A busca por eficiência nos atendimentos nunca acaba, principalmente devido a época em que vivemos, onde os clientes estão cada vez mais exigentes. Estamos buscando novas ferramentas para melhorar nossa performance a todo momento, e por isso nós aqui desenvolvemos uma planilha de atendimento gratuita para você e sua equipe usarem!

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Pois é, um bom atendimento é primordial para garantir a fidelidade com seu cliente, mas muitas vezes acaba custando caro. Existem dezenas – centenas se pesquisarmos bem – de soluções de atendimento no mercado. Muitas delas possuem um custo alto para empresas que estão começando seus trabalho ou micro empreendedores.

Para todo o caso, decidimos desenvolver essa planilha de atendimento gratuita. As vezes nem todos os setores de uma empresa precisam de todas as features que uma ferramenta de preço mais elevado proporciona, e essa planilha gratuita pode resolver já alguns problemas e facilitar a vida de pequenas equipes e setores.

A utilidade da planilha

O uso de uma planilha é para qualquer setor ou empresa que entenda que pode facilitar seus processos. Com ela você tem a médio e longo prazo dados sobre seus atendimento para analisar junto com sua equipe.

Atendimento ao cliente envolve prazos, valores, horas, prioridades e muito mais fatores. Muitos deles estão aqui nesta planilha, outros são possíveis de gerenciar em softwares e ferramentas mais robustas.

Todas as informações daqui, no entanto, são essenciais para uma gestão de atendimentos estratégica. Isto acontece por serem o pilar para compreender a eficácia de seu time. Saber o tempo demorado e o cumprimento dos prazos para cada profissional e entender em uma visão simples quanto é o real ganho e colaboração de cada cliente seu para sua receita facilitam que você tome decisões estratégicas, comerciais e de gestão.

Ao adotar esse sistema de trabalho com pouco volume de trabalhos, rapidamente você identificará como isso afeta grandes volumes. Você pode usar ela para aprender a ler os dados e se educar na gestão, ou simplesmente por ser mais fácil de se trabalhar e aumentar o controle do seu time evitando gastos desnecessários.

Sobre Nossa Planilha de atendimento

É útil para um plano de negócios registrar seus recursos e ferramentas de atendimento. Colocando na ponta do lápis enxergamos então o investimento que precisamos fazer. Reduzir esse custo e outros utilizando planilhas prontas disponível do mercado é uma maneira de encontrar facilmente um equilíbrio de rentabilidade para escalar um setor ou negócio por um bom tempo.

Criamos a nossa planilha para que empresas de qualquer segmento consigam realizar os seus atendimentos. Com a planilha que disponibilizamos gratuitamente a empresa vai conseguir:

GERENCIAR AS RESPONSABILIDADES: Sua equipe pode definir quem está cuidando de cada chamado e até indicar outra pessoa para o atendimento. 

VISUALIZAR AS PRIORIDADES: Organize para seus técnicos a prioridade de cada uma das ordens de serviços abertas na planilha. 

FICAR DE OLHO NOS PRAZOS: A essência da planilha de controle de chamados é garantir que expectativas de clientes sejam cumpridas. Aqui entram a função do SLA no atendimento da sua empresa.

PRECIFICAR CADA CHAMADO: Diga o valor final de cada atendimento para somar o resultado final e faturar a cobrança para seus clientes. 

ORGANIZAR CLIENTES E FATURAS MENSAIS: Visualize quais os valores a serem cobrados por mês pela valorização dos chamados atendidos. Você consegue aqui ter um controle financeiro básico em relação a entradas e cobranças, restando o trabalho de documentar para cobrança póstuma dos clientes.

A intenção não é que essa planilha seja um fluxo de caixa. Você pode complementar a sua, no entanto, utilizando os dados aqui da planilha de atendimento.

Essa é a quantidade certa de informações que precisamos para complementar nossos planejamentos e revisões de produtividade para um setor.

Observação: Existem planilhas para produtos ou serviços pela internet. Esta aqui é focada em serviços, mas pode ser estruturada também para gerenciar os estágios de venda de produtos.

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Evoluindo para uma ferramenta

Entendendo o passo a passo do uso dessa ferramenta, como analisar e utilizar os dados estrategicamente, sua empresa ou setor naturalmente crescerá. Dependendo da demanda e volume, pode ser que você amadureça para adquirir uma ferramenta que facilita mais do que é possível através de planilhas.

Não se assuste com isso, é um sinal bom de crescimento e sucesso!

Na hora de escolher uma ferramenta, é importante verificar se ela vai conseguir cumprir o prometido e fazer com que os clientes tenham uma boa experiência durante os atendimentos. Não adianta contratar uma ferramenta para lhe ajudar nos atendimentos e ser algo complicado para os seus clientes utilizarem, isso irá acabar gerando uma frustração durante o atendimento.

Conheça todo o TiFlux

Ao buscar por uma ferramenta ou Sistema Help Desk e Service Desk completo, você pode recorrer ao TiFlux!

Caso queira testar uma ferramenta completa para fazer os seus atendimentos você pode fazer um teste sem compromisso na TiFlux. Com essa ferramenta você pode contar para:

  • Receber de forma simples as solicitações de atendimento;
  • Organizar as demandas conforme a prioridade e criticidade;
  • Indicadores de gestão para maiores resultados;
  • Ferramentas de monitoramento e inventário de máquinas;
  • Integrações com WhatsApp, Bancos Digitais e ERPs;
  • Automação de tarefas repetitivas e ganho de produtividade;
  • Adesão ao ITIL – boas práticas na entrega de suporte.
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Imagem freepik

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