Umas das linguagens mais famosas e fáceis para se programar, com certeza é o HTML (Hypertext Markup Language), essa é uma linguagem base da internet, que é utilizada para desenvolver sites. Ela foi criada para ser uma linguagem de fácil entendimento por seres humanos e também por máquinas.
O HTML foi criado pelo Tim Berners-Lee, quando o HTML começou a ser utilizado para formar a rede pública, começou a ficar mais conhecido ainda entre os desenvolvedores de sites do mundo todo. Alguns anos mais tarde, ele dominou a internet e aperfeiçoou do jeito que conhecemos.
O HTML é uma linguagem toda baseada em marcação, os elementos são marcados e assim mostram quais informações a página deve exibir.
Como funciona o HTML
Quando um usuário entra em um site, o navegador faz a leitura do arquivo da página que está na extensão .html ou .htm e renderiza o conteúdo para que o usuário possa visualizar. Esses arquivos em HTML podem ser visualizados em qualquer navegador como o Google Chrome, Mozilla Firefox ou Safari.
Tags HTML
O código do HTML pode ser escrito em qualquer editor de texto, sem ter a necessidade de utilizar um IDE para fazer a criação de sites. Cada página de HTML consiste em uma série de tags — também podem ser chamados de elementos — esses blocos são a maneira que o HTML faz a marcação dos conteúdos criando uma hierarquia e a estrutura do site dividido por seções, cabeçalhos e parágrafos.
Um exemplo de utilização da tag, é no título do site, que é exibido na página. A tag utilizada para fazer o título é chamada de H1, veja abaixo um exemplo:
<h1> Titulo do site </h1> |
HTML5
Em 2008 surgiu o HTML5, que foi publicado pelo W3C, e ampliou muito as possibilidades para a criação de sites e aplicativos.
Um exemplo do poder do HTML5 é nos formulários de cadastro, que faz a validação de telefone ou e-mail no formato correto, para fazer essas validações antes do HTML5 seria necessário mesclar comandos de HTML, CSS e JavaScript e, com isso, tomaria muito mais tempo do programador, e também tornando a página mais pesada.
Com o HTML5, essa validação já é automática, assim como outras funcionalidades.
Devido a esses avanços e da facilidade para se trabalhar com áudio e vídeo, o HTML5 é o mais forte candidato para ser a tecnologia padrão para o desenvolvimento de aplicações de smartphones e tablets, pois utiliza a mesma linguagem aprovada pelos grandes jogadores do mercado e, é vantajoso para todos. Uma iniciativa dos grandes players é o WebPlatform.
WebPlatform.org
Os concorrentes de longa data Apple, Microsoft, Google e Facebook se tornaram parceiros no site WebPlatform.org. Ele foi lançado com o objetivo de desenvolver uma linguagem uniforme sem o rigor do XHTML e, com isso, a internet inteira sai ganhando.
Existem muitos portais que possuem conteúdos para ajudar desenvolvedores a utilizar o HTML e, um dos mais famosos e completos no mundo é W3schools, que falaremos em seguida.
W3schools
O W3Schools é um site voltado para o aprendizado de tecnologias utilizadas para o desenvolvimento web. No seu conteúdo inclui tutorias de desenvolvimento utilizando tecnologias como HTML, CSS, JSON, JavaScript e muitas outras.
Existem diversos exemplos em todas as linguagens disponíveis e, o usuário também pode editar os exemplos e executar, isso facilita muito o aprendizado. Criado em 1998, o site é executado pela Refsnes Data que está localizado na Noruega.
Exemplo de criação de página HTML
Criar uma página no formato HTML é muito simples, e não necessita a instalação de softwares para escrever o código. Basta você criar uma página apenas utilizando o bloco de notas. Abaixo segue o passo a passo para criar uma página simples utilizando alguns elementos HTML:
1.Abra o bloco do notas do seu computador:
- Abra e feche a tag <HTML> conforme a imagem abaixo:
- Dentro da tag <html> escreva os seguintes elementos conforme a imagem abaixo:
- Após escrever todos os elementos, clique em Arquivo e Salvar Como, coloque o nome que deseja e depois do nome escreva .html e clique em salvar.
- Após salvar a sua página, na pasta destino vai aparecer um ícone no formato HTML:
- Ao localizar o ícone é só executar ele e então a sua página irá abrir no seu navegador padrão:
Você pode inserir mais elementos, como os que mudam as cores das letras e também o fundo de toda a página. Existem muitas opções, para saber mais acesse o W3Schools.
Conclusão
Como você pode perceber, o HTML é bem simples, tanto para desenvolver quanto para entender o código que tenha sido desenvolvido por terceiros, utilizando o W3Schools ou outras páginas com conteúdo educacional para fazer pesquisas você vai conseguir desenvolver páginas cada vez mais dinâmicas sem dificuldade.