Gestão de equipes 7 minutos

TI interno ou terceirizado? Qual a melhor opção?

TIFlux - TI interno ou terceirizado? Qual a melhor opção?
Ademir Vicente Machado Junior
27 de abril de 2023

Compartilhe:

Toda empresa necessita de atendimentos de TI. Mas existem várias maneiras de se obter isso. O TI interno é uma delas. Um questionamento comum entre os gestores é se vale mais a pena montar um time interno ou terceirizar essa função. Como saber qual o modelo mais adequado para os negócios e quando fazer alterações? É isso que você confere neste conteúdo!

Como compor um time: TI interno ou terceirizado?

Muitas empresas pensam que não precisam de uma central de TI por serem pequenas. Talvez muitas delas não precisem mesmo. No entanto, devem se fazer três perguntinhas básicas para ter certeza disso:

  • Se a empresa perder os arquivos que tem hoje, é possível dar seguimento ao trabalho sem prejuízos?
  • Duas horas sem poder utilizar o computador lhe causaria algum prejuízo? Qual seria a dimensão desse transtorno?
  • Para uma empresa que pretende crescer, tecnologia é um investimento ou uma despesa?

Fazer essas reflexões é muito importante para entender a necessidade de contar com um bom time de TI na empresa. Normalmente, instituições com 4 ou 5 funcionários já costumam precisar de um TI. Esse profissional é responsável por proteger as informações da organização e manter a estrutura sempre funcional e atualizada.

Quanto à escolha por um time de TI interno ou terceirizado, isso dependerá basicamente do porte da empresa, tendo em vista que instituições maiores geralmente performam melhor com uma equipe de TI interno sempre à disposição. Ao longo do conteúdo, falaremos mais sobre as diferenças e vantagens de cada modelo.

Aproveite o Guia de Gestão de TI e conheça os pilares mais importantes na condução dessa equipe de trabalho!

Quais são as vantagens de ter um TI interno?

Ter alguém dedicado ao TI interno é comum somente em empresas acima de 50 funcionários e varia conforme os ramos de atuação. Muitas empresas têm 300 colaboradores, mas somente 30 computadores. Nesses casos é preciso medir a demanda de serviços, quantidade de chamados por dia, tempo médio de atendimento e cumprimento de SLA – métricas básicas que devem ser acompanhadas.

Algumas instituições optam por contar com um profissional de TI interno para resolver os problemas básicos do dia a dia. Elas recorrem a empresas especialistas apenas para atendimentos mais específicos. Isto costuma ocorrer porque profissionais de níveis mais avançados, como N2 e N3, saem caro e não apresentam o melhor custo benefício.

Ter um técnico extremamente especializado para atender chamados rotineiros seria desnecessário. Essa é, portanto, uma desvantagem do TI interno, dependendo do porte e das necessidades da empresa.

Outra coisa a se levar em consideração é que esses profissionais sairão de férias, terão compromissos pessoais e sempre será preciso alguém em seu lugar. Então a empresa vai precisar de alguém para dar suporte quando necessário.

Em resumo, montar um time de TI interno compensa caso a empresa já possua uma estrutura consolidada, com um fluxo de trabalho organizado e processos bem definidos. Entre as principais vantagens, podemos destacar:

  • Clima organizacional mais agradável;
  • Maior controle das demandas internas;
  • Facilidade de acesso a informações estratégicas;
  • Agilidade na identificação de problemas e correção de falhas;
  • Equipes mais produtivas e engajadas.

E o TI terceirizado? Quais os benefícios?

Se a questão do custo for um entrave para a empresa, o TI terceirizado pode se tornar a alternativa mais viável. As equipes terceirizadas são formadas por profissionais multidisciplinares, com experiência de outras empresas e do mercado. Esse time compreende bem o que é adequado ao tamanho, bolso e necessidade de crescimento de cada negócio.

Por isso, contratar uma empresa terceirizada para os serviços de TI vem sendo a opção de muitos gestores, de modo a otimizar o fluxo de trabalho, agregar valor à instituição e auxiliar no crescimento sustentável. Uma das principais vantagens nesse sentido é o custo, como dissemos. Afinal, essa é uma alternativa consideravelmente mais econômica do que o investimento no TI interno.

A variedade de serviços oferecidos e a flexibilidade de adaptação às demandas de cada negócio também são benefícios importantes nessa escolha. Os gestores podem optar pela contratação de alguns serviços mais urgentes, por exemplo, em vez de solicitar de imediato um pacote completo de operações.

Já o maior ponto negativo fica por conta da distância, o que pode acabar se tornando um agravante para o negócio, sobretudo no caso de imprevistos que precisam ser resolvidos com certa urgência. Uma equipe terceirizada nem sempre estará de prontidão fisicamente para atender chamados de última hora, especialmente nas situações que envolvem deslocamento de muitos profissionais.

Como escolher a melhor opção?

Ao longo do conteúdo, vimos que as principais diferenças entre os modelos de TI interno e terceirizado estão relacionadas ao fator financeiro, porte da empresa e necessidades de cada instituição.

Avaliar esses quesitos ajuda a compreender qual modalidade tende a ser mais interessante para o seu modelo de negócio. Pense também em termos de retorno sobre o investimento, considerando os benefícios que você espera obter com a escolha.

Começar com um planejamento aprofundado das demandas do seu negócio é uma maneira inteligente de tomar a sua decisão quanto à modalidade mais conveniente: TI interno ou terceirizado.

De qualquer forma, a recomendação efetiva é: conte com um suporte de TI independentemente de qual for o segmento ou porte do seu negócio. Achar que não precisa contar com esse setor é um erro grave nas instituições em geral. Afinal, os serviços de TI são responsáveis diretos pela qualidade da experiência que a empresa oferece a seus clientes. Lembre-se disso e certamente terá sucesso na escolha.

Quer saber mais sobre a importância de uma boa gestão de TI? Entenda como funciona um sistema de gestão inteligente e veja 9 motivos para fazer esse investimento!

Deixe o seu comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.