Segurança de rede: Como configurá-la?

Até alguns anos atrás a internet e dispositivos móveis, como por exemplo os smartphones, eram coisas raras e que poucas pessoas tinham acesso. Hoje em dia, em qualquer lugar do mundo é normal ver pessoas utilizando.

Devido a evolução da rede móvel é possível utilizar tranquilamente em qualquer lugar, mas nem sempre quando as pessoas estão fora de casa utilizam a sua rede móvel. É muito comum encontrar redes wi-fi disponíveis em comércios como lojas, restaurantes e shoppings.  

Liberar internet via wi-fi é muito bom para os comerciantes, pois atrai mais clientes. Só que ao mesmo tempo, isso pode ser algo perigoso para a segurança da rede, porque acaba abrindo brechas para hackers invadirem a rede e conseguirem fazer um estrago. 

Por conta disso é importante certificar-se de ter uma segurança de rede reforçada para garantir que intrusos não acessem sua rede. Além disso, é fundamental monitorar o acesso da sua rede e ficar sempre de olho se não existe nada de anormal, como o excesso de uso de dados. 

Segurança de Redes

A segurança de redes é a adoção de políticas de segurança pelo administrador de rede, que previne e monitora a rede de computadores e os seus recursos associados. Em redes corporativas, a segurança de redes é primordial para garantir a proteção da informação do ambiente corporativo. 

Segurança de Rede: como configurá-la | TiFlux

A segurança de rede envolve toda autorização de acesso aos dados da rede da organização, todas essas autorizações são controladas pelo administrador de rede, portanto, é o administrador que é o responsável ou por atribuir uma identificação e senha para que os usuários consigam acessar informações ou programas dentro da organização. 

O administrador de redes pode administrar desde redes privadas como as de uma grande empresa como as que podem ser abertas para o acesso do público como em um shopping que a rede fica disponível para os visitantes. 

Para implantar segurança de rede em uma rede não é necessário ser um expert formado na área, alguns  procedimentos simples já ajudam a deixar a rede mais segura e assim dificultando a vida dos invasores de internet.  

Implantando Segurança de Rede

Para implantar a segurança de rede  em sua wi-fi é mais simples do que você imagina. Alguns processos são bem fáceis de serem feitos e já garantem a segurança da sua rede. 

Abaixo vamos listar algumas dicas de medidas de segurança para você aplicar na sua rede:

Alterar a Senha e o nome do Usuario do Admin

Assim como o computador, os dispositivos de Wi-fi também possuem um usuário administrador e uma senha padrão. É muito comum que os usuários acabam não alterando sua senha e o seu usuário padrão. Essa é uma informação que pode facilitar os invasores, pois eles já sabem quais são os principais usuários e senhas padrões que os fabricantes de modem utilizando, facilitando adivinhar.

Por isso, é importante trocar a senha quando for instalada a internet na sua casa ou empresa, usando mais de 8 caracteres, diferenciando com letras maiúsculas, minusculas e com caracteres especiais, como por exemplo o, $, #, @ e assim por diante. Outra dica aqui, é modificar a senha a cada dois meses, dessa forma, dificulta ainda mais as chances de alguém conseguir descobrir. 

Mudar o nome da Rede

É muito comum que os usuários de roteadores de Wi-Fi domésticos esqueçam de mudar o nome da rede ao fazer as configurações do dispositivo. Fica muito fácil para potenciais invasores que tem conhecimento de nomes que os fabricantes de roteador utilizam e, essa informação abre a porta para que ele faça explicações mais sofisticadas, conseguindo atacar o firmware do seu roteador.

Ative um Firewall

Nem todos os roteadores possuem  um firewall, porém, cada vez mais o usuário deve ficar atento e verificar se o seu roteador tem um firewall. Caso tenha, é importante ativá-lo como um dos mecanismos de segurança. 

O firewall é um dos mecanismos de segurança mais importantes quando se fala de segurança de rede, pois são especificamente projetados para filtrar todo o tráfego que entra e sai da rede e, por isso, ele pode bloquear qualquer tentativa de acesso através de portas não utilizadas.

Caso você tenha um firewall ativado, é interessante adicionar uma segunda camada de segurança e, assim, será mais fácil para impedir que um intruso lance um ataque dentro da sua rede.

Manter o Firmware do roteador Atualizado

Assim como o computador, o roteador também possui um sistema operacional, só que diferente do computador, que as atualizações segurança não são automáticas, é necessário atualizá-lo manualmente via update. Em alguns roteadores é possível baixar a atualização da internet e alguns modelos é necessário baixa-lo e carregá-lo manualmente.

As atualizações incluem correções de segurança, e deixar o seu roteador sem essas atualizações, é muito perigoso, porque acaba facilitando a vida dos invasores. Sem essas atualizações, o seu aparelho pode estar aberto aos exploits mais conhecidos.

Utilize um VPN

Com um VPN você pode impedir ataques de fora das proximidades da sua casa. Se for utilizar um VPN, primeiro deve se conectar a uma rede privada e depois à internet externa, dessa maneira, enquanto você estiver conectado, todo o tráfego virá da VPN e, toda informação sobre sua rede local ficará protegida.

Conclusão

Caso você siga esse conjunto de regras, a sua rede estará segura dificultando a vida dos invasores da internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 3 =