Alguns pensamentos modernos acabam entendendo a palavra “lucro” como algo negativo e maldoso. Mas empreendedores, líderes e gestores compreendem qual é a sua verdadeira relação com o mercado e os negócios. Que tal descobrir alguns conselhos que podem maximizá-los e ajudar sua equipe e empresa a obterem mais lucros?

Obtendo Lucro

As pessoas tem um certo cuidado ao mencionar a palavra lucro, como se obter lucro fosse algo vergonhoso. Tirando as instituições sem fins lucrativos, toda empresa é criada para se ter lucro.

Eu fico imaginando o que se passa na cabeça de um futuro empreendedor que economizou por vários anos e teve a ideia e a coragem de empreender.

Ele poderia, ao contrário, colocar esse dinheiro render no banco. Mas ele quis empreender. Suponho que esse empreendedor não quer criar um negócio novo apenas por amor a profissão. Penso que o intuito não é criar uma nova empresa que venha a dar prejuízos financeiros para ele e vir a perder todo o seu investimento inicial. Nem aplicar tempo e esforço que muitas vezes são maiores que o dinheiro moeda investido.

Buscar o lucro é correto

É óbvio que todo empreendedor tem essa coragem e ousadia de empreender porque acredita que sua empresa vai ter lucro e desse novo negócio ele poderá obter maior rendimento do que colocando no banco.

Então por que nós ficamos com vergonha de dizer aos nossos clientes que queremos ter lucro prestando serviços para eles?

Essa é apenas uma pequena reflexão, mas que é importante porque temos que mudar nosso mindset (pensamento interno), nós não temos que fazer papel de miseráveis, somos empresários, não necessariamente ricos de dinheiro, mas de ideais e precisamos ter sim lucro com nossas ideias e esforços. A partir do momento que você se abre e aceita que sua empresa PRECISA ter lucro, você buscará o lucro.

A nossa ideia nesse artigo é lhe dar alguns insights de como você prestador de serviços de TI pode ter lucro atuando com contratos de serviços de TI.

Sistema de Gestão

Converso com muitos empresários do nosso segmento e até de outros segmentos de serviços sobre o tema e percebo que a maioria tem sistemas de gestão, mas será que eles são adequados?

Uma coisa é você ter um sistema de gestão que seja focado na gestão do atendimento, na qualidade de seu serviço, satisfação do cliente, etc. Mas outra coisa é você ter um sistema de gestão que facilite o seu trabalho de faturamento e principalmente que lhe ajude a ter lucro com o seu serviço.

De nada adianta você ter o melhor serviço, clientes fidelizados, mas nas finanças sua empresa vai de mal a pior. Nós do TiFlux entregamos a melhor suíte de trabalho para os prestadores de TI com foco na rentabilidade dos trabalhos, gestão dos contratos e faturamento.

Obviamente que não estamos cego a qualidade dos serviços e a gestão técnica, elas são essenciais, na verdade são default, não tem como você continuar prestando serviço sem qualidade.

Mas convenhamos, sua empresa está recebendo o valor adequado pelos serviços que vem prestando aos clientes? Ou você está no oceano azul onde o que você cobra gera um bom lucro para sua empresa e os seus clientes estão satisfeitos de pagar por esse preço?

Mas como o TiFlux pode me ajudar a faturar mais e melhor?

Vamos lá, primeiro precisamos dizer que não existe uma fórmula mágica, existe sim um fluxo saudável para se ter lucro e é isso que vamos te ensinar aqui. São várias as áreas e abordaremos cada uma com melhores práticas que ajudarão sua empresa a ser mais eficiente.

Controles Administrativos

Você sabia que a falta de automatização na gestão de faturamento faz você perder dinheiro em duas frentes?

Os serviços manuais de gestão dos contratos são serviços administrativos. A área administrativa é custo, não gera receita, ela apenas encarece o valor da sua hora técnica fazendo com que seu serviço fique mais caro e diminua o seu lucro e ou faz com que seu preço não seja atraente aos clientes.

Adicionalmente é comum ocorrer erros nos cálculos do faturamento e você pode estar deixando passar o dinheiro merecido pelo seu esforço.

Fizemos um outro artigo sobre automação da gestão de contratos que pode ajudar sua equipe e ter mais eficácia nessa área.

Precificação dos trabalhos

Basicamente se estamos vendendo acima do custo estamos tendo lucro e abaixo do custo, prejuízo. Mas não é só isso. Precisamos entender como funciona a precificação, a base de toda ela.

Conceitualmente o tempo é a medida mais adequada para você analisar o custo das coisas. Através da mensuração de tempo e convertendo todos para a mesma base você poderá precificar as coisas.

Os seus custos (Aluguel, salários, internet, contador,etc) são custos mensais, mas que facilmente podem ser convertidos em diário e por hora.

Logo, você poderá trazer todos os custos a um valor hora e saberá quanto você deverá cobrar por valor hora trabalhado.

Recomendamos nosso artigo sobre precificação para que você aprenda como precificar o trabalho de sua equipe de forma mais adequada.

Controle e gestão das Atividades

Depois de saber o custo de nossa hora o que devemos fazer?

Sabendo que a hora trabalhada de todo o seus pessoal (repito isso, TODO o seu pessoal) tem um custo e não é de graça, faz todo o sentido você ter o controle e gestão sobre eles.

Como diria Peter Drucker “Se você não pode medir, não pode gerenciar”. Logo o medir é ter controle efetivo sobre onde está sendo gasto as horas de seu pessoal.

Por isso contar com um sistema que permita o apontamento das atividades é essencial para que você possa saber onde estão sendo gastos às horas de seu pessoal.

No TiFlux você conta com um sistema que em tempo de apontamento, seu próprio pessoal informará em que atividade, tipo de hora, contrato e ou projeto estão se dedicando. Dessa forma você conseguirá fazer a exata divisão de onde está sendo investido o tempo. Chega de rateios, os rateios se baseiam em uma média, mas ele gera margens de perdas para ambos os lados. Fazendo a distribuição exata das atividades e custos, você cobrará o valor justo para cada cliente, serviço e projeto.

Escrevemos um outro artigo muito interessante que aborda as funcionalidades do TiFlux nesse sentido, dizendo como você pode classificar as horas e atividades de sua equipe com base na valorização acordada comercialmente com o cliente.

Analise os Ciclos

Cada cliente, cada estrutura de TI e equipamento possuem ciclos. E precisamos estar atento aos ciclos para analisar adequadamente.

Vamos contextualizar melhor o ciclo. Sua empresa implantou um novo servidor de arquivos no seu cliente, um servidor físico usando um equipamento de qualidade com garantia do fabricante.

Você sabe que esse equipamento tem uma vida útil, isso quer dizer que depois de X anos você terá que trocar esse servidor ou mesmo reinstalar ele.

Vamos supor que você comprou um equipamento com garantia de 5 anos e previu nesta configuração o crescimento do seu cliente para os mesmos 5 anos. Isso quer dizer que o ciclo deste equipamento será de 5 anos.

Sabendo o ciclo dos equipamentos você poderá ter uma visão de longo prazo e saudável para analisar a rentabilidade adequada dos equipamentos.

Supondo no exemplo acima que você tenha um contrato com esse cliente em uma modalidade livre de horas, ou seja, que cobre um valor fixo mensal. Logo, independente da quantidade de horas despendidas você cobrará o mesmo valor do seu cliente.

Usando esse exemplo, se você fizer a análise de rentabilidade somente do ano 1 (Somando todos os valores pagos e dividido pelas horas usadas) com certeza dará um valor não muito bom, pois no primeiro ano você gastou muitas horas com a implantação do servidor. Da mesma forma se você analisar apenas o ano 2, o valor será muito bom, pois é um servidor recém implantado e com pouca probabilidade de serem consumidas muitas horas de atividades.

Analisando os ciclos da estrutura de TI inteira do seu cliente, você poderá ver quais são os anos com mais atividade e os anos com menos atividades e fazer o cálculo e rentabilidade adequado pelo ciclo adequado.

Afinal de contas o que se espera é que no final do ciclo seu cliente e sua empresa tenham o valor justo pelo que foi feito de atividades.

Conheça

No TiFlux você conta com todos os relatórios de carga de trabalho para entender os ciclos de trabalho de todos os clientes, assim como também os relatórios de consumo por contrato, catálogo de serviço e muito mais.

Nesse momento estamos trabalhando no relatório de rentabilidade de contratos, onde você obterá em segundos todas as informações essenciais para que você possa saber a rentabilidade exata de cada cliente e contrato.

Nós estamos empenhados em ajudar os provedores de serviços de TI a serem mais eficientes, será um prazer contribuir com sua empresa. O TiFlux é o parceiro ideal para sua empresa ser mais lucrativa e eficiente. Venha com a gente fazer uma gestão de excelência.

Cadastre-se agora e tenha 5 dias gratuitos de uso livre do sistema, com nossa equipe totalmente disponível para ajudar no que for necessário.

Você também pode conferir mais sobre o TiFlux na página oficial.

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