Sistemas Operacionais que você não deve ter ouvido falar

Não é segredo nenhum que o Windows é o sistema operacional mais usado do mundo. Você provavelmente deve usá-lo diariamente ou já teve um computador com alguma versão dele. Muitas pessoas acabam não conhecendo outros sistemas operacionais. A maioria das pessoas conhecem
, no máximo, os 3 mais famosos: Windows, Linux e macOS da Apple.

Neste artigo falaremos de alguns sistemas operacionais desconhecidos, que chamam a atenção e podem até servir para você.

ReactOS

Ele foi desenvolvido pela equipe de um antigo projeto da Microsoft chamado FreeWin95. É um sistema operacional criado como um sistema de código aberto sem possuir Linux como sua base. A ideia é utilizar o Windows como um sistema operacional aberto, compatível com os drivers e aplicações originais da Microsoft.

Olhando à primeira vista você consegue perceber as semelhanças com o Windows. O ReactOS é um estilo de clone dele. Inclusive sua versão 0.4.8 tem suporte inicial para o NT6+ que faz com que aplicativos que forem desenvolvidos para Windows 10, 8  e Windows Vista possam ser instalados nesse sistema sem problemas.

O ReactOS é uma boa opção para quem quer abandonar o Windows mas não deseja mudar muito.

ReactOS: um primo próximo do Windows, de modo aberto.

SkyOS

O SkysOS é um sistema operacional desenvolvido por um único programador, o austríaco Robert Szeleney. Diferente dos sistemas operacionais menos conhecidos, que geralmente tem código aberto, ele é um sistema operacional de código fechado. Caso você desejasse desenvolver versões dele você tinha a opção de pagar para fazê-lo por conta própria.

O foco principal do SkyOS foi a facilidade no uso, ele foi todo desenvolvido em torno de sua interface gráfica que inclusive lembra o macOSX.

Abandonado desde meados de 2009, o SkyOS ainda pode ser usado!

Ele está abandonado desde meados de 2009, mas a sua última versão Beta ainda pode ser baixada gratuitamente.

EndlessOS

O EndelessOS faz parte da família de sistemas operacionais com base em Linux. Ele foi desenvolvido pelo programador Matt Dalio. Seu intuito é ser um sistema operacional de tecnologia barata para dispositivos de baixo custo, cada vez mais populares. Além disso ele é gratuito, foi feito para ser de fácil uso, compatível com tablets e computadores. Uma característica forte dele é que, mesmo no computador, ele lembra muito um SO de smartphone.

Um diferencial deste sistema operacional são os seus aplicativos de entretenimento e educativos, que dispensam internet para serem utilizados.

Muitos pais instalam o EndlessOS em tablets para seus filhos, para estudarem e se divertirem com suas aplicações nativas.

O EndlessOS é um sistema rápido e com abertura para entretenimento e estudos.

Syllable

Este sistema operacional nasceu após uma comunidade de programadores online pegarem o código-fonte criado por um norueguês chamado Kurt Skauen que na época  se chamava AtheOS. Este é um dos sistemas operacionais mais leve do mundo a sua rapidez é impressionante. Em sua especificação dos requisitos para rodar, o recomendado é um processador Pentium de 32 MB de RAM. Se o seu processador for superior a isso significa que o Syllable vai rodar lisinho na sua máquina.

Este sistema operacional é a opção ideal para quem possui um computador antigo e quer coloca-lo pra rodar.

Dos sistemas operacionais, o Syllable é um dos mais leves.

 

Sistemas Operacionais e
Compatibilidade

Estes são alguns dos sistemas operacionais desconhecidos da maioria das pessoas. Eles não se comparam a os sistemas operacionais mais famosos, mas possuem seus diferenciais.

Caso você opte por algum desses sistemas operacionais, confira a compatibilidade dele com os softwares que você utiliza. Eles podem não ser compatíveis com softwares específicos que você utiliza diariamente.

Compartilhe conosco: O que você achou deste artigo? Deixe seus comentários, compartilhe com seus amigos e sua equipe. Caso tenha alguma dúvida ficaremos felizes em poder ajudar você. Não hesite em entrar em contato!Experimente Grátis o Service Desk da TiFlux

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + cinco =