. 

Quando o trabalho é feito em casa, o profissional que necessita de interação social pode sofrer com a solidão, mas isso não significa que não haverá contato com sua equipe, muito pelo contrário! É necessário o contato da equipe para o alinhamento das expectativas e para análise de produtividade, principalmente o contato com o gestor para dar feedbacks e entregar os projetos.

Existem inúmeras ferramentas que tem como objetivo conceder uma melhor comunicação aos profissionais seja através de vídeo, foto ou chat, alguns deles são: Slack, Bitrix24, Skype, Hangout, Workplace e até mesmo o Whatsapp. 

Tudo para você ter uma melhor interação com sua equipe onde quer que esteja. Nossa dica é: priorizar sempre a comunicação. Não falte as chamadas de vídeo e responda rapidamente! Quebre a formalidade e mande fotos pra equipe do que você está fazendo, se possível marque saídas pontuais para não perder o contato humano (isso se não estiverem de quarentena né).

Conversa e Interação Home Office

Dica 6 – Reuniões Diárias e Frequentes

A última dica é de extrema importância se você quer manter um alinhamento e uma boa comunicação com sua equipe. 

Através de alguma ferramenta de ligação (Hangout ou Skype) aconselhamos realizar bate papos diários de 15min ou pouco mais com seu time, o objetivo é de apresentar as tarefas feitas no dia anterior e como foi sua produtividade, bem como falar um pouco de quais são suas expectativas para aquele dia e se você precisa que algo tenha que ser feito ou do auxílio de algum colega de trabalho.

Essas reuniões diárias fazem parte de uma metodologia ágil chamada SCRUM, caso queira ler um pouco mais sobre ela acesse nosso artigo sobre Scrum

O importante é não deixar a comunicação de lado e fazer com que o time saiba no que você está trabalhando, deixá-los a parte dos projetos e avanços. Isso pode produzir uma motivação no time e mostrar que apesar de estarem em Home Office, não estão sozinhos! 

Adaptar o Home Office a sua realidade demanda autoconhecimento para saber se há capacidade em você, de levar esse estilo de vida a sério. Ter conhecimento se há disciplina, responsabilidade, comprometimento e as devidas competências sociais em você!

Como diz Victor Hugo, autor de “Os miseráveis”: 

“Tudo quanto aumenta a liberdade, aumenta a responsabilidade.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =