Se há aplicativos onde a maioria da população está ativa a todo momento, grande parte deles são de mensagens instantâneas. Muitos deles podem ser grandes aliados a empresas que precisam atender diariamente seus clientes. Como um dos seus maiores expoentes, o WhatsApp Web para empresas tem tomado conta do mercado de atendimento e mostrado excelentes resultados.

Além de trazer melhorar a agilidade do atendimento ao cliente do seu time, o modo WhatsApp Web para Empresas te ajuda em muitas coisas. Confira aqui como instalar ele e quais as funções de perfil comercial que você pode utilizar.

O WhatsApp está no ar desde 2009, e foi adquirido pelo Facebook por quase 20 bilhões de dólares em 2014!  Desde que ele lançou sua versão WhatsApp Business mais de 3 milhões de empresa utilizam a sua versão Web.

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O que é o WhatsApp Web para Empresas

O WhatsApp Web para Empresas é a utilização da versão WhatsApp de computadores no atendimento aos clientes. Como um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais utilizados por consumidores hoje, o WhatsApp se tornou uma ótima ferramenta de relacionamento com clientes.

Mensageiros instantâneos podem ser muito bons para Vendas, Pós-vendas e Suporte de empresas.

Em toda jornada de prospects a clientes fieis, esse tipo de contato é muito útil e, com certeza, eficiente. Mas será que qualquer um tem acesso a isso?

Whats App hoje em dia

Quem pode usar

A resposta é simples: qualquer empresa que deseja melhorar seu atendimento e ter vantagens e diferenciais competitivos.

Para por em prática é só seguir algumas instruções simples, organizar-se e ter alguém responsável por gerenciar a comunicação através desse canal.

Como acessar o WhatsApp Business

Para usar o WhatsApp Business você precisa praticamente fazer o download do aplicativo pelo celular e cadastrar suas informações. Um passo a passo simples seria:

Passo 1: Baixe o app WhatsApp Business para Android ou iOS;
Passo 2: Escolhe entre o seu número WhatsApp Messenger (pessoal) ou um número diferente;
Passo 3: O número escolhido receberá um código via SMS que deve ser inserido no app;
Passo 4: Complete o perfil com foto, nome da empresa, categoria, etc. Alguns dados não poderão ser editados depois, então preste bastante atenção;
Passo 5: Configure as funções disponíveis que sua empresa irá utilizar.

Como usar o WhatsApp Web para Empresas

Depois de ter o aplicativo instalado e configurado corretamente, você pode abrir a versão Web, para utilizar o sistema do seu computador. Para isso:

  • Abra o aplicativo e clique no menu principal, indo para a opção WhatsApp Web;
  • No computador, acesse a página do WhatsApp Web;
  • O site irá mostrar um QR Code. Faça a leitura do código usando o WhatsApp do seu celular.

Pronto! No computador já vai aparecer a tela normalmente, com as conversas abertas no menu lateral e as opções para iniciar novas conversas.

Por que usá-lo?

De acordo com a pesquisa 2018 State of Global Customer Service, realizada pela Microsoft, estes são os canais preferidos dos clientes brasileiros para buscar atendimento:

  • Telefone e outros canais por voz (33%)
  • Live Chat (21%)
  • E-mail (18%)
  • Autoatendimento online (15%)
  • Mídias sociais (10%)
  • SMS/mensagem de texto (2%)

O Chat em tempo real está em segundo lugar quando se trata de preferência em atendimento, segundo a pesquisa. Isso revela a importância de atualizar sua empresa para utilizar também esse canal.

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Pessoal x profissional

Alguns usuários podem acabar passando um certo aperto por confundirem o uso do WhatsApp pessoal com o mesmo para empresas. É muito importante o usuário que está utilizando esse aplicativo estar atento a linguagem que utiliza e aos contatos que libera esse acesso.

Usando o whatsapp web para empresas

O aplicativo de mensagens envia mensagem e faz algumas outras coisas. O WhatsApp Web para Empresas, por sua vez, possuí muitas outras vantagens. Ele realmente auxilia empresas a otimizarem seus atendimento. Dê uma olhada no porquê:

Perfil comercial

Diferente do perfil pessoal, os corporativos do WhatsApp Business permitem o cadastro de informações úteis para empresa. Entre eles podemos listas o horário de atendimento, endereço, galeria de fotos e mais.

É como se sua empresa desenvolvesse um “cartão de visitas” digital. Para configurar ele, vá em Configurações > Configurações do negócio > Perfil.

As informações de perfil da empresa que você pode configurar para o cliente são:

  • Nome da empresa
  • Imagem do perfil
  • Segmento (alimentos e mercado, automotivo, banco e finanças, beleza, etc)
  • Localização
  • Telefone fixo
  • Breve descrição dos serviços prestados
  • E-mail
  • Até dois websites
  • Horário de funcionamento.

Verificação da Conta

Várias redes sociais possuem a opção de validar as conta (que acrescentam um ícone azul no seu usuário). Dentro do WhatsApp Business você também encontra isso.

Contas verificadas dão mais segurança para os clientes, com melhor credibilidade para a empresa. Isso evita fraudes ou tentativas de falsificação contra seu negócio. Se você tem perfis de empresas nas redes sociais, inclusive, aconselhamos a buscar a verificação deles o quanto antes!

Mais vendas

Numa época em que relacionar-se com o público é essencial para os negócios, ter contato direto com eles é um passo importante para sustentar uma empresa. Quando um cliente te dá acesso ao seu contato diretamente, ambos possuem mais intimidade para explorar promoções, atendimentos, necessidades, etc.

Além disso, contato direto com a empresa facilita o fechamento de negócios. Objeções são feitas e respondidas na hora, aumentando suas conversões.

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Mensagens automáticas

Outro “up” do WhatsApp Web para Empresas é o cadastro de mensagens automáticas. Com ela, seus atendentes economizam tempo e seu cliente não sente demora de respostas da sua empresa.

Os 3 tipos de mensagens automáticas que podem ser cadastradas são:

Mensagem de ausência

Aqui a empresa pode personalizar os horários em que não está disponível, junto com uma mensagem automática para esses horários.

É uma ótima maneira de mostrar para seu cliente que sua empresa está de pé, mas que só poderá respondê-lo em outra hora. Deixar claro para ele que não ficará sem resposta ou até indicar materiais para o usuário são boas dicas para configurar essa mensagem.

Por exemplo, é possível configurar uma mensagem para após as 18hs, como:

“Boa noite! Agradecemos seu contato e lhe daremos uma resposta amanhã, às 8hs! Que tal acessar nosso blog enquanto isso? [LINK DO BLOG]”

Mensagem de saudação

Esta mensagem é ativada quando o cliente entrar em contato e também quando uma conversa ficar inativa por 14 dias. É uma maneira de manter a sua interação com os clientes sempre ativas, e fortalecer seus relacionamentos.

Respostas rápidas

Aqui você configura atalhos para grandes mensagens pelo aplicativo.

Por exemplo, você pode configurar a palavra “até” para aplicar o texto “Obrigado por ter entrado em contato conosco. Caso surja uma nova dúvida, pode nos chamar de novo ou enviar um email para [endereço de email]. Até mais!”.

Para ativar o atalho, basta na sua caixa de texto digitar “/” e, em seguida, o atalho que você deseja invocar. Isso irá mostrar a lista de mensagens rápidas om aquele atalho e você poderá escolher o que quer enviar.

Resposta rápida no app de mensagens instantâneas

Estatísticas

O app também rastreia as principais métricas do seu negócio. Para acessar elas você vai na seção de Configurações. Lá está o menu Estatísticas, para analisar os indicadores e avaliar suas estratégias nesta ferramenta. As principais métricas são:

  • Mensagens enviadas;
  • Mensagens entregues;
  • Mensagens lidas;
  • Mensagens recebidas.

Informações muito importantes podem vir dessas métricas. Por exemplo, o esforço da sua equipe de comunicação.

A maioria dos negócios hoje em dia se comunica através de emails, onde a taxa de abertura geralmente é pequena. Quando migramos nossa comunicação para o WhatsApp, no entanto, a taxa pode chegar a 90%!

Leia também: MéÉTRICAS E INDICADORES DE DESEMPENHO: A IMPORTÂNCIA DE USÁ-LOS

Redução de Custos

Não sei se você já soube ou percebeu, mas o aplicativo é gratuito. Ele reduz despesas com envios de SMS ou disparos de e-mails. Dependendo da maneira que você organiza sua equipe, até mesmo os esforços da sua equipe podem ser alocados de uma maneira melhor!

Tags

Etiquetas no Aplicativo de mensagens

Organizar dados é uma tarefa importante que qualquer gestão sonha em ter bem feita. Com o WhatsApp para Empresas, você consegue fazer isso com suas conversas.

Com as etiquetas(tags), você consegue agrupar suas conversas. Isso pode ser feito conforme sua preferência, por clientes, potenciais clientes, reclamações ou outra estrutura que faça sentido para você.

Fortalece Relacionamento

Ter contato em tempo real e acessível, direto com seus clientes, pode ajudar de muitas maneiras. Algumas maneiras que seu negócio pode se beneficiar, conforme seu segmento, são:

  • Lojas e restaurantes: divulgação de promoções, benefícios e distribuição de catálogos/cardápios com as ofertas;
  • Lojas virtuais: podem esclarecer dúvidas, realizar processos de vendas, trocas e devoluções;
  • Empresas B2B: fazer contato com parceiros, fornecedores e clientes, agilizando processos;
  • Serviços de Tecnologia da Informação: podem receber chamados, prestar suporte e rapidamente resolver problemas comuns com respostas rápidas.

Além disso, sua estratégia de uso do WhatsApp Web para Empresas pode ser estruturado por setores:

  • Marketing: aviso de promoções e novidades;
  • Atendimento: realizar vendas, quebrar objeções em tempo real;
  • Suporte: responder dúvidas;
  • Comunicação interna: tratar rapidamente de questões da empresa para avançar projetos e atividades.

Observações sobre o WhatsApp Web para Empresas

Como quase tudo na vida, não basta ter acesso ao WhatsApp Business e não saber como aproveitá-lo , ou ainda pior, usá-lo de maneira que te prejudique. Milhares de empresas usam o aplicativo, mas só as inteligentes têm resultados realmente efetivos.

Separamos aqui 5 detalhes aos quais você deve estar atento para ter resultados incríveis com o WhatsApp Web para Empresas.

Atenção com a linguagem

Não fale de qualquer maneira com o seu cliente.

Isso parece óbvio, mas é bom ressaltar. Por ser um meio de comunicação mais íntimo e direto, as vezes o atendente pode se passar. A linguagem da empresa e a imagem dela sempre está em cheque aqui. Respeite seu posicionamento referente à comunicação. Treina sua equipe para que tenha clareza, coesão e resiliência, para que o atendimento nunca seja agressivo ou pejorativo para o cliente.

Não precisamos nem dizer que usar CAPS LOCKS na Web é extremamente desaconselhável.

Leia também: APROVEITE O BOM ATENDIMENTO PARA GERAR NOVAS VENDAS

Use listas

Existem duas maneiras de enviar mensagens em lotes: grupos e listas.

Sempre que for fazer algo comercial, preze pela segunda opção. Em grupo, seus contatos ficam expostos a outros, que podem se comunicar entre si. Se um deles for seu concorrente, você já está sendo utilizado por ele contra você mesmo.

Por conta disso é melhor usar as listas. Além do cuidado com terceiros, seus contatos receberão individualmente a mensagem, causando a impressão de pessoalidade.

Evite Spams (Promessa, LGPD e cumprimento)

Se alguém te cedeu contato direto e confiável, não use isto para enviar SPAM. Além de ser desconfortável, irá minar a imagem da sua empresa e possivelmente bloquear futuras negociações.

Há um motivo pelo qual seu público entrou em contato com você, cumpra com sua parte. Isso torna sua marca ainda mais confiável e fortalece os laços com seus clientes. Lembre-se de que eles devem aceitar de ante mão ou pelo menos demonstrar interesse em receber aquilo que você está enviando para eles.

Para cumprir essa regra é simples: coloque-se sempre na pele de quem você está entrando em contato. Busque sempre fazer o que é melhor para ele, assim você terá credibilidade e sucesso nesse canal.

Manter clientes atualizados

Você tem certeza de que não é SPAM? Então, já que seu contato concordou em entrar em uma lista sua, mantenha ele informado sobre as novidades do seu negócio. Isso implica apresentar para ele coisas que possivelmente irão ajudá-lo em alguma coisa ou satisfazer um desejo dele.

Não envie promoções a torta e a direita, é claro. Lembre-se de passar, antes de tudo, pelo crivo do SPAM.

Integração com o CHAT TiFlux

Muitas coisas e métricas podem ainda se perder no meio do caminho quando tratamos de atendimento em tempo real via CHAT. Um canal de comunicação tão rico com certeza enriquece ainda mais uma empresa quando está unido a uma gestão completa de equipes, serviços e faturamentos.

Pensando nisso é que nós desenvolvemos a integração do WhatsApp Web para Empresas com a TiFlux.

Com essa integração, além dos dados comuns da versão Business do aplicativo de mensagens, você consegue abrir chamados e atrelar atendimentos mais longos às suas conversas. Seus atendentes podem enviar as conversas para os colegas, alterar departamentos, e ter acompanhamento total do que é tratado com o cliente.

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O TiFlux conta, internamente, com o acompanhamento de SLA ( Prazos de atendimento ), gestão de mesas, catálogos de serviço, organização de estágios de serviço e muito mais. Experimente gratuitamente e integre o sistema ao seu WhatsApp para alavancar os resultados da sua empresa!

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