Redes Ethernet – Um Briefing

rede Ethernet

Se você alguma vez já acessou as configurações de rede do computador ou até mesmo já configurou uma impressora, é bem provável que já tenha visto uma opção chamada Ethernet.

O Ethernet  é uma tecnologia que permite que novas tecnologias de comunicação compartilhada por um único cabo para todos os dispositivos da rede. Essa tecnologia faz com que a rede se expanda para que os novos dispositivos fiquem alocados. Dessa forma não existe a necessidade de modificar os dispositivos antigos.

Terminologias Ethernet

Com o Ethernet, vários computadores conseguem compartilhar a mesma linha (cabo), ou seja, quando uma linha está em uso, outro computador só vai poder enviar informações quando a linha estiver livre.

Como por exemplo, quando alguém liga para um número de telefone e está ocupado, e só parar de tentar de ligar quando a linha fica desocupada e alguém atende. 

Para você entender melhor o funcionamento básico do Ethernet, é preciso conhecer algumas terminologias. Abaixo veremos quais são e o que significam.

Meio

Dispositivos com Ethernet fazem a conexão por um meio comum que fornece um caminho  para os sinais eletrônicos. Nos dias atuais esse meio na maior parte utiliza cabeamento de fibra ótica.

Domínio de Colisão

O domínio de colisão é um protocolo Ethernet, que consiste em uma área lógica onde os pacotes dados podem colidir uns contra os outros, quanto mais colisões acontecem, menor é a eficiência da rede. 

Domínios

Segmentos

Quando é apenas um meio compartilhado é chamado de segmento.

Frame

Os frames são blocos de informações do tamanho de uma variável. 

Ethernet Frame

O nó é o que faz a conexão ao segmento, os nós se comunicam através de pequenas mensagens que são os Frames.

Tipos de Ethernet

Redes

Existem alguns tipos e cada um serve para uma determinada situação. Abaixo vamos falar sobre cada um deles e em qual situação eles se encaixam:

Gigabit Ethernet

O Gigabit é um dos tipos rede Ethernet mais populares, ele tem a capacidade de transferir dados a uma taxa de 1000 Mbps tendo base em um cabo de par trançado ou fibra óptica.

Fast Ethernet

O Fast Ethernet transmite a uma taxa de 100 Mbps através de um cabo de um par trançado ou um cabo de fibra ótica. As transferências de dados no Fast Ethernet podem ser transferidos de 10 Mbps até 100 Mbps sem tradução de protocolo ou alterações no software de rede. 

Switch Ethernet

O switch é um equipamento utilizado para conectar vários dispositivos de uma rede em LAN, diferente dos outros tipos de rede Ethernet, que utilizam cabo de fibra óptica ou par trançado. O switch usa o cabo de rede normal.

O switch encaminha dados de um dispositivo para outro utilizando a mesma rede, ele também suporta diferentes taxas de transferência de dados.

Na hora de instalar a rede Ethernet você deve levar algumas coisas importantes em consideração, principalmente agora que mais pessoas utilizam a rede através de dispositivos móveis. 

Confira abaixo algumas dicas que devem ser levadas em consideração antes de instalar a rede Ethernet.

1- Coloque uma capacidade maior do que necessita

Esta é a regra obrigatória para quando se vai instalar uma rede Ethernet, pois garante o bom funcionamento e velocidade dos serviços. Ao colocar uma capacidade maior do que o seu cenário atual necessita, no futuro se vier a conectar mais dispositivos você não vai precisar fazer alteração na capacidade da rede.

2- Escolha o tipo de rede Ethernet de acordo com a sua necessidade

Para escolher a uma rede Ethernet de acordo com a necessidade da sua empresa, verifique quantidade de dados que a sua equipe necessita transferir. Essa informação vai ajudar você a escolher uma velocidade que a sua empresa precisa.

O Gigabit é uma das opções mais utilizadas por empresas que precisam de uma alta velocidade de transferência de dados.

3- Mantenha os softwares que utilizam a Rede atualizados

Para que a sua rede tenha o melhor funcionamento, é importante que os softwares utilizados estejam atualizado, tendo em vista essa preocupação, vai ajudar a manter uma alta produtividade dos funcionários, garantindo que irão trabalhar com boas ferramentas.

4- Avalie utilizar cabos ethernet industriais

Muitas empresas estão apostando nesse tipo de cabo, além dele ter um baixo custo comparado aos outros cabos, esse cabo também tem uma vida útil mais longa.

Uma característica dos cabos industriais é que eles reduzem os problemas de interferência  durantes transmissões de dados e também permite o funcionamento de diferentes dispositivos de maneira simultânea, sem variar o sinal.

5- Escolha o switch mais indicado para o seu cenário

Existem dois tipos de switch os modulares e os fixos, e cada um se encaixa em um determinado cenário, nos modulares é possível adicionar mais módulos de expansão e, com isso, consegue acompanhar as mudanças na rede, que é muito comum em redes corporativas. 

Diferente dos modulares os fixos não são expansíveis, por isso são indicados para empresas de pequeno porte, também pode ser usado quando existe a necessidade de portas extras.  

Para ficar por dentro de conteúdos como este, confira nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =