10 técnicas de atendimento ao cliente para ajudar seus serviços

Possuir boas técnicas de atendimento ao cliente é essencial para ter um bom relacionamento e garantir sempre a sua satisfação. Por isso, para fazer isso com maestria, é necessário seguir alguns passos para praticar essas técnicas com o cliente na hora de atendê-lo. Isso fará com que você otimize a forma como essa relação irá se desenvolver.

E para ajudá-lo com esse objetivo, preparamos algumas orientações com as principais técnicas de atendimento ao cliente. Confira esse artigo com a gente!

Atenção exclusiva com seu cliente

Durante o atendimento com o seu cliente, ofereça sempre atenção exclusiva com ele. Além disso, ele precisa sentir que está tendo um atendimento totalmente único.

Técnicas de atendimento ao cliente | TiFlux
Imagem Freepik

Nesse caso, evite de atender mais do que uma pessoa ao mesmo tempo, colocando na linha de espera ou até mesmo demorando para responder, seja lá qual for o canal que você esteja usando para comunicação. Afinal de contas, ninguém gosta de ficar esperando, não é mesmo?

Isso é sempre ruim, portanto, foque unicamente em cada atendimento para que seu cliente tenha uma excelente experiência. Evite ao máximo causar insatisfação, isso pode gerar grandes problemas para a empresa, fora a desistência por parte do seu cliente na hora de comprar um serviço ou produto. 

Tenha sempre comprometimento total com a satisfação

Quem trabalha com atendimento precisa estar totalmente comprometido com a qualidade do suporte e a satisfação do seu cliente. Em razão disso, se caso for vender um produto ou serviço, sempre tenha em mente que você precisa analisar quais são as soluções que essa venda irá resolver para o consumidor.

Aqui, vale a pena investir em uma venda consultiva, um processo que foca na experiência que o potencial cliente sente e, também vê ao longo das interações com vendedor, na qual ele irá realizar um diagnóstico entendendo o momento do cliente e, assim, juntos, definir uma solução adequada (oferecendo com produto ou serviço). 

Gerencie seu tempo no atendimento

Gastar  tempo de mais ou de menos em um atendimento também é sinônimo de qualidade, sabia? Por isso, procure sempre otimizar, mas claro que, sem interferir na experiência e na assistência com o seu cliente.

Para você entender um pouco melhor, caso esse atendimento for longo demais, pode cansar o cliente e acabar gerando um certo conflito. 

Além disso, existem outros clientes esperando para serem atendidos, certo? Mas, existe a situação de um atendimento super rápido, que também não é o ideal, porque dessa forma, irá passar a impressão de querer “se livrar” o quanto antes dele. Isso não é um método adequado, portanto, tem que haver um bom senso de tempo para ser gasto. Neste caso, não existe um tempo ideal para isso acontecer, mas que as dúvidas e os problemas dele sejam resolvidos. 

Já para captar feedbacks, sejam bons ou ruins, deixe isso para a equipe do pós-venda. Eles irão tratar com mais calma essa parte do atendimento. Vamos discutir esse tema em breve, continue acompanhando. 

Treine sua equipe constantemente 

Ter uma equipe bem treinada é fundamental para garantir um bom atendimento para o seu cliente. Capacitar sua equipe para oferecer o melhor suporte, além de saber sobre mais detalhes dos produtos e serviços que sua empresa oferece também é muito importante.

Tem os que já trabalham há mais tempo na empresa, e os que estão a menos tempo, por conta disso, é bom todos ficarem por dentro de tudo.

Além disso, um colaborador que conhece de ponta a ponta a empresa, está mais preparado para esclarecer suas dúvidas. 

Segundo uma pesquisa feita pela Kissmetrics, 57% dos consumidores sentem que as empresas não têm ideia do que está acontecendo dentro da empresa, que muitas vezes o cliente parece saber bem mais da empresa do que o próprio atendente. Isso é bem comum e completamente inaceitável, a empresa perde totalmente sua credibilidade por conta disso. 

E, diante desse dado assustador, é muito fundamental que a equipe de atendimento da sua empresa tenha total conhecimento sobre as particularidades do produto ou serviço vendido, além das informações sobre os clientes.

Conheça muito bem seu cliente

Cada cliente é único e especial. E para vender mais e melhor, é necessário entender o que cada consumidor procura, certo? Mas, como fazer isso? Bom, se você tiver uma equipe bem treinada — como citamos acima —, que  perceba e entenda quais são as causas que fizeram aquela pessoa procurar a sua empresa e não a outra, é um grande diferencial.

Os funcionários que interagem com os próprios clientes conseguem entender melhor o que se passa em sua cabeça e o que eles realmente desejam. Por conta disso que um bom treinamento é tão importante, pois ele irá permitir que o atendendente estará bem treinado para fazer as perguntas certas e conseguir as informações desejadas.

É com esses dados que você irá entender o que o cliente deseja, se colocando no lugar dele para solucionar seu problema e atender bem suas demandas. Vale muito a pena seguir essas técnicas de atendimento ao cliente.

Supere suas expectativas

Planeje superar as expectativas do seu público-alvo, sempre que possível.  Isso fará com que o relacionamento com o cliente melhore, além de fidelizá-lo. Como já falamos muitas vezes em nosso blog, conquistar um cliente novo é muito mais caro do que manter um que já está em sua base.

Um bom exemplo que pode ajudar você, é sobre oferecer cupons de descontos ou até mesmo brindes após o atendimento. Além disso, se você surpreender seu cliente, as chances de diminuir os vestígios ruins, é grande. Vale muito a pena, e você ainda deixa seu cliente feliz.

Seja sempre gentil

Ser gentil é o mínimo que os atendentes precisam ser e, está presente em nossa lista de 10 técnicas de atendimento ao cliente. Começamos aqui, chamando seu cliente pelo nome, tornando a conversa mais pessoal e amigável. Evite sempre termos que podem ser considerados grosseiros.  

E não falamos isso apenas no atendimento via telefone, mas também isso se aplica no meio digital, como as redes sociais, emails, chats e por aí vai. São de várias as formas que as pessoas entram em contato com a nossa empresa, por isso precisamos estar sempre bem preparados para sermos cordiais. 

Além de tudo, o principal objetivo é sempre antecipar as necessidades do nosso cliente e superar as expectativas que ele tem sobre a empresa. Temos que ter em mente que ninguém compra um produto ou serviço, esperando que dê problemas, certo? E é diante disso, que o cliente sempre deve ser tratado com empatia, de modo que você consiga entender o que ele quer e o que está sentindo naquele instante. 

E, para oferecer um atendimento de excelência e fazer o máximo com que ele fique confortável ao conversar com você, e confiar naquilo que diz, temos algumas dicas, que são: 

  • “Senhor (a), me desculpe pela espera”: Peça sempre desculpas por ele esperar. Afinal de contas, ninguém gosta de esperar, né? E se possível, sempre explique o motivo da demora e também dê uma estimativa de tempo. Ele irá criar um relacionamento mais efetivo e confiar nisso. 
  • “Entendo perfeitamente que você esteja infeliz com a situação, vamos te ajudar”: Ser empático, entendendo que quando não for possível atender uma solicitação dele, é fundamental demonstrar que reconhece seu desencanto. Ofereça sempre ajuda, mostre-se sempre interessado em solucionar os problemas que estão os afligindo. 
  • “Quero garantir que estamos em harmonia com a nossa conversa”: Para evitar que os projetos e as vendas com o seu cliente acaba indo para o lado errado, é importante sempre relembrar o acordo que foi feito durante a conversa, para que assim, não haja problemas futuros com ambas as partes. Comunicação clara e eficaz é muito importante e faz toda a diferença. 

Abandone os termos técnicos ao abordar seu consumidor

Quando se tem o público-alvo definido, é mais fácil entender qual tipo e comunicação focar, não é mesmo? Você irá entender como o seu cliente conversa, que tipo de linguagem ele usa. 

Ao invés de usar termos técnicos, que são  expressados diariamente em sua área de atuação, que tal conversar com ele expressando suas ideias e forma de pensar de maneira mais simples, assim como ele também faz? 

Faz toda diferença, porque dessa forma, ele terá total entendimento e vocês estarão falando na mesma língua, criando ali, uma conexão mais próxima. 

Possua um pós-venda

Oferecer um pós-venda para cada cliente é primordial para garantir um bom relacionamento, sem mais. Além de você entrar em contato com o cliente, antes mesmo dele pensar em entrar em contato com você.

Isso mostra interesse por parte da sua empresa em se preocupar realmente com ele, e demonstrar que está ali, disposto a ajudar e ouvir o que ele tem a dizer. 

Melhore suas estratégias de atendimento 

Existem algumas estratégias que podemos usar para melhorar ainda mais as técnicas de atendimento ao cliente.  Acompanhe:

Seja pessoal, seja você mesmo. Seus clientes irão se identificar ainda mais rápido e de maneira ainda mais agradável com sua empresa se o atendimento for mais humanizado, e não com robôs, como vemos frequentemente por aí.

Faça um atendimento além do que simplesmente responder apenas e-mails, atender ligações ou mensagens no site que vão parar em lugar algum. Aproveite todo o potencial que as redes sociais possuem, — como o Instagram, Facebook e Twitter — e responda as mensagens que surgem de lá. Isso gera ainda mais proximidade, pois só prova para seus clientes que existem pessoas reais que realmente se importam com elas. 

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