WhatsApp Corporativo: dicas de abordagem para ajudar no seus negócios

Você que é empresário e quer melhorar os atendimentos com seus clientes, está no lugar certo. Sabia que utilizar o WhatsApp Corporativo pode  ajudar no atendimento com seus clientes e ainda é uma ótima forma de fidelizá-los? É isso mesmo, e além disso, ele ajuda a demonstrar real atenção e profissionalismo.

Hoje em dia, a satisfação do cliente é um fator crucial para garantir sucesso, afinal de contas, todos esperam ter um atendimento único e personalizado, certo?

Mas para entender melhor esse assunto, preparamos este conteúdo. Confira com a gente. 

O que é o WhatsApp Corporativo

O WhatsApp Corporativo — também conhecido como WhatsApp Business — é um aplicativo gratuito voltado para pequenas empresas com o objetivo de melhorar a conexão com os clientes, além de ser possível criar catálogos de serviços. Os recursos disponibilizados ajudam a automatizar, classificar e agilizar as respostas das mensagens. 

Ele foi especialmente criado para desempenhar funcionalidades específicas para os empreendedores e gestores de empresas que muitas vezes necessitam usar de suas contas pessoais para estabelecer um contato com seus clientes. Sabemos que isso não é algo bom, pois pode gerar uma série de problemas, por isso, o WhatsApp Corporativo foi desenvolvido.

O principal objetivo do aplicativo é facilitar a comunicação entre o cliente e a empresa, além de ser uma forma segura de comunicação. É possível encaminhar respostas para seus clientes de forma instantânea para tirar as dúvidas frequentes dos usuários, disparadas automaticamente depois do primeiro contato.

O aplicativo ainda conta com uma notificação de ausência, onde informa a impossibilidade de atendimento naquele momento. É uma excelente maneira de criar um relacionamento afetivo e duradouro com seu consumidor. 

Dicas de como abordar

Não é de hoje que as empresas usam o WhatsApp para se comunicarem com seus clientes e prospects. O número de usuários cresce cada vez mais, chegando até a ultrapassar o Facebook e membros ativos mensais. 

Esse aumento só mostra o quanto o WhatsApp Corporativo tem se tornado uma ferramenta essencial para muitas empresas, tanto para se comunicar com seus clientes e também de maneira interna.

E para que ele funcione conforme o planejado, é necessário abordar seu cliente corretamente. Confira algumas dicas. 

Abordagem de primeiro contato

As mensagens nunca devem ser longas demais, elas devem ser breves, objetivas e educadas, pois de nada adianta mandar áudios ou mensagens longas, irá assustar seu cliente. Nesse caso, você provavelmente já deve ter entrado em contato com ele, então pode começar explicando como conseguiu o número dele, se apresentando e sendo cordial.

É importante utilizar dados que a pessoa trouxe para você, dessa forma, a conversa torna-se mais pessoal e personalizada.

Use mensagens como lembretes

Um exemplo aqui, é quando você marcar algo com seu cliente, para ajudar a lembrá-lo do compromisso, é possível programar uma mensagem como lembrete para ele.

O WhatsApp Corporativo é uma ótima ferramenta para reforçar compromissos e reuniões.

Então, um dia antes da data marcada, encaminhe uma mensagem breve.

Padronização de abordagens via WhatsApp Corporativo

Padronize as mensagens do WhatsApp Corporativo para facilitar o dia a dia da sua empresa, como:

  • Mensagens de ausência: você pode configurar ela para ser usada quando algum cliente entrar em contato fora do horário de expediente. 
  • Mensagens de saudação: Criar mensagens de saudações é uma forma eficiente de não deixar seu cliente esperando por uma resposta. É possível configurar mensagens automáticas para cada primeiro contato recebido.
  • Respostas automáticas: As respostas automáticas são ótimas para otimizar tempo. Com elas é possível determinar um prazo e disparar uma mensagem para aquele cliente que não retorna, por exemplo, há uma semana.

Modelos de mensagens prontas para ajudar sua empresa

Separamos alguns modelos para ajudar sua empresa garantir um bom atendimento através do WhatsApp Corporativo, veja com a gente:

Mensagem para agradecer pela preferência: 

  1. “Olá, [NOME]. Obrigado por comprar conosco, ficamos muito felizes por ter confiado em nossa empresa! Estamos sempre à disposição.”
  2. “Adoramos o tempo que você passou conosco! Você já é nosso cliente há [TANTO TEMPO], por isso, estamos enviando um cupom especial como presente.”
  3. “Parece que você está interessado nos nossos serviços. Agradecemos por considerar nossa empresa. Se pudermos ajudar em alguma coisa, é só enviar um e-mail ou ligar.”

Mensagem para clientes que estão satisfeitos com sua empresa:

  1. “Estamos muito felizes que pudemos ajudar você nesse desafio! Sempre que precisar, você pode contar com nossa equipe.”
  2. “Ver você feliz e satisfeito é nosso maior objetivo. Ficamos imensamente gratos e contentes por sua satisfação diante de nosso [PRODUTOS/SERVIÇOS. Obrigado pelo feedback!”
  3. “Saber que você está satisfeito com nossos serviços é a melhor recompensa! Agradecemos pelo seu feedback.”

Mensagem cativantes para seu cliente:

  1. “Queremos agradecer sua preferência com um presente especial: Clique aqui e assine nossa lista VIP para receber promoções exclusivas!”
  2. “Conheça a edição limitada do nosso produto! Apenas 20 unidades disponíveis, corra!”
  3. “Essa é uma promoção exclusiva para nossos clientes mais especiais. Mas corra, o desconto só é válido até hoje à noite!”

“Você é um cliente especial! Para agradecer essa parceria, gostaríamos de oferecer à você uma oportunidade exclusiva. Fale com o nosso representante.”

Mensagem de cobranças:

  1. “Falta pouco para você usufruir de todas as vantagens do nosso plano de serviços! Clique aqui para escolher a forma de pagamento e dar continuidade ao processo.”
  2. “Olá, infelizmente ainda não identificamos seu pagamento. Que tal entrar em contato com nossa equipe para continuar aproveitando os benefícios do nosso plano?”
  3. “O produto escolhido já é quase seu! Agora, é só clicar aqui e completar o seu pagamento. Não demore, as unidades são limitadas!”

Mensagem de horário de almoço ou reunião:

  1. Olá [NOME], como vai? Agradecemos seu contato, mas no momento estou/estamos [FUNÇÃO/ATIVIDADE] e não consigo/conseguimos atendê-lo agora. Mas não se preocupe, iremos atender assim que possível! Deixe seu nome e um e-mail para adiantarmos a solicitação. Atenciosamente, [NOME]. 

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e utilize o WhatsApp Corporativo da melhor forma possível. Se tiver alguma dúvida, comente aqui embaixo pra gente.

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